Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2907
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Feminismo e educação: desafios pedagógicos na formação de uma formação mais equânime
???metadata.dc.creator???: Silva, Larissa Hortência Moreira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação analisa o feminismo e seu vínculo com o âmbito educacional e apresenta algumas proposições que têm surgido na implementação de uma educação feminista na escola. O objetivo consiste em esclarecer a tarefa e a importância do feminismo na educação da nossa época, apresentando iniciativas pedagógicas que possam contribuir para o desenvolvimento de uma formação que promova a dignidade, a valorização e o respeito à condição feminina na escola, como também na sociedade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza reflexiva e crítica sobre a questão do feminismo na educação, ressalatando o papel formativo da escola. A estrutura apresenta, inicialmente, um breve histórico do feminismo e sua crescente articulação com a educação e, na sequência, analisa a questão do feminismo no corrente contexto neoliberal. No capítulo final são apontadas as perspectivas e proposições educativas relatadas por educadores como Bell Hooks, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Betty Friedan, Nancy Fraser, Raewyn Connel, Joan Scott, Audre Lorde, Paulo Freire, Guacira L. Louro, Chimamanda N. Adiche, Tomaz Tadeu da Silva e outros pesquisadores e educadores. A finalidade principal é o desenvolvimento da educação feminista com alunos da educação fundamental. A conclusão destaca a importância, bem como a necessidade de incluir a educação feminista na escola , como condição para superar as discriminações decorrentes de uma cultura machista e patriarcal.
Abstract: This dissertation analyzes feminism and its connection with the educational sphere and presents some propositions that have emerged in the implementation of feminist education in schools. The objective is to clarify the role and importance of feminism in education in our time, presenting pedagogical initiatives that can contribute to the development of an education that promotes dignity, appreciation and respect for the female condition in schools, as well as in society. This is a reflective and critical bibliographical research on the issue of feminism in education, highlighting the formative role of schools. The structure initially presents a brief history of feminism and its growing connection with education and, subsequently, analyzes the issue of feminism in the current neoliberal context. The final chapter highlights the educational perspectives and proposals reported by educators such as Bell Hooks, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Betty Friedan, Nancy Fraser, Raewyn Connel, Joan Scott, Audre Lorde, Paulo Freire, Guacira L. Louro, Chimamanda N. Adiche, Tomaz Tadeu da Silva and other researchers and educators. The main purpose is to develop feminist education with elementary school students. The conclusion highlights the importance and need to include feminist education in schools as a condition for overcoming discrimination resulting from a sexist and patriarchal culture.
Keywords: Feminismo e educação
Professores - Formação
Igualdade - Gênero
Educação e Estado
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Larissa Hortência Moreira da. Feminismo e educação: desafios pedagógicos na formação de uma formação mais equânime. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2907
Issue Date: 23-Sep-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024LarissaHortenciaMoreiradaSilva.pdfDissertação Larissa Hortência Moreira da Silva1.01 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.