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dc.creatorGhiggi, Caroline Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4088061985819557por
dc.contributor.advisor1Rosa, Cleci Teresinha Werner da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811799682690860por
dc.contributor.advisor-co1Vizzotto, Patrick Alves-
dc.date.accessioned2024-10-31T12:40:58Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationGHIGGI, Caroline Maria. Da história às tendências atuais: análise de duas décadas (2000-2020) de teses brasileiras em ensino de ciências nos anos iniciais do ensino. 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2793-
dc.description.resumoO presente estudo realiza um resgate histórico sobre o desenvolvimento e a consolidação do ensino de Ciências nos Anos Iniciais no cenário brasileiro, destacando sua inclusão na agenda das pesquisas nacionais, de modo a apontar as tendências da área. Estudos de diversas áreas têm evidenciado que analisar a produção de um campo específico possibilita um melhor entendimento e contribui para sua divulgação e desenvolvimento. No ensino de Ciências presente nos Anos Iniciais, o destaque fica por conta das discussões entorno de sua presença nos currículos escolares, bem como das concepções teóricas que sustentam as práticas pedagógicas. Para identificar esse percurso histórico e analisar tendências teóricas para essas práticas, o presente estudo busca responder o seguinte questionamento: o que revelam as teses brasileiras publicadas no período de 2000 a 2020 em termos do ensino de Ciências para os Anos Iniciais? O objetivo geral está em compreender os caminhos do ensino de Ciências nos Anos Iniciais no Brasil, por meio da análise das teses produzidas entre 2000 e 2020, identificando o estado atual dessas pesquisas e as tendências emergentes no campo, especialmente em termos dos modelos pedagógicos. Para atingir esse objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento, com resultados analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). Utilizou-se como base de dados o Catálogo de teses e dissertações da CAPES, a partir de descritores previamente selecionados e restringindo a busca a teses produzidas no período de 2000 a 2020 nas áreas de avaliação, Educação e Ensino. A busca resultou na identificação de 89 teses produzidas nessas áreas e no período especificado. Essas teses foram analisadas por meio de seus resumos, desenvolvendo-se, como primeira categoria de análise, um panorama das produções brasileiras sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais. Na segunda categoria, foram identificadas 17 teses que abordam intervenções didáticas, procedendo à análise mais aprofundada dessas produções. Para isso realizou-se a leitura completa dos textos, classificando-os segundo os modelos propostos por Fernandes (2015). Ao identificar que esse modelo era insuficiente para classificar as teses mais recentes, propuseram-se novos modelos pedagógicos para o ensino de Ciências, reanalisando essas teses a partir da nova perspectiva. Os resultados indicam uma transição significativa nas abordagens pedagógicas do ensino de Ciências nos Anos Iniciais ao longo do tempo. Inicialmente caracterizado por uma abordagem centrada na memorização de fatos e conceitos, o ensino de Ciências passou a adotar uma perspectiva cognitivista, focada no processo de aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Recentemente, observou-se um movimento que valoriza os contextos sociais e os impactos na sociedade, implicando uma compreensão mais ampla da educação científica. Esse novo enfoque reconhece a interação dinâmica entre os indivíduos e o ambiente, bem como os efeitos dessa interação na formação da sociedade e dos próprios indivíduos. Todavia, infere-se ao longo do texto a necessidade de considerar nos processos pedagógicos tanto a perspectiva centrada nos aspectos internos quanto a que destaca os aspectos externos da aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. A busca por um equilíbrio entre essas abordagens emerge como uma estratégia promissora para aprimorar as práticas cotidianas em sala de aula, conforme evidenciado em algumas das teses analisadas. Como conclusão da tese, o estudo aponta uma nova classificação de modelos pedagógicos, os quais demonstram que o modelo-histórico-cultural é predominante, ao passo que se defende a adoção de um modelo de práticas epistêmicas.por
dc.description.abstractThis study provides a historical review of the development and consolidation of the teaching Science in the Early Years in the Brazilian scenario, highlighting its inclusion in the agenda of national research, in order to highlight trends in the area. Studies from different areas have shown that analyzing the production of a specific field allows for better understanding and contributes to its dissemination and development. In science teaching present in the Initial Years, the highlight is the discussions surrounding its presence in school curricula, as well as the theoretical conceptions that support the practices pedagogical. To identify this historical trajectory and analyze theoretical trends for these practices, this study seeks to answer the following question: what do the theses reveal? Brazilian studies published in the period from 2000 to 2020 in terms of teaching Science for the Years Initials? The general objective is to understand the paths of teaching Science in the Years Initials in Brazil, through the analysis of theses produced between 2000 and 2020, identifying the current state of this research and emerging trends in the field, especially in terms of pedagogical models. To achieve this objective, a qualitative approach was adopted, from type of state of knowledge, with results analyzed according to the methodology of analysis of content from Bardin (2011). The Catalog of theses and dissertations was used as a database from CAPES, based on previously selected descriptors and restricting the search to theses produced in the period from 2000 to 2020 in the areas of assessment, Education and Teaching. The search resulted in the identification of 89 theses produced in these areas and in the specified period. These theses were analyzed through their summaries, developing, as the first category analysis, an overview of Brazilian productions on Science Teaching in the Initials. In the second category, 17 theses were identified that address interventions didactics, proceeding to a more in-depth analysis of these productions. For this purpose, the complete reading of the texts, classifying them according to the models proposed by Fernandes (2015). Upon identifying that this model was insufficient to classify the most recent theses, new pedagogical models for teaching Science were proposed, reanalyzing these theses from the new perspective. The results indicate a significant transition in approaches pedagogical approaches to teaching Science in the Early Years over time. Initially characterized by an approach centered on memorizing facts and concepts, teaching Sciences began to adopt a cognitivist perspective, focused on the learning process and in the cognitive development of students. Recently, there was a movement that values ​​social contexts and impacts on society, implying a more comprehensive understanding broad scope of scientific education. This new approach recognizes the dynamic interaction between individuals and the environment, as well as the effects of this interaction on the formation of society and individuals themselves. However, throughout the text it is inferred the need to consider pedagogical processes both the perspective centered on internal aspects and the one that highlights the external aspects of learning are fundamental for the integral development of students. The search for a balance between these approaches emerges as a strategy promising way to improve everyday practices in the classroom, as evidenced in some of the theses analyzed. As a conclusion to the thesis, the study points to a new classification of pedagogical models, which demonstrate that the historical-cultural model is predominant, while the adoption of a model of epistemic practices is defended.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-10-31T12:40:58Z No. of bitstreams: 1 2024CarolineMariaGhiggi.pdf: 3000373 bytes, checksum: 8d586f82bc19766b19277c65e557921e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-31T12:40:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024CarolineMariaGhiggi.pdf: 3000373 bytes, checksum: 8d586f82bc19766b19277c65e557921e (MD5) Previous issue date: 2024-08-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) - Teses - Brasilpor
dc.subjectDidáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDa história às tendências atuais: análise de duas décadas (2000-2020) de teses brasileiras em ensino de ciências nos anos iniciais do ensinopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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