???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2794
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Políticas da profissionalização na reforma do ensino médio - Lei nº 13415/2017: entre a qualificação técnica e a formação cidadã |
???metadata.dc.creator???: | Trevizan, Catiane Richetti |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Fávero, Altair Alberto |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa está vinculada à Linha das Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UPF/RS, e tem como objetivo investigar os pressupostos da atual reforma do Ensino Médio no âmbito da profissionalização e sua confrontação com a perspectiva educacional de uma formação cidadã. O problema de pesquisa é orientado pela seguinte questão: Em que aspectos os pressupostos subjacentes à reforma do Ensino Médio profissionalizante alinham-se a uma concepção instrumental e confrontam-se com a ideia de uma formação cidadã? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, exploratória quanto aos seus objetivos, qualitativa em relação à abordagem do problema e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos. A dissertação está organizada em quatro capítulos. Inicialmente, expõe a trajetória acadêmica da autora, fazendo uma breve relação com o tema da pesquisa. A seguir, busca identificar os principais pressupostos neoliberais que estão presentes na formação profissional na Reforma do Ensino Médio, proposta pela Lei nº 13.415/2017. Ainda, neste segundo capítulo, é elaborada uma análise do contexto social em que a pesquisa está inserida, discutindo-se sobre o neoliberalismo e as políticas educacionais neoliberais, e é realizada uma abordagem sobre a relevância da discussão do tema da formação cidadã. No terceiro capítulo, o estudo analisa os dispositivos legais da política que protagonizaram a referida reforma no que se refere à profissionalização, confronta os pressupostos da reforma mencionada com a dimensão ampliada de formação cidadã, e indica estratégias de oposição e resistência que poderiam ocorrer nos espaços escolares, visando tratar a profissionalização como formação cidadã. A pesquisa fundamenta-se em autores como Laval (2004), Nussbaum (2015), Laval; Vergne (2023), Caetano; Porto Júnior; Sobrinho (2021), Fávero; Tonieto; Consaltér; Centenaro (2021), Fávero; Tonieto; Consaltér (2020), dentre outros, que de um modo mais específico pesquisam o Ensino Médio. Como resultado da pesquisa, destaca-se: a presença dos pressupostos da racionalidade neoliberal na referida reforma; a constatação que a educação no Brasil não superou a dualidade histórica entre a educação básica de nível médio e a educação profissional; as lacunas, tanto da formação geral quanto da formação diversificada, que fragilizam a formação cidadã; a precarização dos recursos humanos nas escolas que inviabilizam uma educação qualificada para os jovens; a confiança que os cinco princípios de Laval e Vergne (2023) sobre a educação democrática possibilitam-nos esperançar a educação de nível médio. |
Abstract: | This research is linked to the Line of Educational Policies of the Postgraduate Program in Education at UPF/RS, and aims to investigate the assumptions of the current reform of High School within the scope of professionalization and its confrontation with the educational perspective of a training citizen. The research problem is guided by the following question: In what aspects do the assumptions underlying the reform of vocational high school align with an instrumental conception and confront the idea of citizenship training? Methodologically, this is basic research, exploratory in terms of its objectives, qualitative in relation to the approach to the problem and bibliographic and documentary in terms of procedures. The dissertation is organized into four chapters. Initially, it explains the author's academic trajectory, making a brief relationship with the research topic. Next, it seeks to identify the main neoliberal assumptions that are present in professional training in the Secondary Education Reform, proposed by Law nº 13,415/2017. Furthermore, in this second chapter, an analysis of the social context in which the research is inserted is elaborated, discussing neoliberalism and neoliberal educational policies, and an approach is made to the relevance of discussing the topic of citizenship formation. In the third chapter, the study analyzes the legal provisions of the policy that led to the aforementioned reform with regard to professionalization, confronts the assumptions of the mentioned reform with the expanded dimension of citizenship training, and indicates strategies of opposition and resistance that could occur in spaces students, aiming to treat professionalization as citizenship training. The research is based on authors such as Laval (2004), Nussbaum (2015), Laval; Vergne (2023), Caetano; Porto Junior; Sobrinho (2021), Fávero; Tonieto; Consaltér; Centenaro (2021), Fávero; Tonieto; Consaltér (2020), among others, who in a more specific way research High School. As a result of the research, the following stands out: the presence of the assumptions of neoliberal rationality in the aforementioned reform; the observation that education in Brazil has not overcome the historical duality between basic secondary education and professional education; the gaps, both in general training and in diversified training, which weaken citizenship training; the precariousness of human resources in schools, which makes qualified education unfeasible for young people; the confidence that Laval and Vergne's (2023) five principles on democratic education enable us to hope for secondary education. |
Keywords: | Educação e Estado Neoliberalismo - Educação Ensino médio - Currículos Cidadania - Educação Ensino profissional |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | TREVIZAN, Catiane Richetti. Políticas da profissionalização na reforma do ensino médio - Lei nº 13415/2017: entre a qualificação técnica e a formação cidadã. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2794 |
Issue Date: | 19-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024CatianeRichettiTrevizan.pdf | Dissertação Catiane Richetti Trevizan | 873.6 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.