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dc.creatorMichel, Patrícia Dalla Lana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0738295818315606por
dc.contributor.advisor1Brandli, Luciana Londero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4109261310326480por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:55:40Z-
dc.date.available2013-06-11-
dc.date.issued2012-02-28-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/285-
dc.description.resumoHoje é consenso que o fornecimento de infraestrutura é determinante na organização do território urbano. As legislações assim como os programas governamentais fundamentados tecnicamente não permitem mais que sejam ocupados espaços urbanos ou que o solo seja parcelado desprovido de infraestrutura. No entanto, grande parte dos parcelamentos de décadas anteriores se deu de forma irregular produzindo ocupações onde a disposição da infraestrutura teve que ocorrer de acordo com o potencial da administração pública em mobilizar recursos para este fim, nem sempre tendendo a demanda. Por outro lado, os municípios ainda encontram dificuldades em avaliar a oferta de infraestrutura existente no território para direcionar possíveis investimentos onde há demanda com perspectivas de ampliação, especialmente em municípios menores. Este estudo avalia a demanda da população e compara com a oferta de redes de infraestrutura, a fim de buscar proposições de gerenciamento e planejamento levando em consideração a possibilidade de se interferir nas redes de forma integrada, otimizando investimentos públicos em municípios pequenos. O método de obtenção e análise dos dados consistiu em um estudo bibliográfico sobre planejamento e gestão de infraestrutura urbana e suas aplicações em cidades pequenas e posteriormente levantamento de documentos e de ampo para obtenção de dados a serem analisados sob o enfoque da disponibilidade ofertada e das condições de demanda. Após a análise da execução e dos projetos elaborados para redes de infraestrutura que são gerenciadas por um município de pequeno porte, e avaliação da demanda da população por essas redes através da disposição de imóveis e da qualidade das redes de infraestrutura disponíveis, em avaliações subjetivas foram definidos prioridades de investimentos, buscando uma proposta de uma estrutura de plano de gerenciamento de infraestrutura para cidades equenas em nível de rede, que vise a produção de projetos com a visão da integração da execução das redes escolhidas, usando área urbana do unicípio de Tio Hugo/RS como exemplo. Como resultado desta pesquisa foi verificado que a estrutura de gerenciamento proposta pode facilitar o gerenciamento das redes pelo município, favorecendo a elaboração de projetos e o aporte de recursos adequado à demanda da população.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:55:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Patricia_Dalla_Lana_Michel.pdf: 10721516 bytes, checksum: 8d728429e8facf033ffe3b65ac9525cc (MD5) Previous issue date: 2012-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenhariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectAdministração municipalpor
dc.subjectCity planningeng
dc.subjectMunicipal governmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleAvaliação e planejamento em redes de infraestrutura urbana integradas em cidades pequenaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental



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