???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2913
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Formação do leitor surdo na perspectiva dos multiletramentos: estratégias de ensino e aprendizagem |
???metadata.dc.creator???: | Xavier, Lóris Marta Matozo Soares ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Moraes, Gisele Benck de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Vinculado à linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), este estudo analisa a compreensão leitora na aprendizagem da Língua Portuguesa (L2) por sujeitos Surdos, à luz dos multiletramentos. Em virtude disso, esta pesquisa dedica-se à temática da formação do leitor Surdo sob a perspectiva dos multiletramentos e explora o uso de gêneros multimodais, como charges e propagandas publicitárias e sociais, como estratégias pedagógicas para o ensino da leitura a alunos Surdos. A escolha desses gêneros multimodais justifica-se pela sua capacidade de integrar múltiplos modos de linguagem, enfatizando a visualidade, que é crucial para os Surdos, pois os recursos imagéticos evocam elementos visuais, gestuais e espaciais. A pergunta central que orienta este estudo é: como os multiletramentos, através dos gêneros multimodais e das estratégias de leitura, podem potencializar o desenvolvimento da compreensão leitora de sujeitos Surdos atendidos pela Associação de Pais e Amigos Surdos de Passo Fundo (APAS), promovendo maior autonomia e engajamento no processo de aprendizagem? Com esse intuito, o objetivo geral é verificar as contribuições de uma abordagem de ensino na perspectiva dos multiletramentos, apoiada nos gêneros multimodais, como charges e propagandas, assim como nas estratégias de leitura propostas por Solé (1998), no processo de ensino e aprendizagem da leitura no contexto educacional de alunos Surdos, com ênfase nas práticas sociais da leitura. Para desenvolver o objetivo geral e abordar a problemática da pesquisa, foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) caracterizar as distintas relações entre a Libras e a Língua Portuguesa como língua adicional (L2) no processamento da leitura; ii) compreender como os multiletramentos podem contribuir para o desenvolvimento da formação leitora dos alunos Surdos; iii) realizar práticas educacionais baseadas nos gêneros multimodais (charges e propagandas) articuladas às estratégias de leitura; iv) analisar as práticas de ensino na perspectiva dos multiletramentos e o uso de gêneros multimodais que favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora em L2. Com esse escopo, a pesquisa fundamenta-se nos referenciais teóricos de autores como Rojo (2012), Solé (1998), Quadros (2008), Kleiman (1995), entre outros. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, investiga a formação leitora de Surdos, utilizando pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A coleta de dados ocorre ao longo de seis encontros e cinco oficinas na APAS, com a participação de cinco surdos. As oficinas focam no uso de gêneros multimodais, como charges e propagandas, como ferramentas pedagógicas para aprimorar a compreensão leitora, considerando a predominância da comunicação visual e digital. Os resultados desta pesquisa revelam que as práticas alcançaram níveis razoáveis, haja vista que os alunos participantes apresentam um vocabulário bastante restrito em Libras (L1), o que dificultou o aprendizado em Língua Portuguesa (L2). Em muitos momentos, foi necessário ensinar sinais em Libras além do que já estava previsto para o trabalho na L2. No entanto, a análise realizada demonstra que os gêneros multimodais têm um grande potencial para o ensino da leitura com os Surdos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades voltadas à compreensão leitora. |
Abstract: | Linked to the Reading and Reader Training research line of the Graduate Program in Literature at the University of Passo Fundo (UPF), this study analyzes reading comprehension in the learning of Portuguese Language (L2) by Deaf individuals, in light of multiliteracies. As a result, this research is dedicated to the theme of the training of Deaf readers from the perspective of multiliteracies and explores the use of multimodal genres, such as cartoons and advertising and social propaganda, as pedagogical strategies for teaching reading to Deaf students. The choice of these multimodal genres is justified by their ability to integrate multiple modes of language, emphasizing visuality, which is crucial for Deaf individuals, since imagery resources evoke visual, gestural and spatial elements. The central question that guides this study is: how can multiliteracies, through multimodal genres and reading strategies, enhance the development of reading comprehension among Deaf individuals served by the Association of Deaf Parents and Friends of Passo Fundo (APAS), promoting greater autonomy and engagement in the learning process? To this end, the general objective is to verify the contributions of a teaching approach from the perspective of multiliteracies, supported by multimodal genres, such as cartoons and advertisements, as well as by the reading strategies proposed by Solé (1998), in the process of teaching and learning reading in the educational context of Deaf students, with an emphasis on the social practices of reading. To develop the general objective and address the research problem, the following specific objectives were defined: i) to characterize the distinct relationships between Libras and Portuguese as an additional language (L2) in the processing of reading; ii) to understand how multiliteracies can contribute to the development of the reading formation of Deaf students; iii) to carry out educational practices based on multimodal genres (cartoons and advertisements) linked to reading strategies; iv) to analyze teaching practices from the perspective of multiliteracies and the use of multimodal genres that favor the development of reading comprehension in L2. With this scope, the research is based on the theoretical references of authors such as Rojo (2012), Solé (1998), Quadros (2008), Kleiman (1995), among others. This qualitative and exploratory research investigates the reading development of deaf people, using bibliographical research and action research. Data collection took place over six meetings and five workshops at APAS, with the participation of five deaf people. The workshops focused on the use of multimodal genres, such as cartoons and advertisements, as pedagogical tools to improve reading comprehension, considering the predominance of visual and digital communication. The results of this research reveal that the practices reached reasonable levels, given that the participating students have a very limited vocabulary in Libras (L1), which made learning Portuguese (L2) difficult. In many instances, it was necessary to teach signs in Libras in addition to what was already planned for the work in L2. However, the analysis performed demonstrates that multimodal genres have great potential for teaching reading to deaf people, contributing to the development of skills aimed at reading comprehension. |
Keywords: | Compreensão na leitura Surdos - Leitura Letramento |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | XAVIER, Lóris Marta Matozo Soares. Formação do leitor surdo na perspectiva dos multiletramentos: estratégias de ensino e aprendizagem. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2913 |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024LorisMartaMatozoSoaresXavier.pdf | Dissertação de Lóris Marta Matozo Soares Xavier | 2.68 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.