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dc.creatorPresotto, Keila Sabadin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2868061051704118por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2024-11-13T17:20:12Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationPRESOTTO, Keila Sabadin. A interdisciplinaridade no contexto das trilhas de aprofundamento do Novo Ensino Médio em Santa Catarina: das perspectivas e das limitações. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2806-
dc.description.resumoA presente dissertação se vincula à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo-RS. O estudo busca responder à seguinte inquietação: Como a interdisciplinaridade foi implemetada nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio (NEM) de Santa Catarina, considerando a visão dos professores de Matemática? Para tal, delineou-se por objetivo compreender as perspectivas do trabalho interdisciplinar na disciplina de Matemática nas Trilhas de Aprofundamento do NEM, em 2023, nas escolas estaduais pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação de Concórdia-SC. Os objetivos específicos consistiram em: a) conceituar e compreender a interdisciplinaridade, às luz das concepções de Hilton Japiassu (1976) e Ivani Fazenda (2006), considerados precursores da discussão sobre o tema no Brasil; b) entender como a interdisciplinaridade está sendo considerada nos trabalhos científicos contemporâneos; c) identificar as recomendações dos documentos oficiais do Brasil e de Santa Catarina sobre a interdisciplinaridade; d) compreender a organização do NEM nas escolas estaduais e se as Trilhas de Aprofundamento ajudam no contexto de formação interdisciplinar. A pesquisa se fundamenta, sobretudo, nas concepções de Japiassu (1976) e Fazenda (2006), em dissertações contemporâneas sobre o tema e nos marcos legais que norteiam a educação no Brasil e no estado de Santa Catarina. Desse modo, desenvolveu-se: a) revisão de estudos sobre o tema, a fim de conceituar e compreender a interdisciplinaridade; b) pesquisa nos documentos oficiais, para entender os aspectos legais do NEM; c) entrevistas semiestruturadas com oito professores de Matemática que atuaram nas Trilhas de Aprofundamento em 2023; utilizando-se a Análise Textual Discursiva (Moraes; Galliazzi, 2006). A partir das entrevistas semiestuturadas com os professores foram definidas três categorias de análise: (1) concepção dos participantes sobre a interdisciplinaridade; (2) a visão dos professores de Matemática sobre a interdisciplinaridade nas Trilhas de Aprofundamento; (3) o desenvolvimento das Trilhas de Aprofundamento. Os resultados indicam que, embora tenham conhecimento sobre a importância da interdisciplinaridade, os participantes tiveram dificuldades na implementação das Trilhas, como a falta de planejamento coletivo, de diálogo entre os professores e de apoio da equipe gestora. Alguns professores conseguiram desenvolver um trabalho interdisciplinar, mas de forma pontual. Concluiu-se que, para se trabalhar com Trilhas de Aprofundamento, é necessário um trabalho realmente interdisciplinar e isso é possível, desde que haja investimento na formação docente, na reorganização das estruturas físicas e pedagógicas das escolas, aulas específicas para planejamento e maior apoio da gestão.por
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the line of research Educational Processes and Language, from Postgraduate Program in Education at the University of Passo Fundo-RS. The study seeks answer the following question: How was interdisciplinarity implemented in the Trilhas de Deepening the New Secondary Education (NEM) in Santa Catarina, considering the vision of Mathematics teachers? To this end, the objective was to understand the perspectives of interdisciplinary work in the Mathematics discipline in the NEM Deepening Tracks, in 2023, in state schools belonging to the Regional Education Coordination of Concordia-SC. The specific objectives consisted of: a) conceptualizing and understanding the interdisciplinarity, in light of the concepts of Hilton Japiassu (1976) and Ivani Fazenda (2006), considered precursors of the discussion on the topic in Brazil; b) understand how the interdisciplinarity is being considered in contemporary scientific work; w) identify the recommendations of official documents from Brazil and Santa Catarina on the interdisciplinarity; d) understand the organization of the NEM in state schools and whether the Deepening Tracks help in the context of interdisciplinary training. The search will it is based, above all, on the concepts of Japiassu (1976) and Fazenda (2006), in dissertatios contemporary studies on the subject and the legal frameworks that guide education in Brazil and the state from Santa Catarina. In this way, the following was developed: a) review of studies on the topic, in order to conceptualize and understand interdisciplinarity; b) research in official documents, to understand the legal aspects of the NEM; c) semi-structured interviews with eight school teachers Mathematicians who worked on the Deepening Tracks in 2023; using Analysis Discursive Textual (Moraes; Galliazzi, 2006). Based on semi-structured interviews with teachers, three categories of analysis were defined: (1) participants’ conception of the interdisciplinarity; (2) the view of Mathematics teachers on interdisciplinarity on the Deepening Trails; (3) the development of Deepening Trails. You results indicate that, although they are aware of the importance of interdisciplinarity, participants had difficulties implementing the Trails, such as the lack of collective planning, dialogue between teachers and support from the management team. Some teachers managed to develop interdisciplinary work, but in a one-off. It was concluded that, to work with Deepening Trails, it is necessary to have a truly interdisciplinary work and this is possible, as long as there is investment in training teacher, in the reorganization of the physical and pedagogical structures of schools, specific classes for planning and greater management support.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-13T17:20:12Z No. of bitstreams: 1 2024KeilaSabadinPresotto.pdf: 3459054 bytes, checksum: 5f51d2833d9309d4acf98d1f74b1af69 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-13T17:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024KeilaSabadinPresotto.pdf: 3459054 bytes, checksum: 5f51d2833d9309d4acf98d1f74b1af69 (MD5) Previous issue date: 2024-09-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médio - Santa Catarinapor
dc.subjectCurrículos - Mudançapor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopor
dc.subjectReforma do ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA interdisciplinaridade no contexto das trilhas de aprofundamento do Novo Ensino Médio em Santa Catarina: das perspectivas e das limitaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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