Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2916
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Estatística no ensino médio: uma proposta metodológica baseada na teoria da aprendizagem significativa, utilizando a sustentabilidade como tema contextualizador
???metadata.dc.creator???: Quedi, Rejane Padilha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Locatelli, Aline
???metadata.dc.description.resumo???: A Estatística desempenha uma importante função na sociedade contemporânea e tem demonstrado ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de competências essenciais para as tomadas de decisões do mundo moderno. Entretanto, a problemática evidenciada pela professora pesquisadora refere-se ao fato de que estudantes que ingressam no ensino superior apresentam lacunas conceituais, o que proporciona um alto índice de reprovação nas disciplinas da Área de Estatística. Nesse sentido, evidenciou-se a necessidade de desenvolvimento de estratégias e de metodologias de ensino contextualizadas que estejam sobretudo alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visando auxiliar o professor a promover aprendizagens significativas aos estudantes da Educação Básica. Diante do exposto, o presente estudo toma por base a questão norteadora: De que forma um material didático contextualizado com a temática da sustentabilidade e apoiado na Teoria da Aprendizagem Significativa, que é composto por três sequências didáticas e por um curso on-line de curta duração, fortalece as práticas pedagógicas de professores de Matemática da Educação Básica na abordagem de conteúdos básicos de Estatística? A investigação tem por objetivo principal desenvolver um material didático, para professores de Matemática do Ensino Médio no que refere à elaboração de tabelas e ao estabelecimento da diferença entre dados em série e agrupados e dos conceitos de população, amostra, coleta de dados, média aritmética, moda, mediana, desvio médio e padrão para dados em série e dados agrupados, de forma significativa, contextualizada e alinhada à BNCC. Metodologicamente, a investigação classifica-se como qualitativa e participante e os instrumentos de produção de dados foram questionários, entrevistas semiestruturadas e o diário de bordo da professora pesquisadora. Após o estudo de viabilidade, que consistiu na aplicação de três sequências didáticas por professores da Educação Básica, constatou-se a necessidade de dar subsídios aos professores com relação à estrutura das sequências didáticas e ao tema contextualizador. Nesse sentido, foi desenvolvida, por meio do Google Classroom®, uma versão inicial de um curso on-line, o qual teve a participação de 20 professores de Matemática do Ensino Médio. O curso on-line apresentou uma carga horária de 30 horas, divididas em três módulos, a saber: O ensino de Estatística na BNCC e sua importância para o desenvolvimento sustentável; A Teoria da Aprendizagem Significativa; e Apresentação das três sequências didáticas. Após a realização do curso, supervisionou-se dois dos professores na implementação das três sequências didáticas em sala de aula. A análise de dados deu-se por meio da Análise Textual Discursiva e os dados produzidos foram analisados nas categorias "a priori: pedagógico - materiais e recursos, predisposição e intervenção e monitoramento" e "emergente: formação de professor". Os resultados indicaram que o produto educacional elaborado, na forma de um material didático, subsidiou e fortaleceu as práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Médio para a abordagem de conteúdos básicos de Estatística apoiados na Teoria da Aprendizagem Significativa e contextualizados com a temática da sustentabilidade. Desse estudo, emergiu também um curso on-line na modalidade Educação a Distância, ofertado de forma institucional, gratuito, contínuo e ambientado no Moodle. Em conjunto com as três sequências didáticas, o curso refere-se ao produto educacional vinculado a presente tese e está disponível no site do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e no site Educapes no link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747851.
Abstract: Statistics plays an important role in contemporary society and has proven to be an excellent tool for developing essential skills for decision-making in the modern world. However, the problem highlighted by the research professor refers to the fact that students who enter higher education have conceptual gaps, which results in a high failure rate in Statistics subjects. In this sense, the need to develop contextualized teaching strategies and methodologies that are mainly aligned with the National Common Curricular Base (BNCC) became evident, aiming to help teachers promote meaningful learning for Basic Education students. In view of the above, this study is based on the guiding question: How does a contextualized teaching material with the theme of sustainability and supported by the Theory of Meaningful Learning, which is composed of three didactic sequences and a short online course, strengthen the pedagogical practices of Basic Education Mathematics teachers in approaching basic Statistics content? The main objective of this research is to develop teaching materials for high school mathematics teachers regarding the preparation of tables and the establishment of the difference between serial and grouped data and the concepts of population, sample, data collection, arithmetic mean, mode, median, mean and standard deviation for serial and grouped data, in a meaningful, contextualized way and aligned with the BNCC. Methodologically, the research is classified as qualitative and participatory and the data production instruments were questionnaires, semi-structured interviews and the research teacher's logbook. After the feasibility study, which consisted of the application of three teaching sequences by basic education teachers, it was found that there was a need to provide support to teachers regarding the structure of the teaching sequences and the contextualizing theme. In this sense, an initial version of an online course was developed through Google Classroom®, in which 20 high school mathematics teachers participated. The online course had a workload of 30 hours, divided into three modules, namely: The teaching of Statistics in the BNCC and its importance for sustainable development; The Theory of Meaningful Learning; and Presentation of the three didactic sequences. After the course, two of the teachers were supervised in the implementation of the three didactic sequences in the classroom. Data analysis was carried out through Discursive Textual Analysis and the data produced were analyzed in the categories "a priori: pedagogical - materials and resources, predisposition and intervention and monitoring" and "emergent: teacher training". The results indicated that the educational product developed, in the form of a didactic material, subsidized and strengthened the pedagogical practices of high school Mathematics teachers for the approach of basic Statistics content supported by the Theory of Meaningful Learning and contextualized with the theme of sustainability. This study also resulted in an online course in the Distance Education modality, offered institutionally, free, continuous and set in Moodle. Together with the three didactic sequences, the course refers to the educational product linked to this thesis and is available on the website of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo and on the Educapes website at the link http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747851.
Keywords: Matemática (Ensino médio) Estudo e ensino
Estatística
Professores - Formação
Sustentabilidade
Ensino a distância
Aprendizagem significativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: QUEDI, Rejane Padilha. Estatística no ensino médio: uma proposta metodológica baseada na teoria da aprendizagem significativa, utilizando a sustentabilidade como tema contextualizador. 2024. 243 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2916
Issue Date: 2-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024RejanePadilhaQuedi.pdfTese de Rejane Padilha Quedi11.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.