???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2782
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | De Bortoli, Lis Ângela | - |
dc.contributor.advisor1 | De Marchi, Ana Carolina Bertoletti | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4180557886735944 | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T11:53:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
dc.identifier.citation | DE BORTOLI, Lis Ângela. Agil-idade: um framework de educação ágil para pessoas idosas. 2024. 111 f. Tese (Doutorado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2782 | - |
dc.description.resumo | Esta tese tem como foco a integração da Cultura Ágil com a Gerontologia Educacional na esfera não formal, tendo como pano de fundo a teoria da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). A gerontologia educacional na esfera não formal compreende atividades educativas realizadas fora do ambiente escolar tradicional, visando o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes em contextos menos estruturados. A cultura ágil, oriunda do desenvolvimento de software e estendida à educação, é conhecida por sua ênfase na satisfação e motivação dos envolvidos, adaptabilidade a mudanças e colaboração. O objetivo geral foi propor o framework Agil-Idade, baseado na cultura ágil para gerontologia educacional, na esfera não formal. Os objetivos específicos incluem: a) definir a base conceitual a partir dos referenciais que subsidiam a ALV, as discussões acerca da cultura ágil, bem como sua articulação com a gerontologia educacional, na esfera não formal, b) definir através de co-design o manifesto ágil da educação não formal de pessoas idosas que serviu de base para o Agil-Idade. c) customizar, aplicar e avaliar o Agil-Idade com grupo de pessoas idosas, d) identificar a aceitação do Agil-Idade e quais foram suas principais contribuições para a gerontologia educacional. Para atender a esses objetivos, foi adotada uma abordagem de pesquisa exploratória, combinando estudo exloratório e análise mista. O Agil-Idade foi concebido por meio de pesquisa bibliográfica, co-design e mapeamento da literatura. A avaliação foi realizada com a participação de seis pessoas idosas ao longo de 14 semanas, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Foram elaboradas três produções científicas relacionadas a este trabalho. O artigo apresentado no capítulo 3, "A cultura ágil no ensino: uma possibilidade viável", cujo objetivo foi discutir a cultura ágil no ensino, a partir de comparação dos manifestos ágeis para educação e de uma pesquisa conduzida com docentes da área de Tecnologia da Informação, respondeu parte do objetivo específico a. O artigo do capítulo 4 intitulado "Agile manifesto of non-formal education for older adults - a co-design experience", publicado no periódico Educational Gerontology, que teve por objetivo discutir a cultura ágil na educação e apresentar o manifesto ágil para a educação não formal de pessoas idosas bem como seu processo de elaboração, abrange o objetivo específico b e parte do a. Já o artigo do capítulo 5 "Um framework de apoio à gerontologia educacional baseado na cultura ágil" que tem por objetivo apresentar o Agil-Idade, contempla os objetivos específicos c e d. Os resultados finais indicam que o Agil-Idade promoveu a colaboração e comunicação, mantendo os participantes engajados, satisfeitos e valorizados, além de permitir o compartilhamento de experiências e trajetórias de vida. | por |
dc.description.abstract | This thesis focuses on the integration of Agile Culture with Educational Gerontology in the non-formal sphere, with the theory of Lifelong Learning (ALV) as a backdrop. Educational gerontology in the non-formal sphere comprises educational activities carried out outside the traditional school environment, aiming to develop skills, knowledge and attitudes in less structured contexts. The agile culture, originating from software development and extended to education, is known for its emphasis on satisfaction and motivation of those involved, adaptability to change and collaboration. The general objective was to propose the Agile-Age framework, based on agile culture for educational gerontology, in the non-formal sphere. The specific objectives include: a) defining the conceptual basis based on the references that support the LMA, discussions about agile culture, as well as its articulation with educational gerontology, in the non-formal sphere, b) defining through co-design the agile manifesto of non-formal education for elderly people that served as the basis for Agility-Idade. c) customize, apply and evaluate Agility-Age with a group of elderly people, d) identify the acceptance of Agil-Age and what were its main contributions to educational gerontology. To meet these objectives, an exploratory research approach was adopted, combining exploratory study and mixed analysis. Agil-Idade was conceived through bibliographical research, co-design and literature mapping. The evaluation was carried out with the participation of six elderly people over 14 weeks, using questionnaires and interviews as data collection instruments. Three scientific productions related to this work were produced. The article presented in chapter 3, "Agile culture in teaching: a viable possibility", whose objective was to discuss agile culture in teaching, based on a comparison of agile manifestos for education and research conducted with teachers in the area of Technology Information, answered part of the specific objective a. The article in chapter 4 entitled "Agile manifesto of non-formal education for older adults - a co-design experience", published in the journal Educational Gerontology, which aimed to discuss the agile culture in education and present the agile manifesto for non-formal education formal training for elderly people, as well as its elaboration process, covers specific objective b and part of a. The article in chapter 5 "A framework to support educational gerontology based on agile culture", which aims to present Agile-Age, includes specific objectives c and d. The final results indicate that Agil-Idade promoted collaboration and communication, keeping participants engaged, satisfied and valued, in addition to allowing the sharing of experiences and life trajectories. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-27T11:53:20Z No. of bitstreams: 1 2024LisAngelaDeBortoli.pdf: 2781279 bytes, checksum: 17d386d29f5278dfed8622ffd73d8283 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-27T11:53:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024LisAngelaDeBortoli.pdf: 2781279 bytes, checksum: 17d386d29f5278dfed8622ffd73d8283 (MD5) Previous issue date: 2024-08-01 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Saúde - IS | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gerontologia | por |
dc.subject | Educação permanente | por |
dc.subject | Capacidade motora | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | por |
dc.title | Agil-idade: um framework de educação ágil para pessoas idosas | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024LisAngelaDeBortoli.pdf | Tese Lis Ângela De Bortoli | 2.72 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.