???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2917
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | As contribuições das plantas medicinais no ensino de biologia: uma proposta de sequência didática para a EJA |
???metadata.dc.creator???: | Lopes, Richard Suárez ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Locatelli, Aline |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo é baseado na premissa de valorizar o conhecimento tradicional e a preservação do meio ambiente, aliando a pesquisa em sala de aula e utilizando o tema das plantas medicinais como suporte contextualizador para a abordagem de conceitos e conteúdos de Biologia. No entanto, ao abordar esses conceitos, torna-se fundamental conhecer o nível de compreensão dos estudantes em relação aos conteúdos escolares, a fim de construir novos saberes. Nesse sentido, a pesquisa foi guiada pela seguinte problematização: de que maneira é possível abordar, no currículo da EJA (Educação de Jovens e Adultos), os conhecimentos sobre plantas medicinais de forma a promover um ensino de Biologia mais contextualizado? Portanto, o objetivo deste estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática baseada nos 3MP (Três Momentos Pedagógicos) que utilizasse as plantas medicinais como tema contextualizador para a abordagem de conceitos de Biologia no Ensino Médio EJA do município de Guajará-Mirim, RO. A pesquisa foi embasada em estudos de Barros (2020), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018), Tiago et al. (2020) e outros. Foi realizada uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, utilizando questionários, diários de bordo do professor pesquisador e atividades desenvolvidas pelos estudantes como instrumentos de coleta de dados. A intervenção didática foi aplicada na disciplina de Biologia, envolvendo onze estudantes do Ensino Médio EJA no sistema Modular de Guajará-Mirim/RO, com duração de dez períodos. O produto educacional relacionado à presente dissertação é uma sequência didática baseada nos 3MP, que utiliza a biodiversidade local e as plantas medicinais, como o Jatobá, Copaíba, Mastruz e Quina-Quina como tema contextualizador para a abordagem de conceitos de Biologia, especificamente as doenças arboviroses, como dengue, zika vírus e chikungunya. A aplicação da sequência didática demonstrou uma contribuição satisfatória para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Biologia. Esse produto educacional possibilitou o despertar do interesse e valorização dos estudantes em relação ao assunto, especialmente quando os alunos se veem como sujeitos desse processo, apropriando-se do conhecimento científico através do conhecimento empírico, contribuindo para a formação de cidadãos com senso crítico e reflexivo na sociedade.O material didático é direcionado aos professores de Biologia e está disponível para download gratuito na página do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e no portal EduCapes, no link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742947. |
Abstract: | This study is based on the premise of valuing traditional knowledge and environmental preservation, combining classroom research and using the theme of medicinal plants as a contextualizing support for approaching Biology concepts and content. However, when addressing these concepts, it becomes essential to know the level of understanding of students in relation to school content, in order to build new knowledge. In this sense, the research was guided by the following problematization: how is it possible to address, in the EJA (Youth and Adult Education) curriculum, knowledge about medicinal plants in order to promote a more contextualized Biology teaching? Therefore, the objective of this study was to develop, apply and evaluate a didactic sequence based on the 3MP (Three Pedagogical Moments) that used medicinal plants as a contextualizing theme for approaching Biology concepts in EJA High School in the city of Guajará-Mirim, RO. The research was based on studies by Barros (2020), Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2018), Tiago et al. (2020) and others. A qualitative action research was conducted using questionnaires, the researcher teacher's logbooks and activities developed by the students as data collection instruments. The didactic intervention was applied in the Biology discipline, involving eleven EJA High School students in the Modular System of Guajará-Mirim/RO, lasting ten periods. The educational product related to this dissertation is a didactic sequence based on the 3MP, which uses local biodiversity and medicinal plants, such as Jatobá, Copaíba, Mastruz and Quina-Quina as a contextualizing theme for the approach of Biology concepts, specifically arbovirus diseases, such as dengue, zika virus and chikungunya. The application of the didactic sequence demonstrated a satisfactory contribution to the development of the Biology teaching and learning process. This educational product made it possible to awaken students' interest and appreciation for the subject, especially when students see themselves as subjects of this process, appropriating scientific knowledge through empirical knowledge, contributing to the formation of citizens with a critical and reflective sense in society. The teaching material is aimed at Biology teachers and is available for free download on the website of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo and on the EduCapes portal, at the link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742947. |
Keywords: | Plantas medicinais Biologia - Estudo e ensino Educação de jovens e adultos |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | LOPES, Richard Suárez. As contribuições das plantas medicinais no ensino de biologia: uma proposta de sequência didática para a EJA. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2917 |
Issue Date: | 19-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024RichardSuarezLopes.pdf | Dissertação de Richard Suárez Lopes | 5.8 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.