???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2781
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mora, Neura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8831071014293113 | por |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Adriano Canabarro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1841882790688813 | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T11:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.identifier.citation | MORA, Neura. A formação do coordenador pedagógico com base em premissas do pensamento sistêmico e na educação das emoções de Martha Nussbaum. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2781 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O estudo discute sobre a função do coordenador pedagógico, buscando investigar quais as premissas de um processo de estabelecimento de linhas de trabalho que respeitem os diferentes contextos dos coordenadores pedagógicos das unidades escolares, justificando a importância do trabalho qualificado desse profissional na escola. A pergunta da pesquisa é formulada do seguinte modo: Quais são os contornos da formação de coordenadores pedagógicos enquanto articuladores de processos educativos capazes de considerar temáticas diferenciadas, baseadas em premissas do pensamento sistêmico e na educação das emoções de Martha Nussbaum? O objetivo geral reside em investigar os processos formativos dos coordenadores pedagógicos e as concepções sobre sua função, explorando possibilidades de abordagens teóricas sobre o pensamento sistêmico de Maturana e Varela e a educação das emoções de Martha Nussbaum. Os objetivos específicos estão postos no sentido de: explorar as concepções teórico-metodológicas da função do coordenador pedagógico no século XXI; analisar as premissas do pensamento sistêmico aprofundando conceitos em Maturana e Varela; abordar a educação das emoções de Martha Nussbaum como fundamentos para a formação dos coordenadores pedagógicos; e, por fim, produzir coletivamente indicativos para a elaboração de uma proposta de formação continuada aos coordenadores pedagógicos, em uma linha de trabalho reflexiva e humanizadora, observando seus contextos de atuação. Enquanto pesquisa qualitativa, a dissertação traz como proposta a realização de uma pesquisa participante, por meio de um enfoque metodológico colaborativo. Tem como instrumento de coleta de dados o questionário, com análises por meio de categorização de dados gerados e, a partir deste, a constituição de um grupo de foco, que objetiva viabilizar análise coletiva de concepções teóricas, de modo a possibilitar suporte para a atuação destes profissionais em seu contexto escolar. Tal contexto demanda processos teórico-reflexivos, com suporte em obras de autores como Vasconcellos (2019), Libâneo (2018), Maturana e Varela (2021), Nussbaum (2015), Fávero et al. (2021), Placco e Almeida (2009, 2015, 2018) e Sartori (2022), entre outros. Ao considerar a possibilidade de momentos formativos coletivos, é possível pensar a partir de novos paradigmas e ampliar percepções sobre educação e formação, bem como vincular a educação das emoções como fator importante na constituição dos sujeitos e nos processos de ensino e aprendizagem. Desta forma, é possível perceber que, oportunizar a construção de processos formativos de forma coletiva e colaborativa, entre pares, em um processo que ganha espaço e força na educação. Tal processo possibilita uma proposta diferenciada, não no sentido de substituir o que já existe, mas de complementar e ressignificar conceitos, permitindo conexões educacionais assertivas e sistêmicas, que priorizam as relações entre os sujeitos. Os resultados desta investigação demonstram a importância da formação reflexiva para o coordenador pedagógico, como forma de apropriação de conceitos, possibilitando novas maneiras de atuar em sua realidade. Tal formação poderá promover modificações qualitativas em si, enquanto profissional, na comunidade escolar e também na sociedade como um todo. | por |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of research developed in the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), at the University of Passo Fundo, Rio Grande do Sul. The study discusses the role of the pedagogical coordinator, seeking to investigate the premises of a process of establishment of lines of work that respect the different contexts of pedagogical coordinators at school units, justifying the importance of the qualified work of this professional at school. The research question is formulated as follows: What are the contours of the training of pedagogical coordinators as articulators of educational processes capable of considering different themes, based on the premises of systemic thinking and Martha Nussbaum's education of emotions? The general objective lies in investigating the training processes of pedagogical coordinators and the conceptions about their role, exploring possibilities of theoretical approaches to the systemic thinking of Maturana and Varela and the education of emotions by Martha Nussbaum. The specific objectives are set to: explore the theoretical-methodological conceptions of the role of the pedagogical coordinator in the 21st century; analyze the premises of systemic thinking by deepening concepts in Maturana and Varela; approach Martha Nussbaum's education of emotions as foundations for the training of pedagogical coordinators; and, finally, collectively produce indications for the elaboration of a proposal for continued training for pedagogical coordinators, in a reflective and humanizing line of work, observing their contexts of action. As qualitative research, the dissertation proposes the carrying out of participatory research, through a collaborative methodological approach. The data collection instrument is the questionnaire, with analysis through categorization of generated data and, from this, the constitution of a focus group, which aims to enable collective analysis of theoretical concepts, in order to provide support for action. of these professionals in their school context. This context demands theoretical-reflexive processes, supported by works by authors such as Vasconcellos (2019), Libâneo (2018), Maturana and Varela (2021), Nussbaum (2015), Fávero et al. (2021), Placco and Almeida (2009, 2015, 2018) and Sartori (2022), among others. When considering the possibility of collective formative moments, it is possible to think from new paradigms and expand perceptions about education and training, as well as linking the education of emotions as an important factor in the constitution of subjects and in the teaching and learning processes. In this way, it is possible to see that, providing opportunities for the construction of training processes in a collective and collaborative way, between peers, in a process that gains space and strength in education. This process enables a differentiated proposal, not in the sense of replacing what already exists, but of complementing and giving new meaning to concepts, allowing assertive and systemic educational connections, which prioritize relationships between subjects. The results of this investigation demonstrate the importance of reflective training for the pedagogical coordinator, as a way of appropriating concepts, enabling new ways of acting in their reality. Such training can promote qualitative changes in you, as a professional, in the school community and also in society as a whole. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-27T11:46:05Z No. of bitstreams: 1 2024NeuraMora.pdf: 1244498 bytes, checksum: 48592a802e661f3d474a1bf19aee8a53 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-27T11:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024NeuraMora.pdf: 1244498 bytes, checksum: 48592a802e661f3d474a1bf19aee8a53 (MD5) Previous issue date: 2024-08-08 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Orientadores educacionais - Formação | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Dignidade | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A formação do coordenador pedagógico com base em premissas do pensamento sistêmico e na educação das emoções de Martha Nussbaum | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024NeuraMora.pdf | Dissertação Neura Mora | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.