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dc.creatorNeves, Esther Almeida das-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5017393546559930por
dc.contributor.advisor1Doro, Marcelo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322617152883131por
dc.date.accessioned2024-11-12T13:43:29Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationNEVES, Esther Almeida das. O sentido pedagógico da criatividade: um estudo sobre a imaginação e pensamento criativo em Vigotski e Lipman. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2800-
dc.description.resumoA presente dissertação está vinculada à linha de Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. O estudo coloca em foco o sentido da criatividade no campo pedagógico. O questionamento central da investigação baseia-se na seguinte pergunta: Diante da ameaça sempre presente de discursos de mistificação da criatividade, que tendem a descaracterizar sua dimensão educativa, qual a singularidade de sua promoção no contexto escolar? Busca-se resposta para essa questão no pensamento de Vigotski e de Lipman, especialmente nas noções de imaginação e pensamento criativo. O objetivo geral consiste em reafirmar o sentido pedagógico da criatividade, associada principalmente à imaginação e ao pensamento criativo, enquanto um processo humanizante que demanda algum grau de diretividade. Além desse objetivo mais amplo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: identificar as compreensões acerca da criatividade no passado e no presente, bem como compreender suas contribuições nos processos de desenvolvimento e aprendizado infantil; explorar o potencial do brincar e do investigar para o favorecimento da criatividade na escola, com base, respectivamente, em Vigotski e Lipman; demarcar, com o suporte desses autores, a especificidade da criatividade no campo educacional e as condições para seu favorecimento no ambiente escolar. A pesquisa, de natureza bibliográfica, tomou como apoio o procedimento metodológico hermenêutico que, de acordo com Bachelard (1996), vale-se de processos linguísticos (texto) e de compreensão do mundo em que os seres humanos estão inseridos, contemplando seus desafios e problemáticas, bem como as interpretações a respeito dessas. O texto divide-se em três capítulos. No primeiro, realiza-se um apanhado geral sobre a criatividade no contexto educacional, seus tabus, relevância e sentido formativo, reservando um espaço para a apresentação da perspectiva vigotskiana acerca da imaginação. No segundo, busca-se aprofundar a reflexão acerca da criatividade, olhando-se para dois de seus principais veios educacionais, a saber, o brincar (Vigotski) e o investigar (Lipman). Procura-se dar especial destaque ao conceito de comunidade de investigação enquanto proposta pedagógica que contribui na elaboração do pensamento criativo e crítico, imprescindível para a formação de cidadãos em prol de uma sociedade democrática. No terceiro e último capítulo, delineia-se, com base em Vigotski e Lipman, um sentido educacional para a criatividade, ao mesmo tempo em que também são apontadas condições para o favorecimento da criatividade no ambiente escolar.por
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the Fundamentals of Education line of the Postgraduate Program in Education at the University of Passo Fundo. The study focuses on the meaning of creativity in the pedagogical field. The central questioning of the investigation is based on the following question: Given the ever-present threat of discourses of mystification of creativity, which tend to mischaracterize its educational dimension, what is the uniqueness of its promotion in the school context? The answer to this question is sought in the thinking of Vygotsky and Lipman, especially in the notions of imagination and creative thinking. The general objective is to reaffirm the pedagogical meaning of creativity, associated mainly with imagination and creative thinking, as a humanizing process that demands some degree of directiveness. In addition to this broader objective, the following specific objectives were established: identify understandings about creativity in the past and present, as well as understanding its contributions to children's development and learning processes; explore the potential of playing and research to promote creativity at school, based, respectively, on Vygotski and Lipman; to demarcate, with the support of these authors, the specificity of creativity in the educational field and the conditions for its promotion in the school environment. The research, of a bibliographic nature, was supported by the hermeneutic methodological procedure which, according to Bachelard (1996), uses linguistic processes (text) and understanding the world in which human beings are inserted, contemplating their challenges and problems, as well as the interpretations regarding them. The text is divided into three chapters. In the first, there is a general overview of creativity in the educational context, its taboos, relevance and formative meaning, reserving space for the presentation of the Vygotskian perspective on imagination. In the second, we seek to deepen the reflection on creativity, looking at two of its main educational areas, namely, playing (Vygotsky) and investigating (Lipman). We seek to give special emphasis to the concept of research community as a pedagogical proposal that contributes to the development of creative and critical thinking, essential for the training of citizens in favor of a democratic society. In the third and final chapter, based on Vygotski and Lipman, an educational meaning for creativity is outlined, while conditions for promoting creativity in the school environment are also highlighted.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-12T13:43:29Z No. of bitstreams: 1 2024EstherAlmeidadasNeves.pdf: 523541 bytes, checksum: 075fa692a16bf5e153925d394d22ff0e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-12T13:43:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024EstherAlmeidadasNeves.pdf: 523541 bytes, checksum: 075fa692a16bf5e153925d394d22ff0e (MD5) Previous issue date: 2024-08-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPensamento criativopor
dc.subjectImaginaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO sentido pedagógico da criatividade: um estudo sobre a imaginação e pensamento criativo em Vigotski e Lipmanpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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