Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2766
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Solução de Timetabling para universidade com foco na otimização para avaliação dos cursos pelo ENADE
???metadata.dc.creator???: Fabian, Matheus Felipe 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rebonatto, Marcelo Trindade
???metadata.dc.description.resumo???: O Curriculum-Based Course Timetabling é um problema de agendamento de disciplinas, professores e cursos em períodos. Como há uma grande variedade de soluções, implementar uma grade horária sem gerar conflitos torna-se uma tarefa trabalhosa. Algoritmos de otimização são comumente utilizados para resolver esse problema, gerando soluções viáveis e possibilitando modelar o problema segundo restrições. Isso pode ser utilizado pela instituição para a solução se adaptar à necessidades específicas. Sendo assim, é possível construir um algoritmo que se adapte ao Sistema Nacional de Avaliação feito nas instituições de ensino superior do Brasil. Essas avaliações tem como um de seus fatores para o cálculo da nota de um curso a composição do corpo docente, mais especificamente, a quantidade de professores com titulação mestre e doutor e a quantidade de professores com regime de trabalho parcial ou integral. Este trabalho apresenta a modificação do al- goritmo genético gerador de grade horária da UPF, destinada a otimizar a nota do corpo docente conforme a avaliação efetuada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Através da mudança no cálculo da função de avaliação e adicionando novas constraints com pesos definidos mediante testes preliminares, foi possível direcionar as soluções para alocarem maior quantidade de professores que cumprem os insumos avaliados. A otimização foi aplicada aos 18 cursos que participaram do Enade no ano de 2023. Os resultados foram positivos, com 17 cursos alcançando um aumento estatisticamente significativo na alocação de professores em pelo menos um dos três insumos otimizados, 16 cursos tendo um aumento na alocação de doutores e de professores com regime de trabalho desejados com diferença estatisticamente significativa em relação ao algoritmo original, e três cursos aumentaram de forma estatisticamente significativa a alocação de mestres, sendo que 11 cursos já possuíam 100% de mestres alocados no algoritmo original. Ainda vale ressaltar que dois cursos conseguiram preencher em 100% o número de professores alocados que atendem a todos os requisitos impostos pela avaliação.
Abstract: Curriculum-Based Course Timetabling is a problem of scheduling subjects, teachers and courses into periods. As there is a wide variety of solutions, implementing a timetable without generating conflicts becomes a laborious task. Optimization algorithms are commonly used to solve this problem, generating viable solutions and making it possible to model the problem according to constraints. This can be used by the institution to adapt the solution to specific needs. Therefore, it is possible to build an algorithm that adapts to the National Assessment System carried out in higher education institutions in Brazil. These evaluations have as one of their factors for calculating the grade of a course the composition of the teaching staff, more specifically, the number of teachers with master's and doctorate degrees and the number of teachers with partial or full-time work. This work presents the modification of the genetic algorithm that generates the UPF timetable, designed to optimize the teaching staff's grade according to the assessment carried out by the National Higher Education Assessment System. By changing the calculation of the evaluation function and adding new constraints with weights defined through preliminary tests, it was possible to direct the solutions to allocate a greater number of teachers who meet the evaluated inputs. The optimization was applied to the 18 courses that participated in Enade in 2023. The results were positive, with 17 courses achieving a statistically significant increase in the allocation of teachers in at least one of the three optimized inputs, 16 courses having an increase in the allocation of doctors and teachers with the desired work regime with a statistically significant difference. significant in relation to the original algorithm, and three courses increased the allocation of masters in a statistically significant way, with 11 courses already having 100% of masters allocated in the original algorithm. It is also worth highlighting that two courses managed to fill 100% the number of allocated teachers who met all the requirements imposed by the assessment.
Keywords: Algoritmos genéticos
Otimização combinatória
Universidades e faculdades - Corpo docente
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Tecnologia – ITEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Citation: FABIAN, Matheus Felipe. Solução de Timetabling para universidade com foco na otimização para avaliação dos cursos pelo ENADE. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2766
Issue Date: 19-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024MatheusFelipeFabian.pdfDissertação Matheus Felipe Fabian1.69 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.