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dc.creatorMacedo, Márcio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172981293228874por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.contributor.advisor-co1Spinelli, Miguel-
dc.date.accessioned2024-09-23T12:09:17Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.citationMACEDO, Márcio de. Retórica, práxis e educação cívica na filosofia de Isócrates. 2024. 347 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2770-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo estudar a paideia de Isócrates, difusa nos seus mais de trinta escritos, a fim de observar o modo como esse antigo mestre grego fez prosperar um programa educativo responsável por educar importantes personalidades intelectuais e políticas de seu tempo. Nos ocupamos do problema que, a "filosofia" de Isócrates, abrange o emprego da retórica como instrumento para a educação cívica e qualificação política de seus discípulos. Envolve também a questão da conduta humana decorrente da instrução oferecida por meio do cultivo da arte retórica. Partimos da percepção de que, em Isócrates, é possível evidenciar a tentativa de reparo dessa arte, utilizando-a no preparo da práxis humana capaz de ações nobres e adequadas à edificação do bom homem, e, por ocasião, da boa vida cívica. Para avançar no estudo ora proposto, utilizamos o método hipotético dedutivo, partindo da premissa de que, em Isócrates, a retórica - enquanto uso eloquente da palavra - é um importante instrumento de formação humana para a vida pública. A leitura das obras de Isócrates está amparada pela postura hermenêutica, mediante a observação atenta e interpretação coerente, o que guiará nossas reflexões sobre as ideias contidas em seus textos clássicos. Partindo desse conjunto de elementos, defendemos a posição de que não é apenas possível, - mas necessário, - empregar elementos retóricos como recurso destinado a formar cidadãos éticos, justos e piedosos, aptos à boa vida política. Consideramos, desse modo, que o exercício da retórica filosófica, dotada de apelo ético e interesse comum, é capaz de instruir e incentivar os cidadãos na edificação de cidades melhores ao modo do que fez Isócrates enquanto fomentou esse projeto de educação cívica em sua escola.por
dc.description.abstractThe present research aims to study Isocrates' paideia, diffused in his more than thirty writings, in order to observe the way in which this ancient Greek master prospered an educational program responsible for educating important intellectual and political personalities of his time. We deal with the problem that Isocrates' "philosophy" encompasses the use of rhetoric as an instrument for the civic education and political qualification of his disciples. It also involves the question of human conduct resulting from the instruction offered through the cultivation of rhetorical art. We start from the perception that, in Isocrates, it is possible to highlight the attempt to repair this art, using it in the preparation of human praxis capable of noble actions and appropriate to the edification of a good man, and, on occasion, of good civic life. To advance the proposed study, we used the hypothetical deductive method, based on the premise that, in Isocrates, rhetoric - as an eloquent use of words - is an important instrument of human formation for public life. The reading of Isocrates' works is supported by a hermeneutic stance, through careful observation and coherent interpretation, which will guide our reflections on the ideas contained in his classic texts. Starting from this set of elements, we defend the position that it is not only possible, - but necessary, - to employ rhetorical elements as a resource designed to form ethical, just and pious citizens, capable of a good political life. We therefore consider that the exercise of philosophical rhetoric, endowed with ethical appeal and common interest, is capable of instructing and encouraging citizens in building better cities in the same way as Isocrates did while promoting this civic education project in his school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-09-23T12:09:17Z No. of bitstreams: 1 2024MarciodeMacedo.pdf: 2199956 bytes, checksum: 1f046f8e69909bb6d0aec5d14d7263eb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T12:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024MarciodeMacedo.pdf: 2199956 bytes, checksum: 1f046f8e69909bb6d0aec5d14d7263eb (MD5) Previous issue date: 2024-06-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação moralpor
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRetórica, práxis e educação cívica na filosofia de Isócratespor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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