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dc.creatorCarvalho, Vera Lucia Gonçalves-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5918659084636183por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2024-11-12T14:22:55Z-
dc.date.issued2024-09-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Vera Lucia Gonçalves. Projeto de vida e o mundo do trabalho: desafios e possibilidades no contexto do ensino médio. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2804-
dc.description.resumoAs relações com o mundo do trabalho são especialmente complexas, pois envolvem aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais que impactam diretamente a vida em sociedade, especialmente o jovem do Ensino Médio. É importante que os jovens reflitam sobre essas questões tanto dentro quanto fora da escola, reconhecendo que vivenciam contextos e experiências que, ao mesmo tempo, os distinguem e os conectam. Eles ocupam diferentes papéis na sociedade e a educação desempenha uma função central em sua formação. Essa complexidade evidenciada se manifesta, em parte, pela constante evolução das demandas do mundo do trabalho, impulsionada por mudanças tecnológicas, econômicas e sociais do mundo globalizado. Durante o Ensino Médio, os jovens começam a explorar caminhos já enfrentando os desafios dessa realidade em transformação. Para o estudo da presente dissertação trazemos como objetivo geral compreender possibilidades e desafios na elaboração de Projetos de Vida com jovens do Ensino Médio, considerando contextos de precarização e flexibilização do mundo do trabalho. A metodologia de pesquisa adotada é de abordagem qualitativa, bibliográfica e com análise documental. A principal questão norteadora da investigação é: Quais são as possibilidades e desafios na elaboração de Projetos de Vida com jovens do Ensino Médio, considerando contextos de precarização e flexibilização do mundo do trabalho? Objetivamos compreender marcos históricos de transformações do mundo do trabalho e seus efeitos de precarização e de flexibilização; discutir como o mundo do trabalho se relaciona com a educação, particularmente o Ensino Médio, de modo a estabelecer implicações pessoais e sociais em projetos de vida dos jovens. Ancorando-nos em fundamentos teóricos pertinentes e autores como Ricardo Antunes (2002, 2005, 2015, 2017, 2020), Richard Sennett (2009), Anthony Giddens (1990) e Dardot e Laval (2016). Para concluir, destacou-se ser importante debater os limites e as potencialidades do componente curricular ¿Projeto de Vida e Mundo do Trabalho¿ no contexto das juventudes do Ensino Médio no município de Concórdia/SC. A pesquisa mostrou que os documentos que orientam os Professores do Componente como o Currículo Base do Território Catarinense e os Roteiros Pedagógicos do Componente Projeto de Vida, da rede estadual, com foco na Coordenadoria de Concórdia/SC, fornecem suporte para a prática pedagógica dos professores de forma parcial para que os estudantes reflitam sobre seus projetos de vida, evidenciando alguns limites para o trabalho com o componente.por
dc.description.abstractRelations with the world of work are especially complex, as they involve economic, social, cultural and educational aspects that directly impact life in society, especially young people in high school. It is important that young people reflect on these issues both inside and outside of school, recognizing that they live in contexts and experiences that, at the same time, distinguish and connect them. They occupy different roles in society and education plays a central role in their formation. This evident complexity is manifested, in part, by the constant evolution of demands in the world of work, driven by technological, economic and social changes in the globalized world. During high school, young people begin to explore paths already facing the challenges of this changing reality. For the study of this dissertation, our general objective is to understand possibilities and challenges in the development of Life Projects with young people in high school, considering contexts of precariousness and flexibility in the world of work. The research methodology adopted is a qualitative, bibliographical approach with documentary analysis. The main guiding question of the investigation is: What are the possibilities and challenges in developing Life Projects with young people in high school, considering contexts of precariousness and flexibility in the world of work? We aim to understand historical milestones of transformations in the world of work and their effects of precariousness and flexibility; discuss how the world of work relates to education, particularly high school, in order to establish personal and social implications for young people's life projects. Anchoring ourselves in pertinent theoretical foundations and authors such as Ricardo Antunes (2002, 2005, 2015, 2017, 2020), Richard Sennett (2009), Anthony Giddens (1990) and Dardot and Laval (2016). To conclude, it was highlighted that it was important to debate the limits and potential of the curricular component "Projeto de Vida e Mundo do Trabalho" in the context of high school youth in the municipality of Concórdia/SC. The research showed that the documents that guide the Teachers of the Component, such as the Base Curriculum of the Catarinense Territory and the Pedagogical Guides of the Life Project Component, from the state network, focusing on the Coordination of Concordia/SC, provide support for the pedagogical practice of teachers in a partial way so that students reflect on their life projects, highlighting some limits for working with the component.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-12T14:22:55Z No. of bitstreams: 1 2024VeraLuciaGonçalvesCarvalho.pdf: 706690 bytes, checksum: e0c628678ed97248b48a601936031ca5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-12T14:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024VeraLuciaGonçalvesCarvalho.pdf: 706690 bytes, checksum: e0c628678ed97248b48a601936031ca5 (MD5) Previous issue date: 2024-09-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEducação para o trabalhopor
dc.subjectEstudantes do ensino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjeto de vida e o mundo do trabalho: desafios e possibilidades no contexto do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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