???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2785
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fiore, Sedenir | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9752616864930682 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cenci, Angelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5553067405853480 | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T13:34:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
dc.identifier.citation | FIORE, Sedenir. Ensino por projetos como experiência educativa: um estudo sobre o projeto integrador do curso de arquitetura e urbanismo da FAEM/SC a partir de John Dewey. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2785 | - |
dc.description.resumo | A presente tese, desenvolvida na Linha de pesquisa Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da UPF, analisa o Projeto Integrador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Empresarial de Chapecó - FAEM/SC como experiência educativa em sentido deweyano. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender em que medida a abordagem de Ensino por projeto contribui para formar profissionais do curso de Arquitetura e Urbanismo sob novas perspectivas. O problema de pesquisa é formulado do seguinte modo: Em que medida o Projeto Integrador adotado no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAEM/SC pode ser interpretado como experiência educativa no sentido de John Dewey? O estudo adota uma abordagem qualitativa, com foco em um estudo de caso. A metodologia inclui a análise de documentos curriculares, registros institucionais e relatórios de atividades acadêmicas dos estudantes. Em sua estrutura, a pesquisa toma como base teórica a noção de experiência educativa presente na filosofia educacional de John Dewey, a integração do ensino por projetos nas teorias de aprendizagem mais utilizadas nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, bem como a relação do Projeto Integrador com os objetivos do curso, as mudanças operadas na matriz curricular, os pontos fortes e fracos identificados em sua concepção pedagógica e indica, propostas de melhorias para sua continuidade. Os resultados da pesquisa evidenciam o Projeto Integrador como uma abordagem pedagógica promissora para a formação de arquitetos e urbanistas mais preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. A integração entre teoria e prática, aliada à filosofia educacional de John Dewey, oferece uma perspectiva enriquecedora para promover o desenvolvimento de habilidades críticas e o comprometimento dos alunos com as demandas sociais e ambientais. No entanto, também foram identificadas algumas limitações do Projeto Integrador que apontam para a necessidade de seu aprimoramento contínuo, buscando integrar novas metodologias e referentes educacionais capazes de promover uma maior interdisciplinaridade e incentivar o engajamento dos alunos em ações com impacto social e ambiental positivo. | por |
dc.description.abstract | This thesis, developed in the Fundamentals of Education research line of the Postgraduate Program in Education at UPF, analyzes the Integrative Project of the Architecture and Urbanism course at Faculdade Empresarial de Chapecó - FAEM/SC as an educational experience in a Deweyan sense. The research is justified by the need to understand to what extent the Teaching by Project approach contributes to training professionals in the Architecture and Urban Planning course from new perspectives. The research problem is formulated as follows: To what extent can the Integrative Project adopted in the Architecture and Urban Planning course at FAEM/SC be interpreted as an educational experience in the sense of John Dewey? The study adopts a qualitative approach, focusing on a case study. The methodology includes the analysis of curriculum documents, institutional records and reports on students' academic activities. In its structure, the research takes as its theoretical basis the notion of educational experience present in John Dewey's educational philosophy, the integration of project-based teaching in the learning theories most used in Architecture and Urbanism Courses, as well as the relationship between the Integrative Project and the objectives of the course, the changes made to the curricular matrix, the strengths and weaknesses identified in its pedagogical conception and indicates proposals for improvements for its continuity. The research results highlight the Integrator Project as a promising pedagogical approach for training architects and urban planners who are better prepared to face the challenges of contemporary society. The integration between theory and practice, combined with John Dewey's educational philosophy, offers an enriching perspective to promote the development of critical skills and students' commitment to social and environmental demands. However, some limitations of the Integrator Project were also identified, which point to the need for its continuous improvement, seeking to integrate new methodologies and educational references capable of promoting greater interdisciplinarity and encouraging student engagement in actions with a positive social and environmental impact. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-27T13:34:17Z No. of bitstreams: 1 2024SedenirFiore.pdf: 1217832 bytes, checksum: d1c31a40e4624657d8e2ccef1e508b46 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-27T13:34:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024SedenirFiore.pdf: 1217832 bytes, checksum: d1c31a40e4624657d8e2ccef1e508b46 (MD5) Previous issue date: 2024-05-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - Filosofia | por |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | por |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Ensino por projetos como experiência educativa: um estudo sobre o projeto integrador do curso de arquitetura e urbanismo da FAEM/SC a partir de John Dewey | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024SedenirFiore.pdf | Tese Sedenir Fiore | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.