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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Socialização escolar infantil mediante a interação: um tema a partir de três enfoques piagetianos
???metadata.dc.creator???: Petter, Francine Bohne Ritta 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cenci, Angelo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação desenvolve como temática central a socialização escolar mediante interação, discutindo-a a partir de três enfoques de matriz piagetiana. O objetivo geral é explorar autores dessa tradição de modo a compreender como eles abordam a socialização escolar infantil e qual é o alcance de suas abordagens para o fomento de práticas nessa direção na atualidade. A problemática do estudo é formulada da seguinte maneira: Qual é o significado atribuído à socialização escolar infantil nos enfoques teóricos de Jean Piaget, Ives de La Taille e Joseph Maria Puig e qual seu alcance para a atualidade? A fim de tematizar-se essa questão, buscou-se o recurso metodológico da hermenêutica, por meio de estudos bibliográficos e webgráficos dos autores referidos e de alguns de seus comentaristas. A pesquisa está estruturada em três capítulos. O primeiro trata sobre a socialização moral em Piaget, mediante os conceitos de cooperação, reciprocidade, respeito mútuo e solidariedade. O segundo discorre sobre a socialização moral em sentido neopiagetiano em La Taille e no volume 8 dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), que trata sobre a ética. O terceiro inicia apresentando exemplos de práticas alicerçadas em políticas educacionais neoliberais e que assumem um caráter heteronomizante na escola, razão pela qual contrastam com processos de socialização como interação e cooperação em sentido piagetiano e neopiagetiano. Como contraponto a tais práticas, recorre-se a Joseph Maria Puig e sua concepção de socialização escolar mediante práticas morais. Com base nesse autor, aborda-se o que é uma prática moral e o modo como a socialização moral pode ser aprimorada pelos diferentes tipos deas práticas morais. Conclui-se que a perspectiva de Piaget e as abordagens neopiagetianas de La Taille, dos PCNs e de Puig possuem um papel importante para o fomento de práticas de socialização escolar infantil na atualidade. Esse papel torna-se ainda mais importante em razão de que tais perspectivas teóricas, por defenderem uma concepção de interação marcadamente voltada à autonomia, possibilitam fazer frente a práticas socializadoras heteronomizantes de cunho neoliberal, tais como Programas de leitura ancorados em plataformas digitais, Gamificação, Educação Financeira e Homeschooling.
Abstract: This dissertation develops as its central theme school socialization through interaction, discussing it from three Piagetian approaches. The general objective is to explore authors of this tradition in order to understand how they approach school socialization children and what is the scope of their approaches to promoting practices in this direction in current affairs. The problem of the study is formulated as follows: What is the meaning attributed to children's school socialization in the theoretical approaches of Jean Piaget, Ives de La Taille and Joseph Maria Puig and what is its reach today? In order to address this issue, the methodological resource of hermeneutics was sought, through bibliographical and webgraphics of the mentioned authors and some of their commentators. The research is structured in three chapters. The first deals with moral socialization in Piaget, through the concepts of cooperation, reciprocity, mutual respect and solidarity. The second discusses the moral socialization in a neo-Piagetian sense in La Taille and in volume 8 of the Parameters National Curricular Studies (PCNs), which deals with ethics. The third begins by presenting examples of practices based on neoliberal educational policies and which take on a heteronomizing at school, which is why they contrast with socialization processes such as interaction and cooperation in the Piagetian and neo-Piagetian sense. As a counterpoint to such practices, we resort to Joseph Maria Puig and his conception of school socialization through moral practices. Based on this author, we discuss what a moral practice is and how Moral socialization can be enhanced by different types of moral practices. It is concluded that Piaget's perspective and the neo-Piagetian approaches of La Taille, the PCNs and Puig play an important role in promoting children’s school socialization practices in current affairs. This role becomes even more important because such perspectives theoretical, as they defend a conception of interaction markedly focused on autonomy, make it possible to confront heteronomizing socializing practices of a neoliberal nature, such as such as Reading programs anchored on digital platforms, Gamification, Education Finance and Homeschooling.
Keywords: Interação social em crianças
Desenvolvimento moral
Socialização
Educação de crianças
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PETTER, Francine Bohne Ritta. Socialização escolar infantil mediante a interação: um tema a partir de três enfoques piagetianos . 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2798
Issue Date: 20-Aug-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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