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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A consciência metacognitiva em médicos residentes em oftalmologia
???metadata.dc.creator???: Lessa, Phillype Fernandes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Cleci Teresinha Werner da
???metadata.dc.description.resumo???: A importância dos profissionais da área médica na vida humana tem levado a um crescente interesse em incorporar à sua etapa formativa aspectos de diversas naturezas, dentre as quais a metacognitiva. No caso da formação na residência médica, faz-se importante que esse profissional, uma vez imbuído de seu conhecimento acadêmico-científico, possa direcionar o olhar para o campo da prática profissional específica. Ao mesmo tempo, necessita continuar aprendendo e tomando decisões a partir de um processo autônomo e consciente, elementos que são a essência do pensar metacognitivo. Nesse contexto, a metacognição emerge como uma forma de pensamento que pode auxiliar o médico residente a estruturar sua ação a partir da tomada de consciência de seus próprios conhecimentos e da capacidade de controlar suas ações executivas, de modo a lograr êxito em sua atividade. A formação do médico oftalmologista, na medida em que é vinculada a processos metacognitivos, passa a ser acompanhada da consciência de suas experiências vivenciadas na forma de julgamento, sentimentos e emoções diante daquilo que se apresenta, ou seja, dos casos clínicos com que precisa lidar cotidianamente. Com base nessas considerações, o presente estudo infere a seguinte questão de pesquisa: que manifestações metacognitivas são identificadas na fala de médicos residentes ao serem indagados sobre suas atividades na residência médica? O objetivo consiste em analisar a presença de manifestações metacognitivas em médicos residentes em oftalmologia no momento em que falam sobre sua formação e atuação profissional no período de residência médica. Para atingir o objetivo proposto e responder à questão de pesquisa, realiza-se uma investigação de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, apoiando-se no uso de entrevistas semiestruturadas. Os participantes do estudo são seis médicos residentes em oftalmologia de um hospital localizado na região Norte do Rio Grande do Sul. Os dados produzidos são analisados à luz do entendimento de metacognição e da compreensão das especificidades de um processo formativo realizado no período de residência médica. Os dados, após transcritos e lidos, são examinados a partir de duas categorias dadas a priori, de modo a buscar respostas à questão de pesquisa, quais sejam: (a) manifestações metacognitivas dos médicos residentes associadas às componentes metacognitivas; (b) consciência metacognitiva dos médicos residentes sobre o período formativo da residência médica. Os resultados apontam que, no caso da primeira categoria, fica explícito que há uma diferença significativa entre os participantes, revelando que alguns externalizam de forma mais evidente manifestações metacognitivas, descrevendo um caminho e escolhas que os levam a proceder escolhas e tomar decisões com mais eficácia. No caso da segunda categoria, os resultados indicam que, frente à decisão por ser médico ou, mesmo, por realizar residência em oftalmologia, o pensamento metacognitivo manifesta-se de forma pouco presente. Contudo, ao ser proposto um conjunto de situações hipotéticas envolvendo essa residência específica, três dos participantes demonstraram ativar essa forma de pensamento, o que mostra que, por vezes, ela pode estar presente na ação do médico, apenas sendo de difícil externalização por ele. Por fim, o estudo aponta a importância da sua continuidade como forma de observar a atuação desse profissional e, desse modo, estabelecer dados que possibilitem analisar de forma mais ampla a presença do pensamento metacognitivo nas ações dos médicos residentes.
Abstract: The importance of medical professionals in human life has led to a growing interest in incorporating aspects of various natures into their training stage, including metacognitive aspects. In the case of medical residency training, it is important that these professionals, once imbued with their academic-scientific knowledge, can focus their attention on the field of specific professional practice. At the same time, they need to continue learning and making decisions based on an autonomous and conscious process, elements that are the essence of metacognitive thinking. In this context, metacognition emerges as a form of thinking that can help resident physicians structure their actions based on awareness of their own knowledge and the ability to control their executive actions, in order to achieve success in their activity. The training of ophthalmologists, as it is linked to metacognitive processes, is accompanied by awareness of their lived experiences in the form of judgment, feelings and emotions in the face of what is presented, that is, the clinical cases they have to deal with on a daily basis. Based on these considerations, the present study infers the following research question: what metacognitive manifestations are identified in the speech of resident physicians when asked about their activities during medical residency? The objective is to analyze the presence of metacognitive manifestations in resident physicians in ophthalmology when they talk about their training and professional performance during medical residency. To achieve the proposed objective and answer the research question, a qualitative investigation of the case study type is carried out, supported by the use of semi-structured interviews. The study participants are six resident physicians in ophthalmology at a hospital located in the northern region of Rio Grande do Sul. The data produced are analyzed in light of the understanding of metacognition and the specificities of a training process carried out during the medical residency period. After being transcribed and read, the data are examined based on two categories given a priori, in order to seek answers to the research question, namely: (a) metacognitive manifestations of resident physicians associated with metacognitive components; (b) metacognitive awareness of resident physicians about the training period of the medical residency. The results indicate that, in the case of the first category, it is clear that there is a significant difference between the participants, revealing that some externalize metacognitive manifestations more clearly, describing a path and choices that lead them to make choices and decisions more effectively. In the case of the second category, the results indicate that, when faced with the decision to become a doctor or even to undertake a residency in ophthalmology, metacognitive thinking is rarely present. However, when a set of hypothetical situations involving this specific residency were proposed, three of the participants demonstrated activation of this form of thinking, which shows that, at times, it may be present in the doctor's actions, but is only difficult for him to externalize. Finally, the study highlights the importance of its continuity as a way of observing the performance of this professional and, thus, establishing data that allow for a broader analysis of the presence of metacognitive thinking in the actions of resident doctors.
Keywords: Residentes (Medicina)
Metacognição
Médicos - Formação
Oftalmologia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LESSA, Phillype Fernandes. A consciência metacognitiva em médicos residentes em oftalmologia. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2912
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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