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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2926
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Marques, Fernanda Batista de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4564189074732916 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pasqualotti, Adriano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6749725997811807 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Palmeiras, Graciela de Brum | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6462824034388754 | por |
dc.date.accessioned | 2025-03-11T13:42:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Fernanda Batista de Souza. Práticas pedagógicas para a promoção da alimentação saudável e do envelhecimento ativo. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2926 | - |
dc.description.resumo | O estudo toma como problemática a necessidade de inserção da gerontologia educacional nas práticas educativas. A relevância social do tema justifica-se pela necessidade de implementar práticas educativas sobre alimentação saudável e envelhecimento ativo no contexto escolar. A fim de responder à questão norteadora, esta pesquisa teve como o objetivo geral investigar como os pressupostos da gerontologia educacional podem ser aplicados para a implementação da educação alimentar e do envelhecimento ativo. Foi proposto um produto educacional em formato de sequência didática desenvolvida na forma de vivências. O produto aborda temas transversais contemporâneos sobre educação alimentar e nutricional e os reflexos da alimentação no processo de envelhecimento. A proposta da sequência didática foi elaborada à luz dos princípios da teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e dos três momentos pedagógicos de Paulo Freire sobre educação problematizadora. O local de aplicação do produto educacional foi o Colégio Estadual José de Farias Campos Sobrinho, localizado no município de Jandaia, Goiás. A amostra de pesquisa constituiu-se de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, correspondendo a uma turma do turno matutino formada por 42 alunos. Os resultados apontaram que os alunos possuem uma percepção sobre os hábitos saudáveis e que esta se baseia em suas próprias experiências e não nas abordagens educativas. Os estudantes também possuem concepções acerca dos hábitos não saudáveis e sedentarismo, embora não utilizem esse termo com frequência. Outro resultado denota que as aulas de ciências não são voltadas para a Educação Alimentar e Nutricional, visto que o estudo sobre alimentação saudável e envelhecimento é superficial, destituído da necessária problematização. Quanto ao produto educacional - "Sequência didática: #alimentação saudável mais #envelhecimento ativo" - , consideramos que ele tenha sido de grande valia por inserir no processo de ensino e aprendizagem o trabalho colaborativo e coletivo de forma lúdica. O produto educacional que acompanha este estudo está disponibilizado na forma de material de apoio para professores da Educação Básica no site do programa e no Portal EduCapes em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744839. | por |
dc.description.abstract | The study addresses the need to include educational gerontology in educational practices. The social relevance of the topic is justified by the need to implement educational practices on healthy eating and active aging in the school context. In order to answer the guiding question, this research had as its general objective to investigate how the assumptions of educational gerontology can be applied to the implementation of food education and active aging. An educational product was proposed in the form of a didactic sequence developed in the form of experiences. The product addresses contemporary cross-cutting themes on food and nutritional education and the impact of food on the aging process. The proposed didactic sequence was developed in light of the principles of the theory of meaningful learning proposed by Ausubel and the three pedagogical moments of Paulo Freire on problem-solving education. The educational product was applied at the José de Farias Campos Sobrinho State School, located in the municipality of Jandaia, Goiás. The research sample consisted of 9th grade elementary school students, corresponding to a morning class of 42 students. The results showed that students have a perception of healthy habits and that this is based on their own experiences and not on educational approaches. Students also have concepts about unhealthy habits and sedentary lifestyle, although they do not use this term frequently. Another result indicates that science classes are not focused on Food and Nutrition Education, since the study on healthy eating and aging is superficial, lacking the necessary problematization. As for the educational product - "Didactic sequence: #healthy eating plus #active aging" -, we consider it to have been of great value for inserting collaborative and collective work in the teaching and learning process in a playful way. The educational product that accompanies this study is available in the form of support material for Basic Education teachers on the program's website and on the EduCapes Portal at http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744839. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-11T13:42:14Z No. of bitstreams: 1 2024FernandaBatistadeSouzaMarques.pdf: 11048701 bytes, checksum: a3718115053b426958321851b239d0dd (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-11T13:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024FernandaBatistadeSouzaMarques.pdf: 11048701 bytes, checksum: a3718115053b426958321851b239d0dd (MD5) Previous issue date: 2024-03-26 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Hábitos alimentares | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.title | Práticas pedagógicas para a promoção da alimentação saudável e do envelhecimento ativo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
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File | Description | Size | Format | |
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2024FernandaBatistadeSouzaMarques.pdf | Dissertação de Fernanda Batista de Souza Marques | 10.79 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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