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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O necessário enfoque na hermenêutica e nas humanidades no ensino do direito: implicações sobre a educação jurídica atual
???metadata.dc.creator???: Mendes, Ana Isabel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hamel, Marcio Renan
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta uma investigação sobre o ensino jurídico, com o objetivo de encontrar as principais lacunas desencadeadoras da crise na aplicação do Direito. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e os resultados encontraram como principais causas a dogmática, o positivismo e o neoliberalismo, mostrando que influenciaram no atual modelo jurídico de plastificação e "manualização" do ensino e desvio dos propósitos do Direito, que se curvou à finalidade econômica e de lucro. Os resultados são relevantes para a educação jurídica e o Direito como um todo, fornecendo subsídios para a resolução dos problemas relacionados ao distanciamento entre a teoria e a prática jurídica e ao descumprimento da finalidade pública do Direito, ao se curvar a aspectos econômicos. Este estudo destaca a importância de uma reformulação estrutural do ensino jurídico, com maior enfoque na hermenêutica e nas humanidades, fornecendo insights para possíveis reformulações no ensino jurídico. Conclui-se que a educação jurídica merece ser reestruturada para a preservação do Direito, passando pela forma como os processos seletivos da OAB e de concursos públicos são realizados, os quais cobram questões que são irrelevantes no papel do jurista. Também desagua na necessidade de rever a importância das humanidades e da sua transversalidade nas demais disciplinas, além de enfatizar a hermenêutica como técnica necessária e imprescindível para a boa aplicação do Direito, que passa pelo crivo do intérprete. Estas conclusões contribuem para um ensino efetivo e libertador, focado na autonomia, no autogerenciamento, no raciocínio crítico e na aplicação eficiente do Direito.
Abstract: This work presents an investigation into legal education, with the aim of find the main gaps that trigger the crisis in the application of Law. The methodology used was bibliographical research, and the results found as main causes are dogmatics, positivism and neoliberalism, showing that influenced the current legal model of plasticization and "manualization" of teaching and deviation from the purposes of Law, which bowed to economic and profit purposes. You results are relevant to legal education and Law as a whole, providing subsidies for resolving problems related to the distance between legal theory and practice and failure to fulfill the purpose public law, when bowing to economic aspects. This study highlights the importance of a structural reformulation of legal education, with greater focus on hermeneutics and the humanities, providing insights for possible reformulations in legal education. It is concluded that legal education deserves to be restructured to the preservation of the Law, including the way in which the OAB's selection processes and public competitions are held, which ask questions that are irrelevant to the role of the jurist. It also leads to the need to review the importance of the humanities and their transversality in other disciplines, in addition to to emphasize hermeneutics as a necessary and essential technique for good application of the Law, which passes through the scrutiny of the interpreter. These conclusions contribute for effective and liberating teaching, focused on autonomy, self-management, critical reasoning and the efficient application of Law.
Keywords: Direito - Estudo e ensino - Currículos
Advogados - Formação
Hermenêutica (Direito)
Humanidades
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Ciências Jurídicas - ECJ
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citation: MENDES, Ana Isabel. O necessário enfoque na hermenêutica e nas humanidades no ensino do direito: Implicações sobre a educação jurídica atual. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2855
Issue Date: 29-May-2023
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Direito

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