???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2826
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O conceito de Hospitalidade em Derrida e seu sentido político-formativo |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Thiago Radünz da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Doro, Marcelo José |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | Bortolini, Bruna de Oliveira |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho investiga a formação na filosofia da educação, com ênfase na noção de hospitalidade em Jacques Derrida, abordando o desafio de resgatar o sentido político desse tema no contexto contemporâneo. O estudo parte da questão: em que medida o conceito de hospitalidade se torna central para a redefinição política e ética da formação? Como objetivo geral, busca-se demonstrar a importância da hospitalidade para um projeto formativo que valorize o acolhimento do Outro, contrapondo-se à racionalidade instrumental do neoliberalismo, esvaziadora do sentido profundo da educação. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter bibliográfico e exploratório, dividindo-se em três partes principais. O primeiro capítulo diagnostica a perda do sentido político da formação, expondo criticamente como o neoliberalismo transformou a educação em um instrumento mercadológico, o que ameaça a construção de uma democracia inclusiva. O segundo capítulo explora o conceito de alteridade em Derrida, relacionando-o à filosofia da hospitalidade para repensar uma formação que inclui o Outro, em razão de que tal movimento representa uma demanda em sociedades plurais e multiculturais. Por fim, o terceiro capítulo propõe uma abordagem ético-política que incorpora o conceito de justiça, argumentando que uma formação democrática e inclusiva deve reconhecer o Outro como sua parte essencial. Os resultados mostram que a noção de hospitalidade, ao ser integrada ao conceito de formação, permite vislumbrar uma "formação por vir", orientada pela ética da alteridade e pela valorização de uma democracia justa. A pesquisa destaca o potencial da hospitalidade para enfrentar a crise democrática e a precarização da formação política, propondo um caminho educacional que responda às complexas demandas do mundo contemporâneo. O trabalho conclui, sem esgotar o debate, a perspectiva apresentada abre espaço para futuras investigações que aprofundem as relações entre hospitalidade, alteridade e justiça na educação. |
Abstract: | This work investigates training in the philosophy of education, with an emphasis on the notion of hospitality in Jacques Derrida, addressing the challenge of rescuing the political meaning of this theme in the contemporary context. The study starts from the question: to what extent does the concept of Does hospitality become central to the political and ethical redefinition of training? As general objective, we seek to demonstrate the importance of hospitality for a project training that values welcoming the Other, opposing rationality instrumental of neoliberalism, emptying the deep meaning of education. Methodologically, the research is bibliographic and exploratory in nature, divided into three main parts. The first chapter diagnoses the loss of the political meaning of training, critically exposing how neoliberalism transformed education into a marketing instrument, which threatens the construction of an inclusive democracy. The second chapter explores the concept of alterity in Derrida, relating it to philosophy of hospitality to rethink a formation that includes the Other, because such movement represents a demand in plural and multicultural societies. |
Keywords: | Educação - Filosofia Hospitalidade |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | SILVA, Thiago Radünz da. O conceito de Hospitalidade em Derrida e seu sentido político-formativo. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2826 |
Issue Date: | 7-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024ThiagoRadunzdaSilva.pdf | Dissertação de Thiago Radünz da Silva | 723.69 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.