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dc.creatorBertotto, Cláudio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6489990447406860por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.contributor.advisor-co1Dutra, Delamar Volpato-
dc.date.accessioned2024-11-06T12:19:26Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationBERTOTTO, Cláudio. Esclarecimento e formação humana: Foucault leitor de Kant. 2024. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2799-
dc.description.resumoA presente tese trata do esclarecimento e de suas interlocuções com a formação humana a partir das pesquisas de Michel Foucault e sua interpretação dos escritos de Kant sobre o tema. Investiga as relações existentes entre a análise realizada por Foucault sobre o esclarecimento e o conceito por ele elaborado de atitude crítica em diálogo com a formação humana. O tema é desenvolvido tendo como ponto de apoio os estudos que abordam o esclarecimento em Foucault e referem-se às duas primeiras aulas dos textos O Governo de Si e dos Outros e O que São as Luzes?. Em Kant, os textos estudados tomam por base Resposta à Pergunta: O Que é Esclarecimento? e Sobre a Pedagogia. O fio condutor da pesquisa consiste em afirmar que a noção de educação como formação humana (Bildung) subjacente ao esclarecimento (Aufklarung) é indispensável para o cuidado de si e do outro, bem como para o uso público da razão em uma perspectiva de vida que defenda a democracia. Nessa mesma linha, a tese busca compreender ¿ contrapondo-se à razão de mundo neoliberal ¿ a estreita imbricação entre a atitude de saída (Ausgang), como ousadia de pensar por si mesmo (Sapere Aude), em Kant, e o modo como Foucault interpreta essa capacidade nos termos da tradição crítica e de um exercício de si formativo, além de interpretar o sentido de esclarecimento e formação humana como um problema de ontologia do presente. Para dar conta desse propósito é estabelecido um paralelo entre o esclarecimento, o exercício de si, a crítica e a formação humana em Kant e em Foucault. O propósito é considerar tais conceitos como fundamentos da educação enquanto formação humana, com vistas a capacitar indivíduos para participarem do espaço público de forma democrática. Do mesmo modo, reflete-se que o enfraquecimento desse fundamento põe o ser humano no caminho da menoridade e da barbárie e coloca em risco o uso público da razão. Para desenvolver a tese, opta-se por uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, ancorada na postura hermenêutica que propõe o diálogo aberto com as fontes investigadas, tomando o próprio texto como objeto de estudo, compreensão e interpretação. Apoiado nessa metodologia, o trabalho também evidencia o sentido daquilo que Foucault denominou ontologia do presente, isso é, um exercício de interrogação permanente da atualidade. Na mesma linha, reflete sobre as práticas de formação humana que perfazem a história de nossas sociedades, confrontando-as com a possibilidade de sua transformação, criando espaço para formas de cuidado de si e uso público da razão, sem a pretensão de uma normatividade universal ou metafísica. A pesquisa encontra-se dividida em quatro partes. A primeira desenvolve o diagnóstico de época, buscando entender criticamente o tempo presente. A segunda interpreta os textos de Foucault que tratam da questão do esclarecimento (Aufklärung) e sua relação com a ontologia do presente. A terceira toma os textos de Kant sobre o esclarecimento e a pedagogia, buscando evidenciar possibilidades da formação humana esclarecida. Por fim, a quarta, trata do esclarecimento e suas interlocuções com a formação humana, defendendo a tese de que tal articulação pode ser fundamento para a saída do ser humano de sua menoridade. Como conclusão, a tese aponta que, ao reconstruir alguns aspectos das noções filosóficas como prática de vida esclarecida, e ao alinhar a educação nos trilhos da Bildung, Foucault pode indicar que a filosofia e a educação reúnem condições para mostrar um dos caminhos possíveis e impulsionar força intelectual para fundamentar outras práticas sociais e humanas que não se coadunam com a razão neoliberal, mas, sim, com a democracia e a justiça social. Esse caminho evidencia que a aliança entre esclarecimento e formação (Aufklärung e Bildung) dialogal, aberta e de inspiração foucaultiana, pode fundamentar as práticas de formação humana e atitudes filosóficas carregadas de coragem e atitude crítica para a saída da menoridade neoliberal.por
dc.description.abstractThis thesis deals with enlightenment and its interlocutions with human formation based on Michel Foucault's research and his interpretation of Kant's writings on the subject. It investigates the relationships between Foucault's analysis of enlightenment and the concept he developed of a critical attitude in dialogue with human formation. The theme is developed having as a support point the studies that address enlightenment in Foucault and refer to the first two classes of the texts The Government of Self and Others and What Are the Lights?. In Kant, the texts studied are based on the Answer to the Question: What is Enlightenment? and About Pedagogy. The guiding thread of the research consists of affirming that the notion of education as human formation (Bildung) underlying enlightenment (Aufklarung) is indispensable for the care of oneself and others, as well as for the public use of reason in a perspective of life that defend democracy. Along the same lines, the thesis seeks to understand - in opposition to the neoliberal world rationale - the close overlap between the attitude of exit (Ausgang), as the daring to think for oneself (Sapere Aude), in Kant, and the way in which Foucault interprets this capacity in terms of the critical tradition and an exercise of the formative self, in addition to interpreting the meaning of enlightenment and human formation as a problem of ontology of the present. To achieve this purpose, a parallel is established between enlightenment, self-exercise, criticism and human formation in Kant and Foucault. The purpose is to consider such concepts as foundations of education as a human formation, with a view to enabling individuals to participate in the public space in a democratic way. Likewise, it is reflected that the weakening of this foundation puts human beings on the path to minority and barbarism and puts the public use of reason at risk. To develop the thesis, we opted for qualitative research, of a bibliographic nature, anchored in the hermeneutic stance that proposes open dialogue with the sources investigated, taking the text itself as an object of study, understanding and interpretation. Supported by this methodology, the work also highlights the meaning of what Foucault called ontology of the present, that is, an exercise in permanent interrogation of current affairs. In the same vein, it reflects on the practices of human formation that make up the history of our societies, confronting them with the possibility of their transformation, creating space for forms of self-care and public use of reason, without the pretension of universal normativity or metaphysics. The research is divided into four parts. The first develops the diagnosis of time, seeking to critically understand the present time. The second interprets Foucault's texts that deal with the issue of enlightenment (Aufklärung) and its relationship with the ontology of the present. The third takes Kant's texts on enlightenment and pedagogy, seeking to highlight possibilities for enlightened human formation. Por fim, a quarta, trata do esclarecimento e suas interlocuções com a formação humana, defendendo a tese de que tal articulação pode ser fundamento para a saída do ser humano de sua menoridade. Como conclusão, a tese aponta que, ao reconstruir alguns aspectos das noções filosóficas como prática de vida esclarecida, e ao alinhar a educação nos trilhos da Bildung, Foucault pode indicar que a filosofia e a educação reúnem condições para mostrar um dos caminhos possíveis e impulsionar força intelectual para fundamentar outras práticas sociais e humanas que não se coadunam com a razão neoliberal, mas, sim, com a democracia e a justiça social. Esse caminho evidencia que a aliança entre esclarecimento e formação (Aufklärung e Bildung) dialogal, aberta e de inspiração foucaultiana, pode fundamentar as práticas de formação humana e atitudes filosóficas carregadas de coragem e atitude crítica para a saída da menoridade neoliberal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-06T12:19:26Z No. of bitstreams: 1 2024ClaudioBertotto.pdf: 826105 bytes, checksum: 1ab8cb2771fa708d4d0c292a7d7d6aa5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T12:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024ClaudioBertotto.pdf: 826105 bytes, checksum: 1ab8cb2771fa708d4d0c292a7d7d6aa5 (MD5) Previous issue date: 2024-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectComportamento humanopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEsclarecimento e formação humana: Foucault leitor de Kantpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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