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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2908
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A formação de professores para a educação do campo na perspectiva de Paulo freire |
???metadata.dc.creator???: | Marmet, Rosely Rodrigues de Bessa ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Doro, Marcelo José |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Educação do Campo desempenha um papel crucial ao proporcionar uma educação de qualidade e relevante para as populações do/no campo. Nesse contexto, a formação de professores para esse âmbito precisa estar ancorada em uma sólida base teórica que acredita-se poder ser encontrada na obra de Paulo Freire. A presente dissertação busca olhar os problemas enfrentados no campo quanto à educação, tais como a desvalorização dos saberes locais, as condições resultantes de uma educação deficiente que não atende às necessidades específicas das comunidades, bem como a falta de uma abordagem pedagógica que valorize a cultura local e que estimule a participação ativa dos estudantes dessas localidades em sua formação. Surgem, daí, as questões diretoras da presente pesquisa: como promover a inclusão na Educação do Campo por meio da formação de professores na perspectiva de Paulo Freire, considerando as particularidades socioculturais, econômicas e geográficas das comunidades rurais? Qual o impacto da formação de professores na perspectiva de Paulo Freire na Educação do Campo? Tem-se, como objetivo geral, compreender e refletir sobre a formação de professores na Educação do Campo embasada na perspectiva de Paulo Freire. Os objetivos específicos visam identificar as origens históricas das escolas do campo, mapear os movimentos sociais relacionados à educação rural e analisar os impactos das ações desses movimentos. A dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, faz-se um resgate do contexto histórico, mediante a apresentação da luta dos movimentos da escola do campo, do currículo da Educação do Campo regional, das discussões que serviram de base para o movimento dessas escolas do campo, bem como dos marcos políticos de sua concretização sobre um novo Projeto de campo e de Educação do Campo. No segundo, retoma-se os pressupostos freireanos pertinentes à Educação do Campo, fundamentais para uma abordagem comprometida com a realidade dos estudantes e com a transformação social. Essa abordagem explicita uma educação que parte da realidade dos estudantes, que valoriza seus saberes, experiências e cultura e que os ajuda a engajar-se ativamente no processo de aprendizagem. No terceiro capítulo é feito o enfrentamento dos desafios colocados aos professores da Educação do Campo, tanto na formação inicial do docente quanto de sua formação continuada. Conclui-se que a formação de professores, na perspectiva de Paulo Freire, fortalece a abordagem da Educação do Campo ao capacitá-los para promover o diálogo, a conscientização e a transformação social nas comunidades rurais, o que contribui, assim, para uma educação mais inclusiva e justa. |
Abstract: | Rural Education plays a crucial role in providing quality and relevant education to rural populations. In this context, teacher training for this area needs to be anchored in a solid theoretical basis that is believed to be found in the work of Paulo Freire. This dissertation seeks to examine the problems faced in rural education, such as the devaluation of local knowledge, the conditions resulting from deficient education that does not meet the specific needs of communities, as well as the lack of a pedagogical approach that values local culture and encourages the active participation of students from these locations in their education. This raises the guiding questions of this research: how can inclusion be promoted in Rural Education through teacher training from Paulo Freire's perspective, considering the sociocultural, economic and geographic particularities of rural communities? What is the impact of teacher training from Paulo Freire's perspective on Rural Education? The general objective is to understand and reflect on teacher training in Rural Education based on Paulo Freire's perspective. The specific objectives aim to identify the historical origins of rural schools, map social movements related to rural education and analyze the impacts of the actions of these movements. The dissertation is divided into three chapters. The first chapter provides an overview of the historical context, presenting the struggle of rural school movements, the regional Rural Education curriculum, the discussions that served as the basis for the movement of these rural schools, as well as the political milestones of their implementation on a new Rural Project and Rural Education. The second chapter revisits Freire's assumptions pertinent to Rural Education, which are fundamental for an approach committed to the reality of students and to social transformation. This approach explains an education that starts from the students' reality, that values their knowledge, experiences and culture and that helps them to actively engage in the learning process. The third chapter addresses the challenges faced by rural education teachers, both in their initial training and in their ongoing training. It is concluded that teacher training, from Paulo Freire's perspective, strengthens the rural education approach by enabling them to promote dialogue, awareness and social transformation in rural communities, thus contributing to a more inclusive and fair education. |
Keywords: | Professores - Formação Educação rural |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MARMET, Rosely Rodrigues de Bessa. A formação de professores para a educação do campo na perspectiva de Paulo freire. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2908 |
Issue Date: | 26-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2024RoselyRodriguesdeBessaMarmet.pdf | Dissertação de Rosely Rodrigues de Bessa Marmet | 719.58 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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