Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Flaiane Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753325276812881por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2024-11-18T17:04:51Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Flaiane Rodrigues. As possíveis relações entre as competências digitais docentes e a qualidade da educação na rede pública do município de Passo Fundo no período de 2022 a 2024. 2024. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2809-
dc.description.resumoEste estudo tem como propósito realizar o mapeamento das competências digitais dos docentes na rede municipal de ensino de Passo Fundo/RS, com o intuito de identificar possíveis relações entre tais competências e a qualidade da educação no município. Diante da exposição, a indagação que orienta este estudo é a seguinte: Quais são as relações existentes entre as competências digitais dos docentes e a qualidade da educação na rede municipal de ensino de Passo Fundo no período de 2022/2024? Os objetivos desta pesquisa são delineados como segue: investigar os efeitos de um processo de formação continuada na ampliação das habilidades e competências digitais dos docentes, assim como seus impactos na qualidade da educação; analisar as políticas públicas que incentivam o uso de tecnologias no contexto educacional; interpretar os indicadores de qualidade da educação e, com base neles, inferir o conceito de educação de qualidade; e sistematizar os instrumentos de avaliação em larga escala e diagnóstica, com o intuito de mensurar a qualidade da educação no município de Passo Fundo/RS. Para abordar a pergunta de pesquisa e atingir os objetivos delineados, delimitamos a abordagem metodológica, que se inicia com a revisão das pesquisas já conduzidas sobre esta temática. Posteriormente, recorremos ao embasamento teórico que fundamenta a pesquisa. No que tange à pesquisa empírica, utilizamos o roteiro do Guia EDUTEC, uma ferramenta adaptada do roteiro original, preservando a integridade dos dados reais. O questionário desenvolvido visa diagnosticar o nível de adoção de tecnologia educacional por parte dos professores e gestores. Esses dados devem ser confrontados com a avaliação diagnóstica do município nos anos de 2021 e 2022, considerando os investimentos em infraestrutura e formação docente, com o intuito de averiguar se existe uma correlação entre as competências digitais dos docentes e a qualidade da educação na rede municipal de ensino de Passo Fundo - RS. As análises realizadas a partir de dados primários e secundários indicam que as tecnologias digitais não comprometem a qualidade da educação na rede municipal de ensino de Passo Fundo. Pelo contrário, essas tecnologias potencializam a prática docente, tornando as aulas mais dinâmicas e atraentes para os estudantes.por
dc.description.abstractThis study aims to map the digital skills of teachers in the municipal education network of Passo Fundo/RS, with the aim of identifying possible relationships between such skills and the quality of education in the municipality. In view of the exposition, the question that guides this study is the following: What are the relationships between the digital skills of teachers and the quality of education in the Passo Fundo municipal education network in the period 2022/2024? The objectives of this research are outlined as follows: to investigate the effects of a continuing training process on expanding teachers' digital skills and competencies, as well as its impacts on the quality of education; analyze public policies that encourage the use of technologies in the educational context; interpret education quality indicators and, based on them, infer the concept of quality education; and systematize large-scale assessment and diagnostic instruments, with the aim of measuring the quality of education in the municipality of Passo Fundo/RS. To address the research question and achieve the outlined objectives, we defined the methodological approach, which begins with a review of research already conducted on this topic. Subsequently, we turn to the theoretical basis that underpins the research. Regarding empirical research, we used the EDUTEC Guide script, a tool adapted from the original script, preserving the integrity of the real data. The questionnaire developed aims to diagnose the level of adoption of educational technology by teachers and managers. This data must be compared with the municipality's diagnostic assessment in the years 2021 and 2022, considering investments in infrastructure and teacher training, with the aim of finding out whether there is a correlation between teachers' digital skills and the quality of education in the municipal network. teaching center in Passo Fundo - RS. Analyzes carried out using primary and secondary data indicate that digital technologies do not compromise the quality of education in the Passo Fundo municipal education network. On the contrary, these technologies enhance teaching practice, making classes more dynamic and attractive for students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-18T17:04:50Z No. of bitstreams: 1 2024FlaianeRodriguesCosta.pdf: 10970890 bytes, checksum: d655f315b1609bc2180935301ec7b266 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-18T17:04:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024FlaianeRodriguesCosta.pdf: 10970890 bytes, checksum: d655f315b1609bc2180935301ec7b266 (MD5) Previous issue date: 2024-08-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspor
dc.subjectEnsino - Qualidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs possíveis relações entre as competências digitais docentes e a qualidade da educação na rede pública do município de Passo Fundo no período de 2022 a 2024por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024FlaianeRodriguesCosta.pdfTese de Flaiane Rodrigues Costa10.71 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.