???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2776
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Meneghini, Neura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0823865164436477 | por |
dc.contributor.advisor1 | Fávero, Altair Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5866881378328643 | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T12:22:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | MENEGHINI, Neura. A formação continuada e a ressignificação da práxis pedagógica: revisitando a experiência formativa de professores no interior de SC. 2024. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2776 | - |
dc.description.resumo | A formação continuada de professores tem sido objeto de estudos de muitos pesquisadores, dada a sua relevância para o fazer pedagógico em sala de aula. No entanto, a oferta da formação continuada não garante que a mesma contribua de fato para a atuação do professor, pois geralmente é descontextualizada, ineficaz e superficial. Quando realizada por institutos e empresas privadas, visa o lucro e não condiz com as necessidades da escola, nem mesmo com uma visão crítica e reflexiva necessária ao trabalho docente. Assim, a presente dissertação teve como objetivo geral, descrever, analisar e teorizar sobre que concepção de formação continuada pode contribuir de fato para ressignificar a prática pedagógica do professor, revisitando uma experiência formativa da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, de Concórdia, SC, à luz do aporte teórico da práxis pedagógica. A pesquisa ora apresentada é de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico e documental, bem como aplicação de questionário (online) aos professores e formadores da coordenadoria supramencionada. A principal questão norteadora desta pesquisa é: diante das necessidades existentes na formação de professores, quais fatores implicam uma formação continuada que promova a reflexão e construção da e sobre a práxis pedagógica? Inicialmente buscou-se fundamentar as concepções de formação continuada que permeiam a educação, bem como analisar o previsto na legislação vigente no que concerne a esta temática. A mercantilização das formações foi abordada na perspectiva de um olhar crítico, dada a quantidade de oferta que se esvazia em conteúdo, objetivos e contexto. Nesse contexto, a formação continuada crítica, reflexiva e problematizadora é trazida à baila, como uma necessidade premente a um trabalho docente permeado de sentido e que possa contribuir para a ressignificação da prática pedagógica. Foi procedida a descrição do projeto da experiência formativa e compilados os dados obtidos dos questionários. Por fim, ocorreu a análise à luz do referencial teórico das concepções de formação que estão presentes na formação continuada realizada, sistematizando os princípios formativos para uma formação continuada que seja capaz de ressignificar a prática pedagógica. A pesquisa mostrou que a experiência ora analisada, contribuiu com a ressignificação da prática pedagógica dos professores de forma parcial, sendo necessário tomar a práxis como método, aprofundar os registros e memórias para que seja possível a continuidade do processo formativo coletivo e colaborativo. | por |
dc.description.abstract | Continuing teacher training has been the subject of studies by many researchers, given its relevance for teaching in the classroom. However, the provision of continuing education does not guarantee that it actually contributes to the teacher's performance, as it is generally decontextualized, ineffective and superficial. When carried out by private institutes and companies, it aims for profit and is not in line with the needs of the school, nor even with a critical and reflective vision necessary for teaching work. Thus, the general objective of this dissertation was to describe, analyze and theorize about which concept of continuing education can actually contribute to re-signifying the teacher's pedagogical practice, revisiting a training experience of the 6th Regional Education Coordination, in Concórdia, SC, at light of the theoretical contribution of pedagogical praxis. The research presented here has a qualitative and quantitative approach, using the following methodological procedures: bibliographic and documentary survey, as well as the application of an (online) questionnaire to teachers and trainers of the aforementioned coordination. The main guiding question of this research is: given the needs in teacher training, what factors imply continued training that promotes reflection and construction of and about pedagogical praxis? Initially, we sought to substantiate the concepts of continuing training that permeate education, as well as analyze the provisions of current legislation regarding this topic. The commodification of training was approached from the perspective of a critical view, given the amount of supply that is emptied in content, objectives and context. In this context, critical, reflective and problematizing continuing education is brought to the fore, as a pressing need for teaching work permeated with meaning and that can contribute to the redefinition of pedagogical practice. The training experience project was described and the data obtained from the questionnaires was compiled. Finally, the analysis took place in light of the theoretical framework of the training concepts that are present in the ongoing training carried out, systematizing the training principles for continued training that is capable of giving new meaning to pedagogical practice. The research showed that the experience analyzed here contributed to the reframing of the teachers' pedagogical practice in a partial way, making it necessary to take praxis as a method, deepen the records and memories so that the continuity of the collective and collaborative training process is possible. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-24T12:22:17Z No. of bitstreams: 1 2024NeuraMeneghini.pdf: 3461718 bytes, checksum: 7209c815c9460339e09324be6a77916d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-24T12:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024NeuraMeneghini.pdf: 3461718 bytes, checksum: 7209c815c9460339e09324be6a77916d (MD5) Previous issue date: 2024-07-19 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Educação permanente | por |
dc.subject | Práxis (Filosofia) | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A formação continuada e a ressignificação da práxis pedagógica: revisitando a experiência formativa de professores no interior de SC | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024NeuraMeneghini.pdf | Dissertação Neura Meneghini | 3.38 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.