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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A continuing digital education in LGBT+ care for healthcare professionals using a m-Health App
???metadata.dc.creator???: Dullius, Willian Roger 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Scortegagna, Silvana Alba
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: O'Keefe-McCarthy, Sheila
???metadata.dc.description.resumo???: Sexualidade e gênero continuam sendo tabus nas sociedades contemporâneas, especialmente dentro de populações cujas identidades não se identificam à heteronormatividade. O envelhecimento ocorre nas interseções daqueles que se identificam como Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT+). A falta de conhecimento específico sobre a assistência ao público LGBT+ contribui para uma assistência em saúde fragmentada e preconceituosa. Diante do exposto, o objetivo geral deste estudo foi desenvolver um curso de educação continuada usando um aplicativo de m-Health para aperfeiçoar a formação de profissionais de saúde sobre o conhecimento específico na assistência à saúde de indivíduos LGBT+. Para responder ao objetivo geral proposto, foram realizados três estudos empíricos. O primeiro estudo científico (capítulo 3) teve como objetivo descrever as percepções da comunidade LGBT+ brasileira sobre seu processo de envelhecimento e suas experiências no acesso à saúde. Além disso, para criar maior conscientização e novos conhecimentos sobre essa percepção, foi realizada uma análise qualitativa suplementar baseada em artes, focada em participantes da comunidade LGBT+ brasileira. A amostra foi composta por 116 adultos. A discriminação generalizada foi vivenciada por indivíduos LGBT+ em vários aspectos da vida. Os participantes não podiam viver autenticamente e se sentiam compelidos a ocultar ou negar sua identidade sexual e de gênero para acessar a saúde de forma equitativa. O segundo estudo científico (capítulo 4) teve como objetivo discutir o desenvolvimento de um curso de educação continuada para profissionais de saúde para fornecer assistência em saúde competente à população LGBT+ brasileira e a implementação desse curso usando uma solução m-Health. O curso de educação continuada, "Ally: Uma Abordagem Holística ao Indivíduo LGBT+" foi desenvolvido com base na taxonomia de Bloom, no Nurses-s Health Education for LGBT Seniors (HEALE), no manual "Implementing Curricular and Institutional Climate Changes to Improve Health Care for Individuals who are LGBT, Gender Nonconforming, or Born with DSD", na Política Nacional de Saúde Integral LGBT, e outras literaturas complementares. Este curso tem seis módulos e foi oferecido através do aplicativo chamado "Além do Arco-Íris". O terceiro estudo científico (capítulo 5) teve como objetivo determinar o conhecimento adquirido, a aceitabilidade e a usabilidade do aplicativo de m-ealth. Este foi um estudo quantitativo, transversal e piloto envolvendo estudantes e profissionais de saúde dos sistemas de saúde privado e público no Brasil. Um total de 42 participantes responderam a todas as perguntas. Apenas 16,7% dos participantes relataram ter recebido educação continuada prévia na área LGBT+. A instrumento de Análise de Necessidades de Treinamento indicou um nível baixo de necessidade de treinamento nesta amostra. Não houve significância estatística entre os resultados dos questionários pré e pós-curso. Em relação ao Questionário de Experiência do Usuário, feedback foi coletado de 29 participantes, que relataram experiências positivas com o aplicativo de m-Health. O curso de educação 14 continuada utilizando uma solução m-Health apresenta uma oportunidade para preencher a lacuna do conhecimento específico sobre a assistência em saúde a população LGBT+. Ao se engajar na educação continuada os profissionais de saúde podem por meio da ampliação e propagação de conhecimentos, práticas e reflexões sobre o processo de trabalho entender melhor as necessidades e experiências únicas dos indivíduos LGBT+, permitindo-lhes fornecer um atendimento que seja tanto equitativo quanto competente em sua prática diária.
Abstract: Sexuality and gender continue to be taboos in contemporary societies, especially within populations whose identities do not identify with heteronormativity. Aging occurs at the intersections of those who identify as Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite, Transsexual and Transgender (LGBT+). Lack of specific knowledge about assistance to the LGBT+ public contributes to fragmented and prejudiced. Given the above, the general objective of this study was to develop a continuing education course using an m-Health application to improve the training of health professionals on knowledge specific to health care for LGBT+ individuals. To respond to proposed general objective, three empirical studies were carried out. The first scientific study (chapter 3) aimed to describe the perceptions of Brazilian LGBT+ community about their aging process and their experiences in accessing healthcare. Furthermore, to create greater awareness and new knowledge about this perception, an analysis was carried out arts-based supplementary qualitative, focused on participants in Brazilian LGBT+ community. The sample consisted of 116 adults. The widespread discrimination has been experienced by LGBT+ individuals in several aspects of life. Participants could not live authentically and felt compelled to hide or deny their sexual and gender identity to access healthcare equitably. The second scientific study (chapter 4) aimed to discuss the development of an education course continued for healthcare professionals to provide healthcare assistance competent to the Brazilian LGBT+ population and the implementation of this course using an m-Health solution. The continuing education course, "Ally: A Holistic Approach to the LGBT+ Individual" was developed based on the Bloom's taxonomy, in Nurses¿s Health Education for LGBT Seniors (HEALE), in the manual "Implementing Curricular and Institutional Climate Changes to Improve Health Care for Individuals who are LGBT, Gender Nonconforming, or Born with DSD", in the National LGBT Comprehensive Health Policy, and other literature complementary. This course has six modules and was offered through application called "Beyond the Rainbow". The third scientific study (chapter 5) aimed to determine the knowledge acquired, acceptability and usability of the m-Health application. This was a quantitative study, cross-sectional and pilot involving students and health professionals from private and public health systems in Brazil. A total of 42 participants answered all the questions. Only 16.7% of participants reported have received prior continuing education in the LGBT+ area. The instrument of Training Needs Analysis indicated a low level of need training in this sample. There was no statistical significance between the results of pre- and post-course questionnaires. Regarding the Questionnaire User Experience,feedback was collected from 29 participants, who reported positive experiences with the m-Health app. The education course 14 continued use of an m-Health solution presents an opportunity to fill the gap in specific knowledge about health care for LGBT+ population. By engaging in continuing education, health professionals health can through the expansion and propagation of knowledge, practices and reflections on the work process, better understand the needs and unique experiences of LGBT+ individuals, allowing them to provide a care that is both equitable and competent in its daily practice.
Keywords: Envelhecimento
Aplicativos móveis
Educação permanente
Telemedicina
Minorias sexuais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Saúde - IS
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Citation: DULLIUS, Willian Roger. A continuing digital education in LGBT+ care for healthcare professionals using a m-Health App. 2024. 138 f. Tese (Doutorado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2821
Issue Date: 29-Aug-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

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