Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2775
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Paula Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4723015307374428por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2024-09-23T13:26:28Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationSOUZA, Paula Oliveira de. Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino das operações fundamentais com números naturais. 2024. 221 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2775-
dc.description.resumoEsta dissertação examina os impactos do ensino por meio de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), incorporando o uso de jogos como ferramenta na promoção da aprendizagem significativa de operações com números naturais, em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. O desafio que motivou a investigação se baseia na observação e na revisão de estudos sobre a dificuldade no processo de ensino e aprendizagem das quatro operações, principalmente no Ensino Fundamental, sugerindo a importância de propor alternativas metodológicas. Dessa forma, busca-se subsídio na Teoria da Aprendizagem Significativa, preconizada por David Paul Ausubel, para responder ao seguinte questionamento: Quais são as potencialidades de uma sequência didática no formato de uma UEPS na promoção da compreensão significativa das operações com números naturais? Assim, elaborou-se uma UEPS sugerindo a integração de jogos matemáticos como recursos complementares essenciais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que essa abordagem pode despertar nos estudantes o interesse pelos desafios matemáticos do dia a dia, correlacionando-os a competências e habilidades desenvolvidas no contexto das operações com números naturais, as quais incluem leitura, escrita, entendimento do sistema de numeração decimal e resolução de problemas. Portanto, o estudo busca analisar as potencialidades de uma sequência didática estruturada como UEPS para a compreensão efetiva das operações matemáticas. Tal UEPS foi implementada com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar III, em Ariquemes-RO. A investigação se caracteriza como pesquisa-ação qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados registros do diário de bordo da pesquisadora, avaliação e observação descritiva. Os dados foram analisados durante e após a implementação de cada passo da UEPS. Os resultados demonstram que a UEPS é capaz de oferecer situações para a promoção de aprendizagens significativas, uma vez que possibilita identificar os conceitos subsunçores, promove a diferenciação progressiva, a reconciliação integradora e favorece para que os estudantes apliquem os conceitos estudados em novos contextos. O estudo originou o produto educacional intitulado Matemágica: uma UEPS para o desenvolvimento das habilidades das quatro operações por meio de jogos, como recurso de apoio para professores de Matemática, disponível na página do Programa de Ensino de Ciência e Matemática da Universidade de Passo Fundo em http://ppgecm.upf.br/, na página específica dos produtos educacionais produzidos no programa em https://www.upf.br/produtoseducacionais/ e na página do EduCapes em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742944.por
dc.description.abstractThis dissertation examines the impacts of teaching through a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), incorporating the use of games as a tool to promote meaningful learning of operations with natural numbers, in a 6th year elementary school class. The challenge that motivated the investigation is based on the observation and review of studies on the difficulty in the teaching and learning process of the four operations, mainly in Elementary Education, suggesting the importance of proposing methodological alternatives. In this way, support is sought in the Theory of Meaningful Learning, recommended by David Paul Ausubel, to answer the following question: What are the potential of a didactic sequence in the format of a UEPS in promoting meaningful understanding of operations with natural numbers? Thus, a UEPS was created suggesting the integration of mathematical games as essential complementary resources in the teaching-learning process, since this approach can awaken students' interest in everyday mathematical challenges, correlating them with skills and abilities developed in the context of operations with natural numbers, which include reading, writing, understanding the decimal number system and problem solving. Therefore, the study seeks to analyze the potential of a teaching sequence structured as UEPS for the effective understanding of mathematical operations. This UEPS was implemented with students in the 6th year of Elementary School at Colégio Tiradentes da Police Militar III, in Ariquemes-RO. The investigation is characterized as qualitative action research, using records from the researcher's logbook, evaluation and descriptive observation as data collection instruments. Data were analyzed during and after the implementation of each step of the UEPS. The results demonstrate that the UEPS is capable of offering situations to promote meaningful learning, as it makes it possible to identify underlying concepts, promotes progressive differentiation, integrative reconciliation and encourages students to apply the concepts studied in new contexts. The study originated the educational product entitled Mathematics: a UEPS for the development of skills in the four operations through games, as a support resource for Mathematics teachers, available on the Science and Mathematics Teaching Program page of the University of Passo Fundo in http://ppgecm.upf.br/, on the specific page of educational products produced in the program at https://www.upf.br/produtoseducacionais/ and on the EduCapes page at http://educapes.capes.gov.br /handle/capes/742944.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-23T13:26:28Z No. of bitstreams: 1 2024PaulaOliveiradeSouza.pdf: 41978005 bytes, checksum: 6968bba5cbe9064411de5366a74d05fb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T13:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024PaulaOliveiradeSouza.pdf: 41978005 bytes, checksum: 6968bba5cbe9064411de5366a74d05fb (MD5) Previous issue date: 2024-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectNúmeros naturaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUnidade de ensino potencialmente significativa para o ensino das operações fundamentais com números naturaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024PaulaOliveiradeSouza.pdfDissertação Paula Oliveira de Souza40.99 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.