Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2796
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A influência da cultura digital na percepção do papel das tecnologias na vida dos alunos
???metadata.dc.creator???: Ricci, Gery Odair 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Adriano Canabarro
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação resulta de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa 2 - Processos Educativos e Linguagem. Discutimos conceitos como ciberespaço, cibercultura, sociedade em rede e cultura digital, assim como as relações destes conceitos com a sociedade atual, suas implicações para a educação e para os sujeitos do século XXI. O trabalho abrange a perspectiva das relações entre a escola, o professor e o aluno, bem como as responsabilidades da escola e dos professores para com uma cultura digital emancipadora, transformadora, consciente e crítica. Tratamos dos desafios enfrentados pela escola e da necessidade, defendida por autores tais como Castells (1999, 2017, 2023, 2024); Lévy (1999); Recuero (2009); Teixeira (2010); Charlot (2020); Dalbosco (2015); Zuin (2012); Resnick (2020); Anderson (2012); Prensky (2021); Santaella (2023); Moran (2012); Nóvoa (2022) de uma transformação não apenas dos espaços físicos, mas também dos currículos e métodos de ensino. É dentro dessa orientação que buscamos identificar a influência da cultura digital na percepção dos alunos sobre o papel das tecnologias em suas vidas. Destacamos a pergunta de nossa pesquisa: Qual a influência da cultura digital na percepção do papel das tecnologias na vida dos alunos? Nosso objetivo geral é analisar a relação entre a cultura digital e a percepção dos alunos sobre as tecnologias. Os objetivos específicos são os seguintes: investigar como a exposição dos alunos à cultura digital afeta sua percepção das tecnologias, considerando aspectos positivos e negativos; identificar as principais dificuldades dos alunos no uso de tecnologias para atividades pedagógicas e científicas; identificar as principais habilidades e conhecimentos necessários à promoção da cultura digital; investigar como a cultura digital influencia a mediação das atividades e a relação entre professores e alunos nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Ciências, História e Geografia; identificar a influência da cultura digital na percepção dos alunos sobre o papel das tecnologias em suas vidas. O campo de estudo foi o projeto interdisciplinar "Caminhos Digitais: Cultura Digital na Formação Humana", realizado em uma turma do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola situada no município de Irani, SC, composta por vinte e dois alunos. O projeto envolveu professores das disciplinas de Matemática, História, Geografia, Ciências, Português e Artes. Trata-se de uma sequência pedagógica de sete atividades envolvendo a cultura digital com o intuito de desenvolver as competências e habilidades para a cultura digital descritas na BNCC. Foi realizado estudo empírico, de caso único, de tipo descritivo e qualitativo. Os métodos utilizados para a coleta de evidências foram: a observação participante e o recurso a artefatos físicos. Na análise dos dados, recorremos a uma estratégia analítica geral, desenvolvida por meio da descrição do caso, e, como parte da estratégia geral, empregamos técnicas analíticas específicas na forma de análise dos modelos lógicos de programa, combinando técnicas de adequação ao padrão e análise das séries temporais (Yin, 2001). Concluímos que o projeto "Caminhos Digitais: Cultura Digital na Formação Humana" proporcionou uma influência significativa e positiva na percepção dos alunos sobre o papel das tecnologias em suas vidas. O projeto promoveu uma maior interação e colaboração, facilitou o domínio de novas ferramentas tecnológicas, enriqueceu as experiências de aprendizado e aumentou a compreensão e a responsabilidade digital entre os alunos.
Abstract: This dissertation is the result of research developed within the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), from the University of Passo Fundo, in research line 2 - Processes Educational and Language. We discuss concepts such as cyberspace, cyberculture, society in network and digital culture, as well as the relationships of these concepts with current society, their implications for education and subjects in the 21st century. The work covers the perspective of the relationships between the school, the teacher and the student, as well as the responsibilities of schools and teachers towards an emancipatory, transformative, digital culture conscious and critical. We address the challenges faced by the school and the need, defended by authors such as Castells (1999, 2017, 2023, 2024); Lévy (1999); Recovery (2009); Teixeira (2010); Charlotte (2020); Dalbosco (2015); Zuin (2012); Resnick (2020); Anderson (2012); Prensky (2021); Santaella (2023); Moran (2012); Nóvoa (2022) from a transformation not only of physical spaces, but also of curricula and methods of teaching. It is within this orientation that we seek to identify the influence of digital culture on students' perception of the role of technologies in their lives. We highlight the question of our research: What is the influence of digital culture on the perception of the role of technologies in students' lives? Our general objective is to analyze the relationship between digital culture and perception of students about technologies. The specific objectives are the following: to investigate how Students' exposure to digital culture affects their perception of technologies, considering positive and negative aspects; identify students’ main difficulties in using technologies for pedagogical and scientific activities; identify key skills and knowledge necessary to promote digital culture; investigate how digital culture influences the mediation of activities and the relationship between teachers and students in the disciplines of Mathematics, Portuguese Language, Arts, Sciences, History and Geography; identify the influence of digital culture in students' perception of the role of technologies in their lives. The field of study was the interdisciplinary project "Digital Paths: Digital Culture in Human Formation", carried out in a 9th year class of elementary school II in a school located in the municipality of Irani, SC, composed of twenty-two students. The project involved teachers from the subjects of Mathematics, History, Geography, Science, Portuguese and Arts. It is a pedagogical sequence of seven activities involving digital culture with the aim of developing the skills and abilities for digital culture described in BNCC. An empirical, single-case, descriptive and qualitative study was carried out. You methods used to collect evidence were: participant observation and the use of physical artifacts. In analyzing the data, we used a general analytical strategy, developed through the case description, and, as part of the overall strategy, we employ specific analytical techniques in the form of analysis of program logic models, combining standard matching techniques and time series analysis (Yin, 2001). We conclude that the project "Digital Paths: Digital Culture in Human Formation" provided a significant and positive influence on students' perception of the role technologies in their lives. The project promoted greater interaction and collaboration, facilitated the mastery of new technological tools, enriched the experiences of learning and increased understanding and digital responsibility among students.
Keywords: Tecnologia educacional
Cultura e tecnologia
Ciberespaço
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: RICCI, Gery Odair. A influência da cultura digital na percepção do papel das tecnologias na vida dos alunos. 2024. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2796
Issue Date: 5-Sep-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024GeryOdairRicci.pdfDissertação de Gery Odair Ricci6.96 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.