Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBotelho, Conceição Tatiana Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501367192690930por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811799682690860por
dc.date.accessioned2025-03-07T12:11:23Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationBOTELHO, Conceição Tatiana Moreira. Educação financeira na educação infantil: análise de uma sequência didática em uma escola de Humaitá-Amazonas. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2915-
dc.description.resumoO trabalho apresentado integra a linha de pesquisa Práticas Educativas em Ensino de Ciências e Matemática e parte da necessidade de desenvolver na criança, a partir de uma perspectiva crítica, conhecimentos sobre o valor e como lidar com dinheiro. Além disso, o estudo identifica a necessidade de promover espaços na Educação Infantil que oportunizem a valorização, competências, habilidades e atitudes de reconhecimento sobre a importância de uma educação financeira desde as mais tenras idades. A urgência pela exploração do assunto surge com a incorporação da Educação Infantil à Educação Básica, bem como frente às novas diretrizes e documentos que regem a questão do currículo nesta etapa de escolarização. Tais aspectos direcionam a questão de pesquisa assim expressa: qual a pertinência pedagógica de uma sequência didática voltada a abordar a educação financeira com crianças da Educação Infantil? Tomados por esse questionamento, o objetivo central do estudo está em desenvolver uma sequência didática para abordar a educação financeira apoiada nos Três Momentos Pedagógicos, analisando sua viabilidade didática e o processo de interação oportunizado às crianças da Educação Infantil. O estudo parte do entendimento de que a pertinência pedagógica, questão central da investigação, pode ser analisada a partir da viabilidade didática e das interações entre as crianças, delas com a pesquisadora e com as atividades realizadas. Para atingir esse intento, o estudo recorre às discussões teóricas referentes à Educação Infantil a partir dos documentos legais, realizando aproximações e reflexões com o campo da Educação Matemática e com outras pesquisas da área realizadas nesse nível de escolarização. A sequência didática elaborada no estudo estrutura-se nos Três Momentos Pedagógicos, seguindo o anunciado por Delizoicov e Angotti (1990), sendo integralizada por cinco encontros, desenvolvidos no decorrer de uma semana, com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses (pré-escola) de uma escola pública municipal de Humaitá, Amazonas. Em termos metodológicos, a pesquisa apoia-se em uma abordagem qualitativa, intervencionista e do tipo participante, uma vez que há envolvimento da escola e de seus gestores na proposta e desenvolvimento das atividades. Para a produção dos dados, utiliza-se como instrumentos os registros no diário da pesquisadora, os materiais produzidos pelas crianças na forma de desenhos e os registros por meio de videogravações de algumas das atividades. A análise dos dados produzidos é limitada a três episódios de ensino, investigando em cada um deles a viabilidade didática e o processo de interação oportunizado em cada atividade. Os resultados apontam o envolvimento das crianças com as atividades, a capacidade de compreensão do valor do dinheiro e a conscientização sobre a importância de poupar para adquirir. O Produto Educacional associado a essa dissertação refere-se a um material de apoio para professores da Educação Infantil envolvendo a sequência didática elaborada. Esse material está disponível para acesso livre no Portal EduCapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740919), bem como na página do programa (www.upf.br/ppgecm) e na página dos produtos educacionais do PPGECM (www.upf.br/produtoseducacionais).por
dc.description.abstractThe work presented is part of the line of research Educational Practices in Teaching Science and Mathematics and is based on the need to develop in children, from a critical perspective, knowledge about the value and how to deal with money. In addition, the study identifies the need to promote spaces in Early Childhood Education that provide opportunities for valuing, skills, abilities and attitudes of recognition about the importance of financial education from a very early age. The urgency to explore the subject arises with the incorporation of Early Childhood Education into Basic Education, as well as in view of the new guidelines and documents that govern the issue of the curriculum at this stage of schooling. These aspects direct the research question expressed as follows: what is the pedagogical relevance of a didactic sequence aimed at addressing financial education with Early Childhood Education children? Taking this question into account, the main objective of the study is to develop a didactic sequence to address financial education based on the Three Pedagogical Moments, analyzing its didactic feasibility and the process of interaction provided to Early Childhood Education children. The study is based on the understanding that pedagogical relevance, the central issue of the investigation, can be analyzed based on the didactic feasibility and interactions between children, between them and the researcher, and with the activities carried out. To achieve this goal, the study uses theoretical discussions related to Early Childhood Education based on legal documents, making approximations and reflections with the field of Mathematics Education and with other research in the area carried out at this level of education. The didactic sequence developed in the study is structured in the Three Pedagogical Moments, as announced by Delizoicov and Angotti (1990), and is integrated by five meetings, developed over the course of a week, with children aged 4 to 5 years and 11 months (preschool) from a municipal public school in Humaitá, Amazonas. In methodological terms, the research is based on a qualitative, interventionist and participatory approach, since there is involvement of the school and its managers in the proposal and development of the activities. To produce the data, the instruments used were the researcher's diary entries, the materials produced by the children in the form of drawings and the video recordings of some of the activities. The analysis of the data produced is limited to three teaching episodes, investigating in each of them the didactic feasibility and the interaction process provided in each activity. The results indicate the children's involvement with the activities, their ability to understand the value of money and their awareness of the importance of saving to acquire. The Educational Product associated with this dissertation refers to a support material for Early Childhood Education teachers involving the elaborated didactic sequence. This material is available for free access on the EduCapes Portal (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740919), as well as on the program's website (www.upf.br/ppgecm) and on the PPGECM educational products website (www.upf.br/produtoseducacionais).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-07T12:11:23Z No. of bitstreams: 1 2023ConceicaoTatianaMoreiraBotelho.pdf: 6246923 bytes, checksum: 79ddbcb3c4c662abdd4fc349593e7d91 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T12:11:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023ConceicaoTatianaMoreiraBotelho.pdf: 6246923 bytes, checksum: 79ddbcb3c4c662abdd4fc349593e7d91 (MD5) Previous issue date: 2023-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.titleEducação financeira na educação infantil: análise de uma sequência didática em uma escola de Humaitá-Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023ConceicaoTatianaMoreiraBotelho.pdfDissertação de Conceição Tatiana Moreira Botelho6.1 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.