???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2918
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Eu sou Moana: a linguagem construindo a protagonista de Moana: um mar de aventuras |
???metadata.dc.creator???: | Dalagñol, Nara ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Valério, Patrícia da Silva |
???metadata.dc.description.resumo???: | "Eu sou Moana": a linguagem construindo a protagonista de Moana: um mar de aventuras é um trabalho que objetiva construir, a partir do conceito de linguagem proposto por Bakhtin, um percurso metodológico para analisar a construção da identidade de Moana, protagonista do filme de animação da Disney. Para tanto, acionamos os postulados teóricos de Bakhtin pós-década de 50, especificamente, textos do Adendo da obra Estética da criação verbal, com intuito de: a) refletir, a partir da revisão bibliográfica dos postulados teóricos de Bakhtin pós-década de 50, sobre o conceito de linguagem; b) identificar, a partir dos textos de autoria de Bakhtin publicados após 1950, conceitos decorrentes da noção de linguagem; c) definir noções subjacentes ao conceito de linguagem; d) construir um percurso metodológico de estudo enunciativo que permita analisar a construção da identidade de Moana, verificando: 1) como ocorrem as relações dialógicas nos enunciados de Moana; 2) como Moana compreende responsivamente outros enunciados; 3) de que modo Moana constitui sua identidade a partir das relações de alteridade; 4) como a entonação de enunciados da protagonista manifestam sentimentos, desejos. Desse modo, a pesquisa tem natureza aplicada, é um trabalho bibliográfico e documental, bem como exploratório. Assim, defendemos a tese de que a noção de linguagem e suas inter-relações possibilitam construir um percurso metodológico para analisar a construção da identidade da protagonista do filme Moana: um mar de aventuras (2017). Nesse sentido, observamos que Moana inicia a jornada como uma adolescente que busca respostas sobre si, "saber quem sou" (Moana, 2017), bem como precisa cumprir uma tarefa atribuída pelo mar. Ao afirmar "eu sou Moana [...] vou embarcar no meu barco, cruzar o oceano, e restaurar o coração de Te Fiti" (Moana, 2017), ela compreende sua individualidade, conhece seu potencial, suas habilidades, e define sua individualidade. Dessa forma, verificamos que Moana, na relação dialógica e de alteridade, especialmente com as enunciações do pai e da avó, constitui-se como sujeito mulher independente, líder, capaz de delimitar seu destino, distanciando-se do arquétipo feminino passivo, submisso, dependente do outro. Portanto, é por meio da linguagem que a protagonista define sua identidade, bem como se constitui como sujeito. |
Abstract: | "I am Moana": language constructing the protagonist of Moana: a sea of adventures is a work that aims to build, based on the concept of language proposed by Bakhtin, a methodological path to analyze the construction of the identity of Moana, the protagonist of the Disney animated film. To this end, we used Bakhtin's theoretical postulates from the 1950s, specifically, texts from the Addendum to the work Aesthetics of Verbal Creation, with the aim of: a) reflecting, based on the bibliographic review of Bakhtin's theoretical postulates from the 1950s, on the concept of language; b) identifying, based on the texts authored by Bakhtin published after 1950, concepts arising from the notion of language; c) defining notions underlying the concept of language; d) constructing a methodological path of enunciative study that allows us to analyze the construction of Moana's identity, verifying: 1) how dialogic relations occur in Moana's statements; 2) how Moana responsively understands other statements; 3) how Moana constitutes her identity based on relations of otherness; 4) how the intonation of the protagonist's statements manifests feelings and desires. Thus, the research is applied in nature, and is a bibliographical and documentary work, as well as exploratory. Thus, we defend the thesis that the notion of language and its interrelations make it possible to build a methodological path to analyze the construction of the identity of the protagonist of the film Moana: a sea of adventures (2017). In this sense, we observe that Moana begins the journey as a teenager who seeks answers about herself, "to know who I am" (Moana, 2017), as well as needing to fulfill a task assigned by the sea. By stating "I am Moana [...] I will board my boat, cross the ocean, and restore the heart of Te Fiti" (Moana, 2017), she understands her individuality, knows her potential, her abilities, and defines her individuality. Thus, we see that Moana, in the dialogic and alterity relationship, especially with the statements of her father and grandmother, constitutes herself as an independent female subject, leader, capable of delimiting her destiny, distancing herself from the passive, submissive feminine archetype, dependent on others. Therefore, it is through language that the protagonist defines her identity, as well as constitutes herself as a subject. |
Keywords: | Linguagem e línguas Diálogos Identidade (Psicologia) no cinema Filmes infantis - Análise do discurso |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | DALAGÑOL, Nara. Eu sou Moana: a linguagem construindo a protagonista de Moana: um mar de aventuras. 2024. 122 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2918 |
Issue Date: | 20-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024NaraDalagnol.pdf | Tese de Nara Dalagñol | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.