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dc.creatorBinsfeld, André-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0421272660546351por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.contributor.advisor-co1Casagranda, Edison Alencar-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913312009600510por
dc.date.accessioned2024-09-27T13:17:08Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.citationBINSFELD, André. Por uma escola formadora: da pedagogia da concorrência à pedagogia da ação comunicativa. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2783-
dc.description.resumoO sonho por uma escola que torne os educandos cidadãos do mundo, visando a construção de uma democracia realmente participativa, foi o impulsionador da presente pesquisa. Após tantos anos de magistério e de gestão escolar do autor, este sonho parecia uma luta desleal entre a necessidade democrática e a realidade utilitarista. Essa dicotomia impulsionou estudos visando saídas dos ímpetos do sistema liberal , por meio de uma educação que resgatasse a libertação humana, refém dos interesses econômicos e políticos de um tal sistema. Despertou-se, então, o problema inicial do que pesquisar: A escola deve preparar para a humanização ou preparar meramente para o trabalho em vista do consumo? Ao longo das leituras, houve a necessidade de uma reformulação do problema de forma mais objetiva, pois a preparação ao trabalho é uma condição fundamental. Partiu-se para uma nova questão: Porquê da escolha por uma escola tecnicista que ensina a competição e não por uma escola formadora para a socialização dialógica? Assim pode-se definir o objetivo: entender os elementos da escolha tecnicista concorrencial a fim de apresentar argumentos que apresentem propostas viáveis para demonstrar que a melhor escolha seria uma educação libertadora e crítica. Partiu-se, em primeiro lugar, para a história da educação brasileira, tentando entender o que motivou decisões por uma escola no formato como a conhecemos hoje. Ao visualizar isso, percebeu-se contradições entre os discursos de libertação e as práticas de coerção do modelo liberal ordenador da pedagogia tecnicista e instrumentalizadora, voltada à atividade econômica. Buscou-se elucidações epistemológicas e pragmáticas que, se usadas em sala de aula, pudessem estabelecer uma educação crítica. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia e encontrou-se nos escritos de Habermas, particularmente em sua Teoria da Ação Comunicativa, elementos de esperança. Aliando a comentadores que já exploram a dimensão educacional de Habermas, elemento esse que não aparecem explicitamente nos escritos habermasianos, complementou-se com possíveis saídas. Do percurso dissertativo desenvolvido resultou que o consenso, construído por um processo dialógico, formalizado pela ação comunicativa e estruturado nas práticas de sala de aula, poderia desbancar a educação concorrencial e estabelecer uma educação crítica. Conclui-se que, mediante a formação dos professores e estudantes para o estabelecimento de consensos formalmente organizados pelo diálogo, é possível encontrar-se uma escola efetivamente libertadora e democrática.por
dc.description.abstractThe dream of a school that makes students citizens of the world, aiming to build a truly participatory democracy, was the driving force behind this research. After So many years of teaching and school management by the author, this dream seemed like an unfair fight between democratic necessity and utilitarian reality. This dichotomy boosted studies aiming at ways out of the impulses of the liberal system , through an education that rescues the human liberation, hostage to the economic and political interests of such a system. The initial problem of what to research then arose: The school must prepare for humanization or merely preparing for work in view of consumption? Throughout the readings, there was a need to reformulate the problem in a more objective way, as preparation for work is a fundamental condition. We moved on to a new question: Why choose a technical school that teaches competition and not a school formative for dialogical socialization? This way, the objective can be defined: to understand the elements of the technical competitive choice in order to present arguments that present viable proposals to demonstrate that the best choice would be a liberating and criticism. We started, firstly, with the history of Brazilian education, trying to understand which motivated decisions for a school in the format we know it today. When viewing Therefore, contradictions were noticed between the liberation discourses and the coercive practices of the liberal model that organizes technical and instrumentalizing pedagogy, focused on activity economic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-27T13:17:08Z No. of bitstreams: 1 2024AndreBinsfeld.pdf: 1116214 bytes, checksum: 07637bfecb006f5dee0e0adc9abecb4f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-27T13:17:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024AndreBinsfeld.pdf: 1116214 bytes, checksum: 07637bfecb006f5dee0e0adc9abecb4f (MD5) Previous issue date: 2024-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Brasil - Históriapor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePor uma escola formadora: da pedagogia da concorrência à pedagogia da ação comunicativapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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