Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2798
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPetter, Francine Bohne Ritta-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7300625714563236por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2024-11-06T12:12:33Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationPETTER, Francine Bohne Ritta. Socialização escolar infantil mediante a interação: um tema a partir de três enfoques piagetianos . 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2798-
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolve como temática central a socialização escolar mediante interação, discutindo-a a partir de três enfoques de matriz piagetiana. O objetivo geral é explorar autores dessa tradição de modo a compreender como eles abordam a socialização escolar infantil e qual é o alcance de suas abordagens para o fomento de práticas nessa direção na atualidade. A problemática do estudo é formulada da seguinte maneira: Qual é o significado atribuído à socialização escolar infantil nos enfoques teóricos de Jean Piaget, Ives de La Taille e Joseph Maria Puig e qual seu alcance para a atualidade? A fim de tematizar-se essa questão, buscou-se o recurso metodológico da hermenêutica, por meio de estudos bibliográficos e webgráficos dos autores referidos e de alguns de seus comentaristas. A pesquisa está estruturada em três capítulos. O primeiro trata sobre a socialização moral em Piaget, mediante os conceitos de cooperação, reciprocidade, respeito mútuo e solidariedade. O segundo discorre sobre a socialização moral em sentido neopiagetiano em La Taille e no volume 8 dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), que trata sobre a ética. O terceiro inicia apresentando exemplos de práticas alicerçadas em políticas educacionais neoliberais e que assumem um caráter heteronomizante na escola, razão pela qual contrastam com processos de socialização como interação e cooperação em sentido piagetiano e neopiagetiano. Como contraponto a tais práticas, recorre-se a Joseph Maria Puig e sua concepção de socialização escolar mediante práticas morais. Com base nesse autor, aborda-se o que é uma prática moral e o modo como a socialização moral pode ser aprimorada pelos diferentes tipos deas práticas morais. Conclui-se que a perspectiva de Piaget e as abordagens neopiagetianas de La Taille, dos PCNs e de Puig possuem um papel importante para o fomento de práticas de socialização escolar infantil na atualidade. Esse papel torna-se ainda mais importante em razão de que tais perspectivas teóricas, por defenderem uma concepção de interação marcadamente voltada à autonomia, possibilitam fazer frente a práticas socializadoras heteronomizantes de cunho neoliberal, tais como Programas de leitura ancorados em plataformas digitais, Gamificação, Educação Financeira e Homeschooling.por
dc.description.abstractThis dissertation develops as its central theme school socialization through interaction, discussing it from three Piagetian approaches. The general objective is to explore authors of this tradition in order to understand how they approach school socialization children and what is the scope of their approaches to promoting practices in this direction in current affairs. The problem of the study is formulated as follows: What is the meaning attributed to children's school socialization in the theoretical approaches of Jean Piaget, Ives de La Taille and Joseph Maria Puig and what is its reach today? In order to address this issue, the methodological resource of hermeneutics was sought, through bibliographical and webgraphics of the mentioned authors and some of their commentators. The research is structured in three chapters. The first deals with moral socialization in Piaget, through the concepts of cooperation, reciprocity, mutual respect and solidarity. The second discusses the moral socialization in a neo-Piagetian sense in La Taille and in volume 8 of the Parameters National Curricular Studies (PCNs), which deals with ethics. The third begins by presenting examples of practices based on neoliberal educational policies and which take on a heteronomizing at school, which is why they contrast with socialization processes such as interaction and cooperation in the Piagetian and neo-Piagetian sense. As a counterpoint to such practices, we resort to Joseph Maria Puig and his conception of school socialization through moral practices. Based on this author, we discuss what a moral practice is and how Moral socialization can be enhanced by different types of moral practices. It is concluded that Piaget's perspective and the neo-Piagetian approaches of La Taille, the PCNs and Puig play an important role in promoting children’s school socialization practices in current affairs. This role becomes even more important because such perspectives theoretical, as they defend a conception of interaction markedly focused on autonomy, make it possible to confront heteronomizing socializing practices of a neoliberal nature, such as such as Reading programs anchored on digital platforms, Gamification, Education Finance and Homeschooling.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-11-06T12:12:33Z No. of bitstreams: 1 2024FrancineBohneRittaPetter.pdf: 578746 bytes, checksum: 4085d515e17352b0525dd629ab5bed9c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-06T12:12:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024FrancineBohneRittaPetter.pdf: 578746 bytes, checksum: 4085d515e17352b0525dd629ab5bed9c (MD5) Previous issue date: 2024-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteração social em criançaspor
dc.subjectDesenvolvimento moralpor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSocialização escolar infantil mediante a interação: um tema a partir de três enfoques piagetianospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024FrancineBohneRittaPetter.pdfDissertação de Francine Bohne Ritta Petter565.18 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.