Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScherer, Fabiana-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8851144294888202por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661213429808142por
dc.date.accessioned2024-09-23T12:27:28Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationSCHERER, Fabiana. O debate sobre as finalidades da escola em parte da produção científica nacional - de 2014 a 2024. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2772-
dc.description.resumoO estudo teve por objetivo apresentar e discutir parte da produção acadêmico-científica contemporânea sobre as finalidades da escola pública de educação básica, com destaque para estudos publicados no recorte de 2014 a 2024, ou o período de vigência formal da Lei 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação. Metodologicamente trata-se de uma metapesquisa, que se debruçou sobre parte da produção acadêmico-científica acerca das finalidades da escola pública de educação básica, elaborando um levantamento bibliográfico e referenciando as publicações a esse respeito em periódicos, teses e dissertações. Diante do corpus empírico constituído, os seguintes temas mostraram-se presentes nas produções acadêmico-científicas : socialização; escola democrática, gestão e cidadania, espaço de cultura em todos os seus contextos; escola como um ambiente que prepara para a vida e para o trabalho; desafios da escola e de seus agentes para a formação e o desenvolvimento humano; espaço protetivo de direitos; construção da identidade e espaço de apropriação de cultura e conhecimento; transmissão de conteúdos, acolhimento e cuidado, formação integral da pessoa, formação para o trabalho, formação do cidadão, formação para vida e sociedade e transformação social; a escola como um espaço físico de transformação reconhecível socialmente, e relação entre a família e a configuração da escola. A pesquisa concluiu, com base na produção examinada, que as finalidades da escola pública de educação básica no recorte temporal examinado foram tratadas, por parte da produção acadêmico-científica, a partir de uma multidimensionalidade de vieses e leituras, mas evidenciando a importância da instituição para a constituição social.por
dc.description.abstractThe study aimed to present and discuss part of the contemporary academic-scientific production on the purposes of public basic education schools, with emphasis on studies published between 2014 and 2024, or the period of formal validity of Law 13.005/2014 - Plan National Education. Methodologically, this is a meta-research, which focused on part of the academic-scientific production regarding the purposes of public basic education schools, preparing a bibliographical survey and referencing publications in this regard in periodicals, theses and dissertations. Given the empirical corpus constituted, the following themes were present in academic-scientific productions: socialization; democratic school, management and citizenship, cultural space in all its contexts; school as an environment that prepares you for life and work; challenges facing the school and its agents for human training and development; protective space for rights; construction of identity and space for the appropriation of culture and knowledge; transmission of content, reception and care, integral training of the person, training for work, training of citizens, training for life and society and social transformation; the school as a socially recognizable physical space of transformation, and the relationship between the family and the school configuration. The research concluded, based on the production examined, that the purposes of the public basic education school in the time frame examined were treated, by the academic-scientific production, based on a multidimensionality of biases and readings, but highlighting the importance of the institution for the social constitution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-23T12:27:28Z No. of bitstreams: 1 2024FabianaScherer.pdf: 742043 bytes, checksum: 716fa1d4ee8f2df44c779dbe8c1dcd05 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T12:27:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024FabianaScherer.pdf: 742043 bytes, checksum: 716fa1d4ee8f2df44c779dbe8c1dcd05 (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectPublicações acadêmicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO debate sobre as finalidades da escola em parte da produção científica nacional - de 2014 a 2024por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024FabianaScherer.pdfDissertação Fabiana Scherer724.65 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.