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dc.creatorPastre, Patrícia Fernanda Morés-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408077236632143por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2024-11-25T19:51:59Z-
dc.date.issued2024-09-04-
dc.identifier.citationPASTRE, Patrícia Fernanda Morés. O uso de recursos tecnológicos no processo de alfabetização na relação grafema-fonema. 2024.146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2822-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O estudo versa sobre a relação grafema-fonema em crianças na fase da alfabetização com o uso de tecnologias digitais. A legislação prevê que a alfabetização das crianças se efetive até o 2º ano do Ensino Fundamental. Neste sentido, após mudanças na legislação, um período pós-pandêmico e o uso intenso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) pelas crianças, há uma preocupação histórica sobre a eficácia de metodologias de ensino. Este cenário remete à problemática da pesquisa: Como o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode contribuir no processo de alfabetização no que diz respeito à relação grafema-fonema? O objetivo geral constitui-se em explorar formas de potencializar a relação grafema-fonema em crianças em fase de alfabetização com o uso de tecnologias digitais. Os objetivos específicos referem-se a descrever os processos cognitivos de aprendizagem que ocorrem na fase da alfabetização e a identificar tecnologias que podem ser utilizadas no processo de alfabetização diante da relação grafema-fonema. Para tanto, a pesquisa teórica pautou-se nos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs, 2013), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), no Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC, 2019), assim como na Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (2021). O estudo desses documentos e o referencial baseado nos escritos de Soares (2017), Morais (2012; 2022) e Lerner (2002) orientou a organização da pesquisa de intervenção (Damiani, 2012), de caráter qualitativo, e a análise dos dados (Bardin, 2011). As diferentes propostas de atividades desenvolvidas com o uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) ocorreu com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Ficou evidente que a relação grafema-fonema perpassa pelo planejamento de atividades, com intencionalidade pedagógica e diferentes metodologias de ensino, além de critérios definidos conforme as habilidades almejadas para a alfabetização e o letramento. Conclui-se que o uso das TDIC potencializa a relação grafema-fonema e contribui significativamente com o processo de alfabetização.por
dc.description.abstractThis research was carried out in the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), Educational Processes and Language research line, at the University of Passo Fundo, Rio Grande do Sul. The study deals with the grapheme-phoneme relationship in children in the early childhood phase. literacy with the use of digital technologies. The legislation provides that children's literacy will be completed up to the 2nd year of elementary school. In this sense, after changes in legislation, a post-pandemic period and the intense use of Digital Communication and Information Technologies (DICT) by children, there is a historical concern about the effectiveness of teaching methodologies. This scenario refers to the research problem: How can the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) contribute to the literacy process with regard to the grapheme-phoneme relationship? The general objective is to explore ways of enhancing the grapheme-phoneme relationship in children in the literacy phase using digital technologies. The specific objectives refer to describing the cognitive learning processes that occur during the literacy phase and identifying technologies that can be used in the literacy process in view of the grapheme-phoneme relationship. To this end, theoretical research was based on the assumptions of the National Curricular Guidelines for Basic Education (DCNs, 2013), the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), the Base Curriculum for Early Childhood Education and Elementary Education in the Catarinense Territory (CBTC , 2019), as well as in the Literacy Policy for the Santa Catarina State Education Network (2021). The study of these documents and the framework based on the writings of Soares (2017), Morais (2012; 2022) and Lerner (2002) guided the organization of the intervention research (Damiani, 2012), of a qualitative nature, and the analysis of the data ( Bardin, 2011). The different proposals for activities developed using Digital Communication and Information Technologies (TDIC) occurred with students in the 2nd year of Elementary School. It was evident that the grapheme-phoneme relationship permeates the planning of activities, with pedagogical intentionality and different teaching methodologies, in addition to criteria defined according to the skills desired for literacy. It is concluded that the use of TDIC enhances the grapheme-phoneme relationship and contributes significantly to the literacy process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-25T19:51:59Z No. of bitstreams: 1 2024PatriciaFernandaMoresPastre.pdf: 4050784 bytes, checksum: 62310aa43cd6e7ac12eb4be73e244a32 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-25T19:51:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024PatriciaFernandaMoresPastre.pdf: 4050784 bytes, checksum: 62310aa43cd6e7ac12eb4be73e244a32 (MD5) Previous issue date: 2024-09-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectGrafemaspor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO uso de recursos tecnológicos no processo de alfabetização na relação grafema-fonemapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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