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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2811
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Giacomini, Fabíola | - |
dc.contributor.advisor1 | Cenci, Angelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5553067405853480 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos Filho, Francisco Carlos dos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6203612431061078 | por |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T15:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | GIACOMINI, Fabíola. Intersubjetividade e dimensão formativa da intervenção psicanalítica na escola. 2024. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2811 | - |
dc.description.resumo | A presente investigação se debruça sobre o trabalho da psicologia na escola pública a partir da psicanálise, reconhecendo sua complexidade e seu caráter interdisciplinar. O tema ganhou relevância com a promulgação da Lei 13.935/2019, que obriga as redes públicas de educação a contarem com psicólogo e assistente social em seus quadros, o que intensificou o debate sobre seu fazer. A pesquisa parte da pergunta: como a psicologia, que vem se somar à educação e à escola, pode, a partir da psicanálise e da noção de intersubjetividade, contribuir para processos não individualizantes, não objetificadores e não patologizantes, mas sim voltados à subjetivação e à emancipação dos sujeitos, por efeito de sua intervenção? O estudo tem como objetivo geral sistematizar uma prática psicanalítica que vem sendo realizada pela autora dentro da escola há 18 anos, analisando os efeitos da intervenção ali efetivada, mediante o conceito de intersubjetividade. Tal prática parte do princípio de que a posição psicanalítica implicada com a escola articula duas dimensões: 1. o reconhecimento do diagnóstico do tempo presente e o lugar da educação inserida nesse contexto; e, 2. a veiculação de uma posição ético-política - inerente ao método psicanalítico - em cada intervenção realizada. O pressuposto fundamental é o de que a noção de intersubjetividade vincula ambas as dimensões - a teórico-crítica e a clínico-interventiva -, sendo ela o conceito-chave da pesquisa. Compreende-se que a intersubjetividade se refere à estrutura de relação mediante a qual a subjetividade se constitui, a saber, a relação com outro humano em posição de alteridade, com efeitos recíprocos. Na perspectiva intersubjetivante, o sujeito sobre o qual incide a escuta e a intervenção psicanalítica na escola não é apenas o "estudante -problema", mas sim toda a estrutura das relações implicadas em seu processo educativo, onde devem operar as transformações. Essa estrutura inclui os familiares, as equipes diretivas e de coordenação pedagógica, professores, monitores e, quando necessário, abrange a rede mais ampla de suporte. A tese defendida é a de que a intervenção do psicanalista na escola, quando sustentada pelo conceito de intersubjetividade, tem como um dos seus importantes efeitos uma dimensão formativa ampla em todos os envolvidos. Por essa razão, as perspectivas metodológicas adotadas são o trato hermenêutico do material bibliográfico e o estudo de caso, narrando fragmentos de intervenção da experiência da pesquisadora. Estão estruturados cinco capítulos. O primeiro trata da chegada da psicologia na escola, explicitando os conceitos de clínica, educação e intersubjetividade, propondo nela uma prática psicanalítica distinta da instauração de processos psicoterapêuticos. O segundo, tomando a vertente crítico-conceitual da intersubjetividade, articula um diagnóstico de época de modo a explicitar as consequências da racionalidade neoliberal, o fomento à neurocultura e ao individualismo, fator este que ataca o núcleo mais profundo da condição humana: o laço intersubjetivo. O terceiro e o quarto capítulos são o coração teórico da tese, onde é desenvolvido o conceito de intersubjetividade a partir da psicanálise. O quinto capítulo apresenta a prática psicanalítica da pesquisadora na escola, trazendo evidências das intervenções concretas ali realizadas, tendo na intersubjetividade o recurso clínico-interventivo que lhe dá a direção. Conclui-se que a intervenção psicanalítica que zela pela formação e pelo sustento de laços intersubjetivos, não só familiares, como também laços ampliados, produzindo distintos níveis de implicação de uns com os outros, produz efeitos de corresponsabilização pelas situações-problema na escola, sendo esta uma importante dimensão formativa. | por |
dc.description.abstract | This investigation focuses on the work of psychology in public schools based on psychoanalysis, recognizing its complexity and interdisciplinary character. The topic gained relevance with the enactment of Law 13,935/2019, which obliges public education networks to have psychologists and social workers on their staff, which intensified the debate about what they do. The research starts from the question: how psychology, which adds to education and school, can, based on psychoanalysis and the notion of intersubjectivity, contribute to non-individualizing, non-objectifying and non-pathologizing processes, but rather focused on subjectivation and to the emancipation of subjects, as a result of their intervention? The general objective of the study is to systematize a psychoanalytic practice that has been carried out by the author within the school for 18 years, analyzing the effects of the intervention carried out there, through the concept of intersubjectivity. This practice is based on the principle that the psychoanalytic position involved with school articulates two dimensions: 1. the recognition of the diagnosis of the present time and the place of education inserted in this context; and, 2. the dissemination of an ethical-political position - inherent to the psychoanalytic method - in each intervention carried out. The fundamental assumption is that the notion of intersubjectivity links both dimensions - the theoretical-critical and the clinical-interventional -, being the key concept of the research. It is understood that intersubjectivity refers to the relationship structure through which subjectivity is constituted, namely, the relationship with another human in a position of otherness, with reciprocal effects. From an intersubjective perspective, the subject on whom listening and psychoanalytic intervention at school focuses is not just the "student-problem", but rather the entire structure of relationships involved in their educational process, where transformations must take place. This structure includes family members, management and pedagogical coordination teams, teachers, monitors and, when necessary, includes the broader support network. The thesis defended is that the psychoanalyst's intervention at school, when supported by the concept of intersubjectivity, has as one of its important effects a broad formative dimension for everyone involved. For this reason, the methodological perspectives adopted are the hermeneutic treatment of bibliographic material and the case study, narrating fragments of intervention from the researcher's experience. Five chapters are structured. The first deals with the arrival of psychology at school, explaining the concepts of clinic, education and intersubjectivity, proposing a psychoanalytic practice distinct from the establishment of psychotherapeutic processes. The second, taking the critical-conceptual aspect of intersubjectivity, articulates a diagnosis of the time in order to explain the consequences of neoliberal rationality, the promotion of neuroculture and individualism, a factor that attacks the deepest core of the human condition: the intersubjective bond . The third and fourth chapters are the theoretical heart of the thesis, where the concept of intersubjectivity is developed from psychoanalysis. The fifth chapter presents the researcher's psychoanalytic practice at school, bringing evidence of the concrete interventions carried out there, with intersubjectivity as the clinical-interventional resource that gives it direction. It is concluded that the psychoanalytic intervention that ensures the formation and maintenance of intersubjective bonds, not only family ones, but also extended bonds, producing different levels of involvement with each other, produces co-responsibility effects for problem situations at school, being This is an important training dimension. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-19T15:56:02Z No. of bitstreams: 1 2024FabiolaGiacomini.pdf: 1392925 bytes, checksum: 96f87fb56d7fa83087bccf17a49a0eb6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-19T15:56:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024FabiolaGiacomini.pdf: 1392925 bytes, checksum: 96f87fb56d7fa83087bccf17a49a0eb6 (MD5) Previous issue date: 2024-08-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicologia escolar | por |
dc.subject | Psicanálise e educação | por |
dc.subject | Escolas públicas | por |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Intersubjetividade e dimensão formativa da intervenção psicanalítica na escola | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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2024FabiolaGiacomini.pdf | Tese de Fabíola Giacomini | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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