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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2885
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Material asfáltico fresado estabilizado com ligante álcali-ativado alternativo: desempenho mecânico, microestrutural, durabilidade e lixiviação |
???metadata.dc.creator???: | Pelissaro, Deise Trevizan ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Dalla Rosa, Francisco |
???metadata.dc.description.resumo???: | Do ponto de vista social e ambiental, a utilização de resíduos industriais e da construção civil se mostra como uma alternativa para a preservação e reutilização dos recursos naturais. Na pavimentação, o uso de material asfáltico fresado (RAP) na reciclagem de pavimentos consiste em uma alternativa de recuperação estrutural e funcional da rodovia. Apesar das vantagens técnicas, econômicas e ambientais do método, frequentemente o RAP necessita ser estabilizado por algum material com propriedades cimentantes, usualmente o cimento Portland. No entanto, devido às altas taxas de CO2 emitidas durante a sua produção, os materiais álcali-ativados se apresentam como uma alternativa para a substituição de materiais cimentícios tradicionais. O processo de álcali-ativação consiste na mistura de um mineral aluminossilicato (precursor) e uma solução altamente alcalina (ativador). Um dos ativadores mais utilizados é o silicato de sódio, que apesar do seu bom desempenho também apresenta um processo de produção com significativas emissões de dióxido de carbono. Nesse sentido, a cinza de casca de arroz (CCA) é um resíduo rico em sílica com potencial para desenvolvimento de ativadores alternativos. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste na avaliação da viabilidade técnica de um sistema álcali ativado de CCA, metacaulim e hidróxido de sódio na reciclagem profunda de pavimentos. Para atingir esse objetivo foi realizado inicialmente um estudo paramétrico da produção do ligante álcali ativado alternativo (LAA) de modo a reduzir o impacto ambiental e energético do ligante. Posteriormente diversas proporções de RAP e LAA foram avaliadas em termos de desempenho mecânico e microestrutural, durabilidade, desempenho a longo prazo, lixiviação de álcalis e degradação por fadiga. Os resultados demonstraram que o LAA se apresenta como uma opção adequada para uso na reciclagem de RAP. Do ponto de vista ambiental, os resultados deste estudo mostram que a técnica traz perspectivas positivas, juntamente com tecnologias inovadoras, para o desenvolvimento de pavimentos sustentáveis. |
Abstract: | From a social and environmental perspective, the use of industrial and construction waste is an alternative for the preservation and reuse of natural resources. In paving, the use of milled asphalt material (RAP) in pavement recycling is an alternative for the structural and functional recovery of the highway. Despite the technical, economic and environmental advantages of the method, RAP often needs to be stabilized by some material with cementing properties, usually Portland cement. However, due to the high levels of CO2 emitted during its production, alkali-activated materials are an alternative for replacing traditional cementitious materials. The alkali-activation process consists of mixing an aluminosilicate mineral (precursor) and a highly alkaline solution (activator). One of the most widely used activators is sodium silicate, which despite its good performance also has a production process with significant carbon dioxide emissions. In this sense, rice husk ash (RHA) is a silica-rich waste with potential for the development of alternative activators. Thus, the objective of this research is to evaluate the technical feasibility of an alkali-activated system of RHA, metakaolin and sodium hydroxide in the deep recycling of pavements. To achieve this objective, a parametric study of the production of an alternative alkali activated binder (AAL) was initially carried out in order to reduce the environmental and energy impact of the binder. Subsequently, various proportions of RAP and AAL were evaluated in terms of mechanical and microstructural performance, durability, long-term performance, alkali leaching and fatigue degradation. The results demonstrated that AAL is a suitable option for use in RAP recycling. From an environmental point of view, the results of this study show that the technique brings positive perspectives, together with innovative technologies, for the development of sustainable pavements. |
Keywords: | Pavimentos de asfalto Resíduos agrícolas - Reaproveitamento |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ENGENHARIAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Tecnologia – ITEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Citation: | PELISSARO, Deise Trevizan. Material asfáltico fresado estabilizado com ligante álcali-ativado alternativo: Desempenho mecânico, microestrutural, durabilidade e lixiviação. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2885 |
Issue Date: | 29-May-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
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