???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2795
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A escolha democrática dos gestores da escola pública: o caso do estado de Santa Catarina |
???metadata.dc.creator???: | Benjamini, Josseane |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo emerge do interesse em compreender o ambiente e a atuação dos profissionais da educação no contexto escolar, com especial atenção ao processo participativo em uma educação fundamentada em princípios legais. A pergunta que orienta a pesquisa é formulada do seguinte modo: Como ocorre o processo de escolha dos gestores nas escolas públicas do Estado de Santa Catarina e quais são os desdobramentos democráticos dessa prática na gestão escolar? Nosso foco central é a eleição para diretores escolares nas escolas estaduais de Santa Catarina, destacando a Gestão Democrática como elemento-chave. Adotamos uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada em levantamento bibliográfico, explorando obras que abordam conceitos relacionados à gestão escolar democrática, à participação comunitária e aos desdobramentos das eleições de diretores. A revisão bibliográfica visa compreender diversas perspectivas, desafios e benefícios associados à escolha democrática de diretores, especialmente destacando nuances específicas do contexto catarinense. Ao abordar a Gestão Democrática na escola, contextualizamos historicamente a Gestão Democrática em Santa Catarina, explorando ganhos, benefícios e possibilidades associados a essa abordagem na escola pública. Dividido em seções estruturadas, o trabalho inclui introdução, gestão escolar, os ganhos e benefícios de uma Gestão Democrática na escola pública e considerações finais. Foram adotados autores como Libâneo (2007), Paro (2003), Lima (2018) e Souza (2007) para embasar nossa análise. A inclusão das perspectivas desses autores permitiu uma análise mais rica e detalhada, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos processos e resultados da Gestão Democrática nas escolas públicas. A pesquisa revelou que, embora a eleição de diretores represente um avanço para o fortalecimento da gestão democrática, ainda há grandes desafios relacionados à sua plena implementação. Concluímos que essa prática contribui para uma gestão escolar mais inclusiva, homologada aos anseios e necessidades da comunidade escolar, proporcionando subsídios valiosos para a formulação de políticas educacionais externas à promoção de uma gestão democrática e equitativa. |
Abstract: | The present study emerges from the interest in understanding the environment and the actions of education professionals in the school context, with special attention to the participatory process in an education based on legal principles. The question that guides the research is formulated as follows: How the process of choosing managers in schools occurs public institutions in the State of Santa Catarina and what are the democratic consequences of this practice in school management? Our central focus is the election of school principals in schools states of Santa Catarina, highlighting Democratic Management as a key element. We adopted a qualitative methodological approach, based on a survey bibliographical, exploring works that address concepts related to school management democracy, community participation and the consequences of director elections. The bibliographic review aims to understand different perspectives, challenges and associated benefits to the democratic choice of directors, especially highlighting context-specific nuances Santa Catarina. When approaching Democratic Management at school, we historically contextualize the Democratic Management in Santa Catarina, exploring gains, benefits and possibilities associated with this approach in public schools. Divided into structured sections, the work includes introduction, school management, the gains and benefits of Democratic Management in public school and final considerations. Authors such as Libâneo (2007), Paro (2003), Lima (2018) and Souza (2007) to support our analysis. The inclusion of perspectives of these authors allowed a richer and more detailed analysis, contributing to a deeper understanding of the processes and results of Democratic Management in schools public. The research revealed that, although the election of directors represents progress for the strengthening democratic management, there are still major challenges related to its full implementation. We conclude that this practice contributes to more efficient school management. inclusive, approved to the desires and needs of the school community, providing valuable subsidies for the formulation of educational policies external to the promotion of a democratic and equitable management. |
Keywords: | Escolas - Organização e administração Diretores escolares - Santa Catarina |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | BENJAMINIi, Josseane. A escolha democrática dos gestores da escola pública: o caso do estado de Santa Catarina. 2024. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2795 |
Issue Date: | 30-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024JosseaneBenjamini.pdf | Dissertação Josseane Benjamini | 564.84 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.