???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2747
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Uso de simuladores virtuais para uma aprendizagem significativa dos níveis tróficos no ensino fundamental |
???metadata.dc.creator???: | Lenk, Helilciane Amorim |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Juliano Tonezer da |
???metadata.dc.description.resumo???: | O processo de ensino-aprendizagem de níveis tróficos e suas relações com o meio ambiente mostra-se cada vez mais importante diante de um mundo que sofre com problemas como desmatamentos e grandes mudanças climáticas nos últimos anos, os quais levam a um desequilíbrio ambiental. Identifica-se empiricamente pela pesquisadora que os alunos do ensino fundamental têm dificuldade no aprendizado desta área e os impactos que o desequilíbrio pode ocasionar ao meio-ambiente. O presente trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM - UPF), na linha de pesquisa Tecnologias de Informação, Comunicação e Interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática. Como objetivo geral, analisar as implicações decorrentes do desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática para o ensino dos níveis tróficos no Ensino Fundamental, na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), ancorada no uso de simuladores virtuais e apoiada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Para isso, propõe-se a aplicação de uma UEPS que inclui o uso de simulador virtual e materiais didáticos produzidos pela pesquisadora em forma de produto educacional. Desenvolve-se junto à Escola Estadual Anísio Teixeira, na cidade de Ariquemes - RO, em horário de contraturno, com um grupo de 15 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos viabilizam-se por meio de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de produção de dados: questionários pré e pós-intervenção, mapas conceituais produzidos pelos estudantes e o diário de bordo utilizado pela professora pesquisadora. O produto educacional vinculado a esta dissertação consiste em uma sequência didática e dedica-se especialmente aos professores de Ciências, para o ensino de níveis tróficos no ensino fundamental. Os resultados apontam que a utilização de simuladores virtuais revela-se um recurso potencialmente significativo onde os estudantes interagem e utilizam com grande facilidade. Identifica-se também que os estudantes adquirem habilidade de transferir e aplicar o conhecimento em diferentes contextos através de mapas conceituais. As respostas dadas pelos estudantes às perguntas reflexivas apontam que os alunos assimilam o conhecimento, demonstrando por meio de exemplificações práticas e objetivas sobre o conteúdo abordado. A conclusão da avaliação, composta por 10 questões, reflete em um índice global de acertos dos estudantes de 77%. Uma análise revela que a principal área de equívocos reside na capacidade dos estudantes de identificar o número total de cadeias alimentares dentro de uma teia. Por fim, o produto educacional, documento adicional desta dissertação, está disponível no portal dos produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo e no site EduCapes. |
Abstract: | The teaching-learning process of trophic levels and their relationships with the environment is increasingly important in a world that has suffered from problems such as deforestation and major climate changes in recent years, which have led to environmental imbalance. The researcher empirically identified that elementary school students have difficulty learning this area and the impacts that this imbalance can have on the environment. This work, linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo (PPGECM - UPF), in the research line Information, Communication and Interaction Technologies applied to Science and Mathematics teaching. The general objective is to analyze the implications arising from the development and application of a didactic sequence for teaching trophic levels in Elementary School, in the form of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), anchored in the use of virtual simulators and supported by the Theory of Significant Learning. To this end, the application of a UEPS is proposed, which includes the use of a virtual simulator and teaching materials produced by the researcher in the form of an educational product. It is developed at the Anísio Teixeira State School, in the city of Ariquemes - RO, during after-school hours, with a group of 15 eighth-grade Elementary School students. The methodological procedures are made possible through exploratory research, with a qualitative approach, using as data production instruments: pre- and post-intervention questionnaires, conceptual maps produced by the students and the logbook used by the research teacher. The educational product linked to this dissertation consists of a didactic sequence and is especially dedicated to Science teachers, for teaching trophic levels in elementary education. The results indicate that the use of virtual simulators is a potentially significant resource that students can interact with and use with great ease. It was also identified that students acquire the ability to transfer and apply knowledge in different contexts through conceptual maps. The answers given by students to the reflective questions indicate that students assimilate knowledge, demonstrating through practical and objective examples of the content covered. The conclusion of the assessment, consisting of 10 questions, reflects an overall rate of correct answers by students of 77%. An analysis reveals that the main area of error lies in the students' ability to identify the total number of food chains within a web. Finally, the educational product, an additional document of this dissertation, is available on the educational products portal of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo and on the EduCapes website. |
Keywords: | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Ecologia Simulação (Computadores) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | LENK, Helilciane Amorim. Uso de simuladores virtuais para uma aprendizagem significativa dos níveis tróficos no ensino fundamental. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2747 |
Issue Date: | 22-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023HelilcianeAmorimLenk.pdf | Dissertação Helilciane Amorim Lenk | 6.74 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.