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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Gestão democrática: desafios e possibilidades dos conselhos de classe participativos e seus estranhamentos no contexto escolar
???metadata.dc.creator???: Gosenheimer, Sandra Mara 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade, da Universidade de Passo Fundo (IHCEC/UPF), na linha de Políticas Educacionais. Seu objeto de estudo é a Gestão Democrática, os desafios e possibilidades do Conselho de Classe Participativo, bem como e seus estranhamentos no contexto escolar, em sua relação com a avaliação do processo ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada tomando por base uma abordagem qualitativa, mediante o procedimento de análise documental em três escolas públicas estaduais da Coordenadoria Regional de Educação de Concórdia-SC. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar o Conselho de Classe Participativo e sua relação com a avaliação e a gestão democrática. A dissertação foi organizada e estruturada em cinco capítulos. O primeiro trata das considerações introdutórias. O segundo, intitulado Democracia nas escolas públicas, aborda a importância da participação democrática nas escolas e o papel do diretor na gestão das dimensões Administrativa, Física, Financeira e Pedagógica. Para o desenvolvimento desse capítulo recorreu-se a autores como Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, Juan Enrique Díaz Bordenave, Cipriano Carlos Luckesi, Vitor Henrique Paro, José Carlos Libâneo e outros. O terceiro capítulo, denominado Conselho de Classe Participativo: espaço democrático de estranhamentos no contexto escolar, analisa o Conselho de Classe e apoia-se numa pesquisa documental com base na legislação relativa à avaliação das escolas públicas estaduais catarinenses. Nele são analisados o Projeto Político Pedagógico (PPP) e as teorias e práticas democráticas que norteiam a instância do Conselho de Classe Participativo (CCP). O quarto capítulo, intitulado Análise de gestão democrática no Conselho de Classe participativo das escolas pesquisadas, tem como foco o Conselho de Classe Participativo e a avaliação nas escolas pesquisadas, bem como sua importância no ensino e na aprendizagem.O capítulo quinto englobou as Considerações finais. A partir da pesquisa realizada concluiu-se que a gestão democrática se materializa nas escolas e os documentos analisados indicam práticas e mecanismos que ressaltam a relevância da participação e do diálogo com a representatividade de todos os segmentos da instituição no intuito de deliberar soluções-problemas. Constatou-se a corresponsabilidade de todos em contribuir para que a escola cumpra sua função social, bem como seu papel na avaliação escolar e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, sinalizou-se a relevância de a gestão democrática alicerçar-se em políticas de Estado, cuja continuidade seja marcada pela participação, diálogo, tomada de decisão coletiva e aprendizado permanente de quem dela participa.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Postgraduate Program in Education, of the Institute of Humanities, Sciences, Education and Creativity, of the University of Passo Fundo (IHCEC/UPF), in the line of Educational Policies. Its object of study is Democratic Management, the challenges and possibilities of the Participatory Class Council, as well as its strangeness in the school context, in its relationship with the evaluation of the teaching and learning process. The research was carried out based on a qualitative approach, through the document analysis procedure in three state public schools of the Regional Education Coordination of Concórdia-SC. The general objective of the research was to analyze the Participatory Class Council and its relationship with evaluation and democratic management. The dissertation was organized and structured into five chapters. The first deals with introductory considerations. The second, entitled Democracy in public schools, addresses the importance of democratic participation in schools and the role of the principal in managing the Administrative, Physical, Financial and Pedagogical dimensions. To develop this chapter, authors such as Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben, Juan Enrique Díaz Bordenave, Cipriano Carlos Luckesi, Vitor Henrique Paro, José Carlos Libâneo and others were used. The third chapter, called Participatory Class Council: democratic space for estrangement in the school context, analyzes the Class Council and is based on documentary research based on legislation relating to the evaluation of state public schools in Santa Catarina. It analyzes the Political Pedagogical Project (PPP) and the democratic theories and practices that guide the instance of the Participatory Class Council (CCP). The fourth chapter, entitled Analysis of democratic management in the participatory Class Council of the researched schools, focuses on the Participatory Class Council and evaluation in the researched schools, as well as its importance in teaching and learning. The fifth chapter encompassed Final Considerations . From the research carried out, it was concluded that democratic management materializes in schools and the documents analyzed indicate practices and mechanisms that highlight the relevance of participation and dialogue with the representation of all segments of the institution in order to deliberate problem solutions. Everyone's co-responsibility was noted in contributing to the school fulfilling its social function, as well as its role in school evaluation and its importance in the teaching and learning process. Finally, the relevance of democratic management being based on State policies was highlighted, the continuity of which is marked by participation, dialogue, collective decision-making and permanent learning for those who participate in it.
Keywords: Educação
Escolas - Organização e administração
Estudantes - Avaliação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GOSENHEIMER, Sandra Mara. Gestão democrática: desafios e possibilidades dos conselhos de classe participativos e seus estranhamentos no contexto escolar. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2805
Issue Date: 6-Sep-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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