Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTalian, Ivan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5991537403725134por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811799682690860por
dc.date.accessioned2025-03-11T19:34:27Z-
dc.date.issued2024-04-16-
dc.identifier.citationTALIAN, Ivan. Estudo envolvendo atividades de matemática na perspectiva do "pensar rápido e devagar". 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2929-
dc.description.resumoO presente estudo se origina a partir da problemática referente a dificuldade que os estudantes apresentam em resolver situações-problema que envolvem pensamentos mais complexos, especialmente os associados ao componente curricular Matemática, presente na Educação Básica. Para tanto, parte das discussões trazida por Daniel Kahneman na obra "Rápido e devagar - duas formas de pensar", publicada em 2011 e propõe atividades que oportunizam os estudantes a "pensar sobre seu modo de pensar". Nesta obra, o autor pautado em estudos científicos desenvolvidos no campo da psicologia cognitiva e comportamental, destaca como nosso cérebro trabalha com duas formas de pensamento, uma intuitiva (rápida) e outra deliberativa e com maior grau de consciência (devagar), mostrando como podemos facilmente ser manipulados pelo nosso pensamento intuitivo e tomar uma decisão que, por vezes, não é a mais indicada. Tal perspectiva, define como questionamento central do estudo a seguinte pergunta: Como no ensino de Matemática a inserção de situações-problemas consideradas conflituosas, pode contribuir para que os estudantes identifiquem a existência de diferentes formas de pensar? Por situações conflituosas entende-se aquelas que, muitas vezes, levam as pessoas a responder de forma intuitiva, sem se dar conta de certas armadilhas e que necessitaria ser respondida de forma mais lenta envolvendo raciocínio e atenção. Como objetivo do estudo temos o de estruturar, aplicar e avaliar um conjunto de atividades associadas aos conteúdos de Matemática que possibilitam elucidar na sua solução os sistemas de pensamento anunciados por Daniel Kahneman na obra "Rápido e Devagar: duas formas de Pensar". Visando responder à pergunta principal e atingir o objetivo anunciado, o estudo discute a diferença entre essas duas formas de pensar, trazendo a importância delas para a vida cotidiana, embora busque dar realce ao que Kahneman (2011) denomina de "Sistema 2", associando-o ao pensamento consciente, deliberativo e no presente estudo tido como reflexivo. As atividades elaboradas contemplam diferentes conteúdos matemáticos presentes nos livros didáticos ou similares a eles, situações presentes no cotidiano dos estudantes e que envolvem conhecimentos especialmente de matemática financeira e de estatística. A aplicação das atividades elaboradas ocorre em uma turma de 23 estudantes da terceira série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde, localizada no município de Sertão-RS e teve duração de cinco encontros, 13 períodos de atividades. De natureza qualitativa, a pesquisa teve como foco a apresentação das formas de pensamento, juntamente com situações onde são utilizados gatilhos para predominância do Sistema 1 na tomada de decisões. A proposta é avaliada por meio de três instrumentos, o diário de bordo preenchido pelo professor pesquisador, as atividades realizadas pelos estudantes e um questionário final respondido pela turma. A análise dos dados coletados permite apontar para a viabilidade da proposta elaborada, bem como a importância de contemplar no contexto escolar situações relacionadas as duas formas de pensamento a partir de conteúdos de estatística e matemática financeira. Neste sentido, o estudo mostra que ao trazer a temática para a sala de aula, os estudantes são mais conscientes, críticos e atentos aos gatilhos frequentemente utilizados na sociedade e que levam eles a tomada de decisão a partir do Sistema 1. Acompanha o estudo um produto educacional desenvolvido a partir das situações utilizadas em sala de aula e que oportuniza discutir os dois sistemas de pensamento trazido por Kahneman (2011). Esse produto educacional está disponível na página do programa (www.upf.br/ppgecm) e no portal EduCapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747115 )por
dc.description.abstractThis study arises from the problem related to the difficulty that students have in solving problem situations that involve more complex thoughts, especially those associated with the Mathematics curricular component, present in Basic Education. To this end, it starts from the discussions brought by Daniel Kahneman in the work "Thinking, Fast and Slow", published in 2011, and proposes activities that give students the opportunity to "think about their way of thinking". In this work, the author, based on scientific studies developed in the field of cognitive and behavioral psychology, highlights how our brain works with two ways of thinking, one intuitive (fast) and the other deliberative and with a greater degree of awareness (slow), showing how we can easily be manipulated by our intuitive thinking and make a decision that, at times, is not the most appropriate. This perspective defines the following question as the central question of the study: How can the inclusion of problem situations considered conflicting in Mathematics teaching help students identify the existence of different ways of thinking? Conflict situations are understood as those that often lead people to respond intuitively, without realizing certain traps and that would need to be responded to more slowly, involving reasoning and attention. The objective of this study is to structure, apply and evaluate a set of activities associated with Mathematics content that enable the solution to elucidate the systems of thought announced by Daniel Kahneman in his work "Thinking, Fast and Slow". Aiming to answer the main question and achieve the stated objective, the study discusses the difference between these two ways of thinking, highlighting their importance for everyday life, although it seeks to highlight what Kahneman (2011) calls "System 2", associating it with conscious, deliberative and, in this study, considered reflective thinking. The activities developed cover different mathematical content found in textbooks or similar to them, situations present in students' daily lives and that involve knowledge especially of financial mathematics and statistics. The activities developed were applied to a class of 23 third-year high school students at the Ponche Verde State High School, located in the city of Sertão-RS, and lasted five meetings and 13 activity periods. Qualitative in nature, the research focused on presenting forms of thought, together with situations where triggers are used for the predominance of System 1 in decision-making. The proposal is evaluated using three instruments: a logbook filled out by the research teacher, activities carried out by the students, and a final questionnaire answered by the class. Analysis of the collected data indicates the viability of the proposal, as well as the importance of considering situations related to the two forms of thinking in the school context, based on statistical and financial mathematics content. In this sense, the study shows that by bringing the topic into the classroom, students are more aware, critical, and attentive to the triggers frequently used in society that lead them to make decisions based on System 1. The study is accompanied by an educational product developed based on situations used in the classroom and which provides an opportunity to discuss the two systems of thinking proposed by Kahneman (2011). This educational product is available on the program's website (www.upf.br/ppgecm) and on the EduCapes portal (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747115 ).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-11T19:34:27Z No. of bitstreams: 1 2024IvanTalian.pdf: 9045693 bytes, checksum: ab12bd02693c01802614587dbd091ef8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-11T19:34:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024IvanTalian.pdf: 9045693 bytes, checksum: ab12bd02693c01802614587dbd091ef8 (MD5) Previous issue date: 2024-04-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática (Ensino médio) Estudo e ensinopor
dc.subjectPensamentopor
dc.subjectIntuiçãopor
dc.subjectRaciocíniopor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleEstudo envolvendo atividades de matemática na perspectiva do "pensar rápido e devagar" / Ivan Talian.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024IvanTalian.pdfDissertação de Ivan Talian8.83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.