Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Letícia Karine Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3917619898353390por
dc.contributor.advisor1Valério, Patrícia da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000834253964999por
dc.date.accessioned2024-10-15T17:56:38Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Karine Alves da. Que tiro foi esse?: um estudo dialógico das metáforas cotidianas. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2788-
dc.description.resumoO uso das redes sociais como espaço de interação humana tem se intensificado nos últimos anos, influenciando as percepções coletivas e os discursos públicos. Tais interações refletem questões sociais, culturais e políticas, tornando as plataformas digitais objetos de estudo relevantes para a análise linguística. Assim, tendo como motivação a produção de discursos polêmicos envolvendo metáforas de violência, como "processo ou bala" e "que tiro foi esse", oriundos de dois gêneros discursivos distintos, esta pesquisa elegeu por principal objetivo compreender os efeitos de sentido das metáforas em interações digitais e as dinâmicas de responsividade entre locutores e interlocutores. A pesquisa propôs-se a explorar como as metáforas podem ser empregadas em contextos de violência simbólica e os desafios de interpretar esses enunciados como figuras de linguagem ou ameaças reais. Para responder esse objetivo, foram construídos quatro capítulos. O primeiro buscou uma definição de metáfora a partir de uma perspectiva filosófica, com base em Ricouer (2000) e de uma perspectiva linguística-cognitivista, a partir de Lakoff e Johnson (1980). O segundo capítulo buscou, com aporte teórico em Bakhtin (2010; 2016) e Volochínov (2018), delinear principais conceitos oriundos da perspectiva de linguagem, com vistas a compreender os efeitos de sentido produzidos pelos comentários de usuários das redes sociais sobre os dois enunciados motivadores. O terceiro capítulo descreve os procedimentos metodológicos e o quarto capítulo apresenta as análises de dez comentários, explorando como os usuários das redes sociais interpretam esses discursos, buscando compreender os efeitos de sentido produzidos, a partir da identificação de emprego de metáforas ou de discurso que fazia incitações à violência. A pesquisa realizada revelou que os sentidos atribuídos aos enunciados nas redes sociais são construídos coletivamente, sendo fortemente influenciados por contextos sociais e históricos, refletindo as experiências e intenções de quem os produz e que nem sempre a justificativa de emprego de metáfora se sustenta teoricamente.por
dc.description.abstractThe use of social networks as a space for human interaction has intensified in recent years, influencing collective perceptions and public discourses. Such interactions reflect social, cultural and political issues, making digital platforms relevant objects of study for linguistic analysis. Thus, having as motivation the production of controversial speeches involving metaphors of violence, such as "process or bullet" and "what shot was that", coming from two distinct discursive genres, this research chose as its main objective to understand the meaning effects of metaphors in digital interactions and the dynamics of responsiveness between speakers and interlocutors. The research set out to explore how metaphors can be used in contexts of symbolic violence and the challenges of interpreting these statements as figures of speech or real threats. To answer this objective, four chapters were created. The first sought a definition of metaphor from a philosophical perspective, based on Ricouer (2000) and from a linguistic-cognitivist perspective, based on Lakoff and Johnson (1980). The second chapter sought, with theoretical support from Bakhtin (2010; 2016) and Volochínov (2018), to outline main concepts arising from the perspective of language, with a view to understanding the effects of meaning produced by comments from social media users on the two statements motivators. The third chapter describes the methodological procedures and the fourth chapter presents the analyzes of ten comments, exploring how social media users interpret these discourses, seeking to understand the effects of meaning produced, based on the identification of the use of metaphors or discourse that was made incitements to violence. The research carried out revealed that the meanings attributed to statements on social networks are constructed collectively, being strongly influenced by social and historical contexts, reflecting the experiences and intentions of those who produce them and that the justification for using metaphors is not always theoretically supported.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-10-15T17:56:38Z No. of bitstreams: 1 2024LeticiaKarineAlvesdaSilva.pdf: 1643507 bytes, checksum: 266c56539912ced8856bdba43abdb97d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-15T17:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024LeticiaKarineAlvesdaSilva.pdf: 1643507 bytes, checksum: 266c56539912ced8856bdba43abdb97d (MD5) Previous issue date: 2024-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectDialogismo (Análise literária)por
dc.subjectLíngua portuguesa - Semânticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleQue tiro foi esse?: um estudo dialógico das metáforas cotidianaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024LeticiaKarineAlvesdaSilva.pdfDissertação Letícia Karine Alves da Silva1.6 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.