Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2924
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem significativa: uma proposta para o ensino dos números racionais no sexta ano utilizando representação semiótica
???metadata.dc.creator???: Gheno, Fernanda 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Darroz, Luiz Marcelo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa foi elaborada a partir de um estudo investigativo no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). O objetivo deste estudo é desenvolver, implementar e aplicar uma sequência didática voltada ao sexto ano do ensino fundamental, abordando os números racionais e as duas representações, construindo conceitos sólidos, estabelecendo relações entre as diferentes formas de representação com o intuito de criar um material potencialmente significativo. A problemática que gerou o estudo reflete a respeito da dificuldade dos estudantes em compreender as representações dos números racionais, em que um mesmo valor pode ser representado na forma fracionária, decimal, percentual e também em desenho, sendo necessário um bom entendimento desde o início dos conceitos para que se possa assimilar e transitar entre essas formas de escrever uma quantidade. Considerando a importância dessa compreensão e da utilidade dela no nosso cotidiano, buscaram-se subsídios na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), de Raymond Duval, e na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Paul Ausubel, para responder ao seguinte questionamento: "De que forma uma sequência didática apoiada na teoria dos registros de representação semiótica pode se constituir um material potencialmente significativo para o desenvolvimento de aprendizagens dos números racionais no sexto ano do Ensino Fundamental?". Dessa forma, apoiou-se na TRRS para trabalhar as diferentes formas de representação de uma mesma quantidade e na TAS para construir a aprendizagem significativa nesse processo. Tal sequência didática foi aplicada em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual na cidade de Passo Fundo/RS. Os dados utilizados para a análise do material desdobraram-se nas seguintes categorias: subsunçores, organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integradora, pré-disposição do aluno e aplicação em novos contextos. A natureza da pesquisa classificou-se como qualitativa, uma vez que a avaliação do material potencialmente significativo se deu através das atividades de construção de materiais pelos próprios estudantes e atividades de transição, identificando, assim, os indícios de aprendizagem significativa. Os resultados obtidos indicaram que a sequência didática consistiu em um material potencialmente significativo, através da identificação dos subsunçores dos participantes, as ligações entre o que era conhecido e o novo através dos organizados prévios, a possibilidade de diferenciar os conceitos e depois integrá-los; consequentemente, tiveram interesse em aprender e aplicaram os conhecimentos em novos contextos. Nessa perspectiva, o estudo deu origem a um material de apoio para professores, que consiste no produto educacional desta dissertação, que se encontra disponível para download (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746124).
Abstract: This research was developed based on an investigative study in the Master's degree course in Science and Mathematics Teaching of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECM) at the University of Passo Fundo (UPF). The objective of this study is to develop, implement and apply a didactic sequence aimed at the sixth grade of elementary school, addressing rational numbers and their two representations, building solid concepts, establishing relationships between the different forms of representation with the aim of creating potentially meaningful material. The problem that generated the study reflects on the difficulty students have in understanding the representations of rational numbers, in which the same value can be represented in fractional, decimal, percentage and also in drawing form, requiring a good understanding of the concepts from the beginning in order to assimilate and transition between these forms of writing a quantity. Considering the importance of this understanding and its usefulness in our daily lives, we sought support from Raymond Duval's Theory of Semiotic Representation Registers (TRRS) and David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS) to answer the following question: "How can a didactic sequence supported by the theory of semiotic representation registers constitute potentially significant material for the development of learning of rational numbers in the sixth year of Elementary School?" Thus, the TRRS was used to work on the different forms of representation of the same quantity and the TAS was used to construct significant learning in this process. This didactic sequence was applied to a sixth-grade class in a state school in the city of Passo Fundo/RS. The data used to analyze the material were divided into the following categories: subsumers, previous organizers, progressive differentiation and integrative reconciliation, student predisposition and application in new contexts. The nature of the research was classified as qualitative, since the evaluation of the potentially significant material was done through the activities of construction of materials by the students themselves and transition activities, thus identifying the signs of significant learning. The results obtained indicated that the didactic sequence consisted of potentially significant material, through the identification of the participants' subsumers, the connections between what was known and what was new through the previous organizers, the possibility of differentiating the concepts and then integrating them; consequently, they were interested in learning and applied the knowledge in new contexts. From this perspective, the study gave rise to support material for teachers, which consists of the educational product of this dissertation, which is available for download (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746124).
Keywords: Matemática (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Números racionais
Semiótica
Aprendizagem significativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: GHENO, Fernanda. Aprendizagem significativa: uma proposta para o ensino dos números racionais no sexta ano utilizando representação semiótica. 2024. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2924
Issue Date: 21-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024FernandaGheno.pdfDissertação de Fernanda Gheno13.85 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.