???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2921
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Implicações de um ensino de geometria elaborado sob a ótica do educar pela pesquisa em um curso de pedagogia |
???metadata.dc.creator???: | Costa, Evandro Alexandre da Silva ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Pereira, Luiz Henrique Ferraz |
???metadata.dc.description.resumo???: | O curso de Pedagogia tem como um dos seus objetivos formar professores que lecionarão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, ensinarão dentre várias disciplinas a Matemática. Infelizmente, estudos apontam (Curi, 2004); (Lorenzato, 2010); (Brasil, 2018b) que esses futuros professores trazem da Educação Básica grande defasagem em relação ao conteúdo matemático. E essa, ainda é maior quando se trata da Geometria (Moretti, Hillesheim, 2018). Os cursos de Pedagogia de modo geral apresentam em sua ementa a discussão de conceitos e metodologia da Matemática, mas o tempo é quase sempre insuficiente para se trabalhar os aprendizados defasados vindos da Educação Básica, bem como as práticas metodológicas que necessitarão (Borba; Almeida; Gracias, 2020). Visando buscar um resgate da parte conceitual e trabalhar as práticas metodológicas (unir a teoria e a prática), esse trabalho propôs utilizar os pressupostos do Educar pela Pesquisa (Demo, 1997, 2015); (Moraes; Galiazzi; Ramos, 2002) como metodologia de ensino (Galiazzi, 2005); (Ventura, 2020). A escolha da utilização do Educar pela Pesquisa nesse viés baseou-se por ser uma proposta que leva ao desenvolvimento da autonomia e, pensando que essa disciplina é lecionada em um ou poucos períodos, seria interessante um caminho metodológico que leva o estudante a aprender a aprender (Demo, 1997). Com isso, surgiu a seguinte pergunta: Quais as implicações, para a formação de um futuro professor (pedagogo) sobre o ensino e aprendizagem da Geometria, que aulas construídas sob a ótica do Educar pela Pesquisa podem trazer? Para responder esta questão foram construídas e aplicadas aulas sob a ótica dessa filosofia dentro de um curso de Pedagogia. Como metodologia de pesquisa foi adotada a organização da Engenharia Didática e os dados coletados por meio da aplicação de questionários, atividades, observações e relatos escritos, foram analisados por meio de codificações previstas pela Teoria Fundamentada. Como resultado, desta tese de cunho qualitativa, que seguiu a abordagem da pesquisa - ação foram encontrados indícios de competências essenciais para a formação de um professor (Shulman, 1986, 2014). Dessa forma, chegou à conclusão que a proposta contribuiu com o aprendizado desses pedagogos por trazer indícios de possibilitar a efetivação de conhecimentos, unificar a teoria conceitual com a prática docente, promover a construção autoral, elaborada e criativa; promover o pensamento reflexivo e crítico, além de possibilitar ter trabalhado a desmistificação do ensino e aprendizagem da Geometria. Ainda, ressalta-se que alimentado dos dados analisados, esse trabalhou gerou um Produto Educacional, destinado a professores que ensinarão Geometria em cursos de Pedagogia ou mesmo a interessados pelo ensino da Geometria dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este produto educacional que é um material de apoio ao professor, traz encaminhamentos de aulas construídas sob a ótica do Educar pela Pesquisa para se trabalhar a Geometria dentro de um curso de Pedagogia. Esse material está disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e no site Educapes https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921081. |
Abstract: | One of the objectives of the Pedagogy course is to train teachers who will teach in the early years of Elementary School. In this way, they will teach Mathematics, among several subjects. Unfortunately, studies indicate (Curi, 2004); (Lorenzato, 2010); (Brasil, 2018b) that these future teachers bring from Basic Education a large gap in relation to mathematical content. And this is even greater when it comes to Geometry (Moretti, Hillesheim, 2018). Pedagogy courses generally present in their syllabus the discussion of Mathematics concepts and methodology, but there is almost always insufficient time to work on the outdated learning from Basic Education, as well as the methodological practices that they will need (Borba; Almeida; Gracias, 2020). Aiming to rescue the conceptual part and work on methodological practices (uniting theory and practice), this work proposed using the assumptions of Educating through Research (Demo, 1997, 2015); (Moraes; Galiazzi; Ramos, 2002) as a teaching methodology (Galiazzi, 2005); (Ventura, 2020). The choice of using Educating through Research in this bias was based on it being a proposal that leads to the development of autonomy and, considering that this discipline is taught in one or a few periods, a methodological path that leads the student to learn how to learn would be interesting (Demo, 1997). With that, the following question arose: What are the implications, for the training of a future teacher (pedagogue) on the teaching and learning of Geometry, that classes constructed from the perspective of Educating through Research can bring? To answer this question, classes were constructed and applied from the perspective of this philosophy within a Pedagogy course. The research methodology adopted was the organization of Didactic Engineering, and the data collected through the application of questionnaires, activities, observations, and written reports were analyzed through codifications provided by the Grounded Theory. As a result, this qualitative thesis, which followed the action research approach, evidence was found of essential skills for the training of a teacher (Shulman, 1986, 2014). Thus, it was concluded that the proposal contributed to the learning of these pedagogues by providing evidence of enabling the implementation of knowledge, unifying conceptual theory with teaching practice, promoting authorial, elaborated, and creative construction; promoting reflective and critical thinking, in addition to making it possible to work on demystifying the teaching and learning of Geometry. Furthermore, it is worth noting that, based on the data analyzed, this work generated an Educational Product, aimed at teachers who will teach Geometry in Pedagogy courses or even those interested in teaching Geometry in the early years of Elementary School. This educational product, which is a support material for teachers, provides guidelines for classes constructed from the perspective of Educating through Research to work on Geometry within a Pedagogy course. This material is available on the website of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo and on the Educapes website https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921081. |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Geometria Professores - Formação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | COSTA, Evandro Alexandre da Silva. Implicações de um ensino de geometria elaborado sob a ótica do educar pela pesquisa em um curso de pedagogia. 2024. 322 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2921 |
Issue Date: | 19-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024EvandroAlexandredaSilvaCosta.pdf | Tese de Evandro Alexandre da Silva Costa | 14.98 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.