Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2922
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Inserção do caramujo-africano (achatina fulica) no currículo de ciências da natureza visando à contextualização do saber
???metadata.dc.creator???: Silva, Donizethe Aparecida Lopes Barbosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Locatelli, Aline
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se originou de um problema cotidiano enfrentado pela professora pesquisadora no que se refere à dificuldade de construção e manutenção de uma horta no ambiente escolar em decorrência da presença do caramujo-africano (Achatina fulica). O molusco se manifestou como um empecilho, uma vez que essa espécie invasora, presente no meio ambiente, ocasiona doenças e danos ambientais e seu descarte deve ocorrer de forma cautelosa, para não provocar contaminações. Nesse sentido, a presente pesquisa é guiada pelo seguinte questionamento: de que maneira é possível abordar no currículo de Ciências da Natureza os saberes sobre o caramujo-africano (Achatina fulica) para que esses sensibilizem e possibilitem um ensino mais contextualizado? No propósito de responder tal questionamento, o objetivo geral desse trabalho constitui-se em desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática apoiada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) que toma o caramujo-africano como tema contextualizador para abordagem de conteúdos de Ciências da Natureza no 7º ano do ensino fundamental. A intervenção didática foi realizada com 35 estudantes de uma escola pública estadual, desenvolvida em 13 encontros, totalizando aproximadamente 11 horas aula. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e análise descritiva, e como instrumento de produção de dados foram utilizados questionários, diário de bordo da professora pesquisadora e materiais confeccionados pelos estudantes. O produto educacional que acompanha esta dissertação se trata de uma cartilha pedagógica, que contém uma sequência didática estruturada na premissa dos 3MP, com o objetivo de subsidiar os professores de Ciências nos saberes acerca do Achatina fulica, almejando um processo de ensino-aprendizagem mais contextualizado. Os resultados apontaram que a sequência didática se mostrou viável por ser de fácil aplicabilidade em qualquer espaço escolar, mesmo que esse tenha recursos restritos. Também foi perceptível, por meio dos estudos relacionados, que esta pesquisa tem um diferencial consolidado pelo fato de que os alunos participantes não permaneceram somente como um dos elementos de desenvolvimento do estudo, mas sim como coatores ativos da disseminação de informações e mobilizadores externos de transformação social. Os alunos sensibilizaram a sua comunidade dentro dos acontecimentos da unidade escolar e da pesquisa. O produto educacional é de livre acesso e encontra-se disponível para download, na página do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e no portal EduCapes, no link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748054.
Abstract: This research originated from a daily problem faced by the research teacher regarding the difficulty of building and maintaining a vegetable garden in the school environment due to the presence of the African snail (Achatina fulica). The mollusk proved to be an obstacle, since this invasive species, present in the environment, causes diseases and environmental damage and its disposal must be done cautiously, so as not to cause contamination. In this sense, this research is guided by the following question: how is it possible to address knowledge about the African snail (Achatina fulica) in the Natural Sciences curriculum so that it raises awareness and enables more contextualized teaching? In order to answer this question, the general objective of this work is to develop, apply and evaluate a didactic sequence supported by the Three Pedagogical Moments (3MP) that takes the African snail as a contextualizing theme for approaching Natural Sciences content in the 7th grade of elementary school. The didactic intervention was carried out with 35 students from a state public school, developed in 13 meetings, totaling approximately 11 hours of class. The research developed is of a qualitative nature and descriptive analysis, and as data production instruments, questionnaires, the researcher teacher's logbook and materials made by the students were used. The educational product that accompanies this dissertation is a pedagogical booklet, which contains a didactic sequence structured on the premise of the 3MP, with the objective of supporting Science teachers in the knowledge about Achatina fulica, aiming for a more contextualized teaching-learning process. The results showed that the didactic sequence proved to be viable because it is easy to apply in any school environment, even if it has limited resources. It was also noticeable, through related studies, that this research has a consolidated differential due to the fact that the participating students did not remain only as one of the elements of development of the study, but rather as active co-actors in the dissemination of information and external mobilizers of social transformation. The students raised awareness in their community within the events of the school unit and the research. The educational product is freely accessible and is available for download on the website of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo and on the EduCapes portal, at the link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748054.
Keywords: Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Caramujo gigante africano
Hortas escolares
Hortaliças - Cultivo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Donizethe Aparecida Lopes Barbosa. Inserção do caramujo-africano (achatina fulica) no currículo de ciências da natureza visando à contextualização do saber. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2922
Issue Date: 29-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024DonizetheAparecidaLopesBarbosaSilva.pdfDissertação de Donizethe Aparecida Lopes Barbosa Silva5.87 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.