Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2919
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação ambiental crítica na formação inicial de pedagogos: contribuições a partir do uso de um material de apoio pedagógico
???metadata.dc.creator???: Brustolin, Ângela Camila 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Locatelli, Aline
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Ambiental (EA), de acordo com a Lei 9.795/99, deve ser contemplada em todos os níveis de ensino, de forma contínua, transversal e multidisciplinar. A inclusão da EA na formação inicial e continuada de professores é essencial para que ela seja abordada e efetivamente desenvolvida no ambiente. Assim, o tema da pesquisa desta tese foi a EA na formação inicial de professores, em específico dos pedagogos. Algumas pesquisas que versam sobre a inserção da temática ambiental na formação inicial de professores vêm sendo desenvolvidas no âmbito de diferentes licenciaturas ¿ sendo a pedagogia uma das mais investigadas ¿ e evidenciam a necessidade de se pautar essas questões de maneira mais clara, pois muitas vezes isso acontece em uma estrutura disciplinar muito técnica. Assim, partindo dessas reflexões, definiu - se a pergunta que norteará o desenvolvimento desta tese: Em que medida a EA crítica se revela e subsidia as práticas de ensino dos pedagogos em formação inicial? Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi desenvolver uma cartilha educativa sobre a temática EA com a intenção de que esse material sirva de subsídio teórico e prático e de que estimule os pedagogos em formação inicial a refletirem sobre a sua prática docente. O processo investigativo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, e os sujeitos investigados foram professores e discentes do curso de Pedagogia definido para o estudo. Os instrumentos para a coleta de dados foram análises documentais, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Já para a análise dos dados, foram utilizados a Análise Textual Discursiva e o software IRaMuTeQ. Uma vez sistematizados e compreendidos os dados coletados, iniciou-se a elaboração do produto educacional (PE) ligado a esta tese (Cartilha de EA), o qual foi implementado ao longo do desenvolvimento do curso de formação em EA. Na cartilha de EA, os alunos encontraram diversos assuntos, como: as leis que norteiam a implementação da EA - especialmente a Política Nacional de EA -, diferentes correntes de EA, flora, água, resíduos sólidos, entre outros. O curso de formação em EA foi elaborado considerando as respostas obtidas nos questionários e nas entrevistas e foi desenvolvido em cinco módulos, com diferente temas e objetivos, a fim de apresentar e discutir a temática da EA, criando um espaço para troca de ideias e de propostas e ações no sentido da efetivação (inserção) da EA nesse contexto. Ao final, uma avaliação realizada permitiu a compreensão de que o curso de formação em EA foi julgado de forma muito positiva pelos alunos participantes, que também destacaram que os temas abordados ao longo do curso foram vistos como pertinentes para a sua formação inicial. Além disso, pontuaram que a EA deveria estar mais presente no âmbito acadêmico, e que o curso de Pedagogia deveria contemplar de maneira mais profunda e constante a temática. Com relação ao PE, considerou-se que ele atingiu seu objetivo de ser um material que fale sobre EA e que sirva de apoio pedagógico tanto aos pedagogos em formação inicial quanto aos professores que já estão atuando, especialmente os do ensino fundamental. Os alunos elogiaram muito o material, caracterizando-o como muito bem organizado, com linguagem simples e de fácil entendimento, com um layout agradável e conteúdos e conceitos aprovados unanimamente. Ao longo da avaliação do PE, os acadêmicos também salientaram a importância da EA na formação do pedagogo e reconheceram o suporte que o PE lhes dará em suas práticas de estágios e até mesmo nos trabalhos finais do curso. Espera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir para a reflexão do quanto a efetiva inserção da EA nos currículos de formação docente, e especificamente em cursos de Pedagogia,se faz urgente e necessária, e sobre o quanto isso pode auxiliar para a construção de uma educação mais complexa, crítica e participativa. O PE vinculado à presente tese está disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e no site Educapes https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918013.
Abstract: Environmental Education (EE), according to Law 9.795/99, must be included at all levels of education, in a continuous, transversal and multidisciplinary manner. The inclusion of EE in the initial and continuing education of teachers is essential for it to be addressed and effectively developed in the environment. Thus, the research theme of this thesis was EE in the initial education of teachers, specifically pedagogues. Some research studies that address the inclusion of environmental issues in the initial education of teachers have been developed within the scope of different undergraduate courses - pedagogy being one of the most investigated - and highlight the need to address these issues more clearly, since this often happens in a very technical disciplinary structure. Thus, based on these reflections, the question that will guide the development of this thesis was defined: To what extent does critical EE reveal itself and support the teaching practices of pedagogues in initial education? In this sense, the general objective of this work was to develop an educational booklet on the topic of EE, with the intention that this material would serve as a theoretical and practical support and encourage pedagogues in initial training to reflect on their teaching practice. The investigative process was characterized by a qualitative approach, and the subjects investigated were teachers and students of the Pedagogy course defined for the study. The instruments for data collection were document analysis, application of questionnaires and interviews. For data analysis, Textual Discursive Analysis and the IRaMuTeQ software were used. Once the collected data were systematized and understood, the development of the educational product (EP) linked to this thesis (EE Booklet) began, which was implemented throughout the development of the EE training course. In the EA booklet, students found several topics, such as: the laws that guide the implementation of EA - especially the National EA Policy -, different EA trends, flora, water, solid waste, among others. The EA training course was designed taking into account the answers obtained in the questionnaires and interviews and was developed in five modules, with different themes and objectives, in order to present and discuss the theme of EA, creating a space for the exchange of ideas and proposals and actions towards the implementation (insertion) of EA in this context. In the end, an evaluation carried out allowed us to understand that the EA training course was judged very positively by the participating students, who also highlighted that the topics covered throughout the course were seen as relevant to their initial training. In addition, they pointed out that EA should be more present in the academic environment, and that the Pedagogy course should cover the topic in a more in-depth and constant manner. Regarding the PE, it was considered that it achieved its objective of being a material that talks about EA and that serves as pedagogical support for both pedagogues in initial training and teachers who are already working, especially those in elementary education. The students highly praised the material, characterizing it as very well organized, with simple and easy-to-understand language, with a pleasant layout and unanimously approved content and concepts. During the PE evaluation, the academics also highlighted the importance of EA in the training of pedagogues and recognized the support that the PE will give them in their internship practices and even in the final course work. It is hoped that the results of this work can contribute to the reflection on how much the effective insertion of EE in teacher training curricula, and specifically in Pedagogy courses, is urgent and necessary, and on how much this can help to build a more complex, critical and participatory education. The SP linked to this thesis is available on the website of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo and on the Educapes website https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918013.
Keywords: Pedagogos
Currículos
Educação ambiental - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BRUSTOLIN, Ângela Camila. Educação ambiental crítica na formação inicial de pedagogos: contribuições a partir do uso de um material de apoio pedagógico. 2024. 242 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2919
Issue Date: 18-Nov-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024AngelaCamilaBrustolin.pdfTese de Ângela Camila Brustolin20.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.