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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Escola e ócio estudioso: o papel formativo da gestora
???metadata.dc.creator???: Rizzi, Luciana Maria Schmidt 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dalbosco, Claudio Almir
???metadata.dc.description.resumo???: Apresentamos nessa tese uma investigação sobre o papel da gestora, tomando como ponto de partida a experiência pessoal da autora na promoção da escola como experimento formativo e ócio estudioso, condição indispensável do cultivo de si com vistas à transformação ética dos sujeitos. Em um contexto onde tudo passa a ser "tempo produtivo", o problema de pesquisa consiste em pensar o papel da gestora escolar na promoção da educação como formação e autoformação, baseada no ócio estudioso e no ¿tempo livre¿. A tese pergunta sobre o papel formativo da gestora na construção da escola como espaço do ócio estudioso e procede à interpretação de um conjunto de bibliografias no intuito de estabelecer um marco conceitual acerca das características fundamentais desse contexto, tais como neoliberalismo, formação, Bildung, skholé, ócio estudioso e tempo livre. Adotamos uma postura hermenêutica focada na leitura e interpretação dos textos delimitados, basilares para o esclarecimento e a aproximação dos temas elencados na sua relação com a formação considerada como autoformação de sujeitos. Defendemos que a gestão escolar age sobre a própria vida e sobre a vida do outro e, nessa função pode constituir-se como mestre do cuidado de si por meio da autocrítica formativa da própria experiência. As reflexões apresentadas somam-se a um aprofundamento da própria experiência profissional da autora como educadora no âmbito da gestão escolar, orientada pela perspectiva da construção da escola como lugar do ócio estudioso. Recuperamos o ao longo da tese a noção de escola como tempo livre, alicerçada no ócio estudioso, reconstruindo algumas referências da tradição clássica da Skholé e do Ótium. Concluímos que a gestão escolar, no papel de diretora como governante do ócio estudioso, frente à escola cada vez mais deformada culturalmente, ocupa uma importante centralidade formativa. Por essa razão, a tarefa da gestora educacional, para ser formativa, precisa orientar-se pelo ócio estudioso mediante o qual ela governa, orienta e guia a escola.
Abstract: In this thesis, we present an investigation into the role of the manager, taking as a starting point the author's personal experience in promoting the school as a formative experiment and studious leisure, an indispensable condition for cultivating oneself with a view to the ethical transformation of subjects. In a context where everything becomes "productive time", the research problem consists of thinking about the role of the school manager in promoting education as training and self-education, based on studious leisure and "free time". The thesis asks about the formative role of the manager in the construction of the school as a space for scholarly leisure and proceeds to the interpretation of a set of bibliographies in order to establish a conceptual framework about the fundamental characteristics of this context, such as neoliberalism, training, Bildung, skholé , studious leisure and free time. We adopt a hermeneutic stance focused on reading and interpreting the delimited texts, which are essential for clarifying and approaching the themes listed in their relationship with training considered as self-formation of subjects. We argue that school management acts on one's own life and on the lives of others and, in this role, can constitute itself as a master of self-care through formative self-criticism of one's own experience. The reflections presented add up to a deepening of the author's own professional experience as an educator in the scope of school management, guided by the perspective of building the school as a place for studious leisure. Throughout the thesis, we recover the notion of school as free time, based on studious leisure, reconstructing some references from the classical tradition of Skholé and Ótium. We conclude that school management, in the role of director as governor of studious leisure, in the face of a school that is increasingly culturally deformed, occupies an important formative centrality. For this reason, the task of the educational manager, to be formative, needs to be guided by the scholarly leisure through which she governs, guides and guides the school.
Keywords: Escolas - Organização e administração
Diretores escolares - Formação
Sujeito (Filosofia) - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: RIZZI, Luciana Maria Schmidt. Escola e ócio estudioso: o papel formativo da gestora. 2024. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2790
Issue Date: 22-Aug-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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