Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, William Dahmer Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1789876051369789por
dc.contributor.advisor1Diedrich, Marlete Sandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6782277245474708por
dc.date.accessioned2024-11-19T16:45:25Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, William Dahmer Silva. O ensino de língua e a construção de princípios teórico-metodológicos à luz do Círculo de Bakhtin. 2024. 63 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2814-
dc.description.resumoEste trabalho visa à proposição de princípios teórico-metodológicos, implicados na construção de propostas estilístico-dialógicas, à luz da perspectiva do Círculo de Bakhtin, para o ensino de língua materna. A partir desse olhar, a pesquisa arquiteta princípios teórico-metodológicos para o ensino de língua numa concepção dialógica à luz de Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2022) e Volóchinov (2017). Toma-se como base um artigo escrito por Mikhail Bakhtin, na década de 1940, intitulado Questões de estilística no ensino da língua (2013), no qual o autor compartilha suas experiências como professor da Escola Ferroviária nº 39 e da Escola Básica nº 14. Para alcançar a proposição dos princípios, delimitam-se, como objetivos específicos: compor um construto teórico acerca de princípios que regem a arquitetônica bakhtiniana, relacionada ao ensino de língua; delimitar o conceito de estilística bakhtiniana, bem como sua relação com o ensino de línguas; investigar como a noção bakhtiniana de língua viva manifesta-se no contexto brasileiro de ensino de língua materna. A metodologia classifica-se como teórica quanto à sua natureza; quanto à abordagem, classifica-se como qualitativa; quanto aos objetivos, é exploratória; quanto aos procedimentos, é bibliográfica, uma vez que buscamos propor, ao final, alternativas metodológicas, as quais, em relação dialética com o trabalho bibliográfico, constituem suporte para a proposição dos princípios almejados. A pesquisa apresenta, como resultado, a formulação dos quatro princípios: Todo diálogo é inconcluso e, por isso, tem de ser analisado a partir de seu direcionamento e inacabamento; todo texto constitui-se a partir de um conteúdo temático, um estilo e uma construção composicional; a análise estilística no ensino de língua vincula o uso das unidades linguísticas ao uso contextualizado e Todo signo é ideológico e revela ecos e vozes distintas. Ao situar os princípios do Círculo, o presente trabalho destaca, em sua análise, uma arquitetônica para o ensino de língua, a qual fundamenta um trabalho estilístico-dialógico. Com essa perspectiva teórico-metodológica, o enfoque dialógico contribui para uma aproximação da realidade da língua viva, o qual confere um olhar estilístico-dialógico para qualquer gênero textual.por
dc.description.abstractThis work aims to propose theoretical-methodological principles, involved in the construction of stylistic-dialogical proposals, in light of the perspective of the Bakhtin Circle, for teaching mother tongue. From this perspective, the research architects theoretical-methodological principles for language teaching in a dialogic conception in the light of Bakhtin (2010, 2011, 2015, 2022) and Voloshinov (2017). It is based on an article written by Mikhail Bakhtin, in the 1990s. 1940, entitled Questions of stylistics in language teaching (2013), in which the author shares his experiences as a teacher at Escola Ferroviária nº 39 and Escola Básica nº 14. To achieve the proposition of principles, the following are defined as specific objectives: compose a theoretical construct about principles that govern Bakhtinian architecture, related to language teaching; delimit the concept of Bakhtinian stylistics, as well as its relationship with language teaching; investigate how the Bakhtinian notion of living language it manifests itself in the Brazilian context of mother tongue teaching. The methodology is classified as theoretical regarding its nature; regarding the approach, it is classified as qualitative; as for the objectives, it is exploratory; regarding procedures, it is bibliographical, since we seek to propose, in the end, methodological alternatives, which, in a dialectical relationship with the bibliographical work, constitute support for the proposition of the desired principles. The research presents, as a result, the formulation of four principles: All dialogue is unfinished and, therefore, must be analyzed based on its direction and incompleteness; every text is constituted from a thematic content, a style and a construction compositional; stylistic analysis in language teaching links the use of linguistic units to contextualized use and Every sign is ideological and reveals distinct echoes and voices. When placing the principles of the Circle, this work highlights, in its analysis, an architectural approach to language teaching, which underlies stylistic-dialogical work. With this perspective theoretical-methodological, the dialogical approach contributes to an approximation of the reality of living language, which gives a stylistic-dialogical look to any textual genre.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-19T16:45:25Z No. of bitstreams: 1 2024WilliamDahmerSilvaRodrigues.pdf: 1728973 bytes, checksum: 673d9957db568b75c0da0d0111ed36a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T16:45:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024WilliamDahmerSilvaRodrigues.pdf: 1728973 bytes, checksum: 673d9957db568b75c0da0d0111ed36a1 (MD5) Previous issue date: 2024-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectDialogismo (Análise literária)por
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO ensino de língua e a construção de princípios teórico-metodológicos à luz do Círculo de Bakhtinpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024WilliamDahmerSilvaRodrigues.pdfDissertação de William Dahmer Silva Rodrigues1.69 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.