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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A era digital na inclusão de alunos deficientes no ambiente escolar
???metadata.dc.creator???: Caspers, Tamires Kürschner 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Felipe Chiarello de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo dissertativo pretende analisar a inclusão, os fundamentos, as características e formas de aplicação para as crianças com deficiência, no ambiente escolar. Norteia-se a discussão na observância de como a inclusão digital pode trazer avanços para as crianças deficientes no espaço da escola, verificando-se formas de realizar essa inclusão para que elas possam se sentir inseridas em um novo sistema. Por meio do método analítico, no desenvolvimento da pesquisa, em um entendimento livre, a escolha foi por formato monográfico, em consultas a livros, artigos, dissertações, legislações e jurisprudências que apresentavam relação com o tema do estudo. Em conclusão, ficou pontuado que a tecnologia se reveste em legado transformador da era digital, com motivações e modificações na sociedade, economia e cultura, atuando como catalisadora, principalmente revolucionando a educação. Foi observado que o acolhimento, nas ressignificações, envolve igualdade de oportunidades e consideração com a diversidade, em especial, para com as crianças com deficiência, no que se refere aos direitos à inclusão escolar, a fim de criar um ambiente equitativo para todos. A adequação aos direitos inclusivos, aliada à era digital é um grande desafio para o ambiente escolar, que deve se adequar a uma nova cultura, estando apto para as transformações que se mostram constantes e contínuas. Já a prática jurídica tem proferido decisões favoráveis, que reafirmam e asseguram o direito estampado na legislação sobre as garantias da inserção de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular, sendo aplicada pelos diversos Tribunais Estaduais e Federais, no Brasil. Sustenta-se, assim, a importância da inclusão ser respeitada e considerada no meio escolar regular, sendo reconhecida e consolidada pelas normas legais, o que contribui para uma melhora na qualidade da aprendizagem e interação social.
Abstract: This dissertation study aims to analyze inclusion, its foundations, characteristics and forms of application for children with disabilities in the school environment. The discussion is guided by observing how digital inclusion can bring advances for children with disabilities in the school environment, verifying ways to achieve this inclusion so that they can feel included in a new system. Through the analytical method, in the development of the research, in a free understanding, the choice was for a monographic format, in consultations of books, articles, dissertations, legislation and jurisprudence that were related to the theme of the study. In conclusion, it was pointed out that technology is a transformative legacy of the digital age, with motivations and changes in society, economy and culture, acting as a catalyst, mainly revolutionizing education. It was observed that welcoming, in the resignifications, involves equal opportunities and consideration for diversity, especially for children with disabilities, with regard to the rights to school inclusion, in order to create an equitable environment for all. Adapting to inclusive rights, combined with the digital age, is a major challenge for the school environment, which must adapt to a new culture and be ready for the constant and continuous transformations. Legal practice has already issued favorable decisions that reaffirm and ensure the right enshrined in the legislation on the guarantees of inclusion of children with disabilities in regular schools, which are applied by various State and Federal Courts in Brazil. This supports the importance of inclusion being respected and considered in the regular school environment, being recognized and consolidated by legal standards, which contributes to an improvement in the quality of learning and social interaction.
Keywords: Direitos fundamentais
Crianças com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Tecnologia educacional
Inclusão digital
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Ciências Jurídicas - ECJ
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citation: CASPERS, Tamires Kürschner. A era digital na inclusão de alunos deficientes no ambiente escolar. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2902
Issue Date: 4-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Direito

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