???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2812
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Astronomia na educação infantil: uma revisão bibliográfica em teses e dissertações brasileiras |
???metadata.dc.creator???: | Pessutto, Andrezza Tiana |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Darroz, Luiz Marcelo |
???metadata.dc.description.resumo???: | A importância da Astronomia na vida da criança e em toda sua trajetória escolar, em especial na Educação Infantil, vai muito além do desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Essa área da ciência favorece a compreensão de mundo em que vive a criança, de modo a esta não ficar aquém dos fenômenos naturais do cotidiano e auxiliá-la na elaboração dos conceitos nas etapas escolares seguintes. Porém, a presença da Astronomia no meio educacional infantil é recente, havendo necessidade de pesquisas que subsidiem o trabalho em sala de aula, a fim de fortalecer sua prática na Educação Infantil. Na presente pesquisa, com base em produções acadêmicas anteriores, analisou-se o modo como a Astronomia vem sendo considerada na Educação Infantil, evidenciando suas características e direcionamento dos estudos na área. O questionamento principal da presente dissertação foi: O que revelam as pesquisas brasileiras acerca da Astronomia na Educação Infantil? Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, com pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento. Utilizando-se múltiplos descritores, sem recorte temporal, foram analisados 13 trabalhos relacionados à temática, disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, sendo uma tese e 12 dissertações. A análise considerou duas categorias definidas a priori: (i) Contextualização dos estudos; (ii) Astronomia e sua aproximação com a Educação Infantil. Cada categoria foi dividida em subcategorias. A análise da primeira categoria revelou que a produção das pesquisas está concentrada entre os anos de 2016 e 2023; o ano com maior número publicações foi 2019; as regiões brasileiras com publicações na área são a norte, a sul e a sudeste; a maioria dos estudos está na região sudeste, predominantemente em São Paulo, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; onze Programas de pós-graduação protagonizaram os avanços da temática no Brasil, dividido em nove áreas do conhecimento, a maioria vinculado a área de Ciências, associada à Astronomia na BNCC, embora já se possa observar sua presença em Programas de pós-graduação específicos de educação. Observou-se, ainda, a origem de quatro produtos educacionais com orientações para trabalhar a temática em sala de aula e que as pesquisas estão voltadas a alunos com idades acima de quatro anos. Na análise da segunda categoria, constatou-se que a maioria das pesquisas se concentra na área de ciências da natureza ou alfabetização científica; a intenção dos pesquisadores foi entender o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e contribuir com o estudo de recursos pedagógicos específicos para a área; nos objetivos, os verbos mais utilizados, tais como analisar, investigar e contribuir, revelam a necessidade de as investigações continuarem a ser desenvolvidas; todas as pesquisas são de natureza qualitativa; a produção de dados se deu através de pesquisa participante, estudo de campo e pesquisa-ação; os instrumentos mais utilizados para a coleta dos dados foram observações, anotações e registros audiovisuais; o procedimento de análise mais utilizado foi a análise de conteúdo. Dentre os principais resultados observados, os que mais se destacam está o favorecimento da aprendizagem ocorrido no processo das pesquisas e a constatação unânime dos pesquisadores quanto à comprovação da aprendizagem por meio da Astronomia na Educação Infantil, desde que haja comprometimento pedagógico e embasamento científico apropriado. |
Abstract: | The importance of Astronomy in a child's life and throughout their school career, especially in Early Childhood Education, goes far beyond the development of cognitive, social and emotional aspects. This area of science favors the understanding of the world in which children live, so that they do not fall short of everyday natural phenomena and help them in the elaboration of concepts in the following school stages. However, the presence of Astronomy in the children's educational environment is recent, and there is a need for research that supports work in the classroom, in order to strengthen its practice in Early Childhood Education. In this research, based on previous academic productions, we analyzed the way in which Astronomy has been considered in Early Childhood Education, highlighting its characteristics and direction of studies in the area. The main question of this dissertation was: What does Brazilian research reveal about Astronomy in Early Childhood Education? This is a qualitative study, with bibliographical research, of the state of knowledge type. Using multiple descriptors, without a time frame, 13 works related to the theme, available in the CAPES Theses and Dissertations Bank, were analyzed, including one thesis and 12 dissertations. The analysis considered two categories defined a priori: (i) Contextualization of studies; (ii) Astronomy and its approach to Early Childhood Education. Each category was divided into subcategories. The analysis of the first category revealed that research production is concentrated between the years 2016 and 2023; the year with the highest number of publications was 2019; the Brazilian regions with publications in the area are the north, south and southeast; most studies are in the southeast region, predominantly in São Paulo, at the Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; eleven postgraduate programs led the advancement of the theme in Brazil, divided into nine areas of knowledge, the majority linked to the area of Science, associated with Astronomy at BNCC, although its presence can already be observed in specific postgraduate programs in education. It was also observed the origin of four educational products with guidelines for working on the topic in the classroom and that the research is aimed at students over the age of four. In the analysis of the second category, it was found that the majority of research focuses on the area of natural sciences or scientific literacy; the researchers' intention was to understand the development of the teaching-learning process and contribute to the study of specific pedagogical resources for the area; in objectives, the most used verbs, such as analyze, investigate and contribute, reveal the need for investigations to continue to be developed; all research is qualitative in nature; data production took place through participatory research, field study and action research; the most used instruments for data collection were observations, notes and audiovisual records; the most used analysis procedure was content analysis. Among the main results observed, the ones that stand out the most are the favoring of learning that occurred in the research process and the unanimous finding of researchers regarding the proof of learning through Astronomy in Early Childhood Education, as long as there is pedagogical commitment and appropriate scientific basis. |
Keywords: | Astronomia Educação infantil Teses Dissertações |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | PESSUTTO, Andrezza Tiana. Astronomia na educação infantil: uma revisão bibliográfica em teses e dissertações brasileiras.2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2812 |
Issue Date: | 4-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024AndrezzaTianaPessutto.pdf | Dissertação de Andrezza Tiana Pessutto | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.