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dc.creatorMarques, Fernanda Batista de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4564189074732916por
dc.contributor.advisor1Pasqualotti, Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749725997811807por
dc.contributor.advisor-co1Palmeiras, Graciela de Brum-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6462824034388754por
dc.date.accessioned2025-03-11T13:42:14Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationMARQUES, Fernanda Batista de Souza. Práticas pedagógicas para a promoção da alimentação saudável e do envelhecimento ativo. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2926-
dc.description.resumoO estudo toma como problemática a necessidade de inserção da gerontologia educacional nas práticas educativas. A relevância social do tema justifica-se pela necessidade de implementar práticas educativas sobre alimentação saudável e envelhecimento ativo no contexto escolar. A fim de responder à questão norteadora, esta pesquisa teve como o objetivo geral investigar como os pressupostos da gerontologia educacional podem ser aplicados para a implementação da educação alimentar e do envelhecimento ativo. Foi proposto um produto educacional em formato de sequência didática desenvolvida na forma de vivências. O produto aborda temas transversais contemporâneos sobre educação alimentar e nutricional e os reflexos da alimentação no processo de envelhecimento. A proposta da sequência didática foi elaborada à luz dos princípios da teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel e dos três momentos pedagógicos de Paulo Freire sobre educação problematizadora. O local de aplicação do produto educacional foi o Colégio Estadual José de Farias Campos Sobrinho, localizado no município de Jandaia, Goiás. A amostra de pesquisa constituiu-se de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, correspondendo a uma turma do turno matutino formada por 42 alunos. Os resultados apontaram que os alunos possuem uma percepção sobre os hábitos saudáveis e que esta se baseia em suas próprias experiências e não nas abordagens educativas. Os estudantes também possuem concepções acerca dos hábitos não saudáveis e sedentarismo, embora não utilizem esse termo com frequência. Outro resultado denota que as aulas de ciências não são voltadas para a Educação Alimentar e Nutricional, visto que o estudo sobre alimentação saudável e envelhecimento é superficial, destituído da necessária problematização. Quanto ao produto educacional - "Sequência didática: #alimentação saudável mais #envelhecimento ativo" - , consideramos que ele tenha sido de grande valia por inserir no processo de ensino e aprendizagem o trabalho colaborativo e coletivo de forma lúdica. O produto educacional que acompanha este estudo está disponibilizado na forma de material de apoio para professores da Educação Básica no site do programa e no Portal EduCapes em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744839.por
dc.description.abstractThe study addresses the need to include educational gerontology in educational practices. The social relevance of the topic is justified by the need to implement educational practices on healthy eating and active aging in the school context. In order to answer the guiding question, this research had as its general objective to investigate how the assumptions of educational gerontology can be applied to the implementation of food education and active aging. An educational product was proposed in the form of a didactic sequence developed in the form of experiences. The product addresses contemporary cross-cutting themes on food and nutritional education and the impact of food on the aging process. The proposed didactic sequence was developed in light of the principles of the theory of meaningful learning proposed by Ausubel and the three pedagogical moments of Paulo Freire on problem-solving education. The educational product was applied at the José de Farias Campos Sobrinho State School, located in the municipality of Jandaia, Goiás. The research sample consisted of 9th grade elementary school students, corresponding to a morning class of 42 students. The results showed that students have a perception of healthy habits and that this is based on their own experiences and not on educational approaches. Students also have concepts about unhealthy habits and sedentary lifestyle, although they do not use this term frequently. Another result indicates that science classes are not focused on Food and Nutrition Education, since the study on healthy eating and aging is superficial, lacking the necessary problematization. As for the educational product - "Didactic sequence: #healthy eating plus #active aging" -, we consider it to have been of great value for inserting collaborative and collective work in the teaching and learning process in a playful way. The educational product that accompanies this study is available in the form of support material for Basic Education teachers on the program's website and on the EduCapes Portal at http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744839.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-11T13:42:14Z No. of bitstreams: 1 2024FernandaBatistadeSouzaMarques.pdf: 11048701 bytes, checksum: a3718115053b426958321851b239d0dd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-11T13:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024FernandaBatistadeSouzaMarques.pdf: 11048701 bytes, checksum: a3718115053b426958321851b239d0dd (MD5) Previous issue date: 2024-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.subjectHábitos alimentarespor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titlePráticas pedagógicas para a promoção da alimentação saudável e do envelhecimento ativopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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