???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2745
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Sequência didática: estudo de polígonos no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de material lúdico |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Simonia Pereira da |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Pereira, Luiz Henrique Ferraz |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação, com o título "Estudo de polígonos no 6º ano do ensino fundamental por meio de atividades lúdicas", é um trabalho vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo/RS (PPGCEM/UPF/RS) com o apoio da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), na linha de pesquisa Práticas educativas em ensino de Ciências e Matemática, sendo que a mesma foi desenvolvida junto a uma turma de 6º ano do ensino fundamental da EEEFM. Dayse Mara de Oliveira Martins no município de Jaru/RO. Também a referida dissertação gerou um Produto Educacional (PE) intitulado "Desenhando e Aprendendo Polígonos no 6º ano do ensino fundamental." Ambos os trabalhos estarão à disposição, para livre acesso, na página do PPGECM: http:www.upf.br/ppgecm e no portal EduCapes no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743401. O trabalho desenvolvido teve como objetivo geral, analisar o potencial de uma Sequência Didática para o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvida por meio de atividades lúdicas sobre o conteúdo de Polígonos no 6º ano do Ensino Fundamental, pode auxiliar no estudo de polígonos nos conteúdos de Matemática. A dissertação desenvolvida teve aporte teórico em ideias de Pontes, Crusius e Vygotsky quando estas se vinculavam a atividade central do trabalho que era o uso das atividades lúdicas e jogos pedagógicos. A aplicação foi através de aulas práticas no ensino de geometria com foco nos polígonos dentro do conteúdo de Matemática. A pesquisa desenvolvida foi de cunho qualitativo e teve como instrumentos de coleta de dados o diário de bordo, questionários e fotografias. Os resultados apresentados foram satisfatórios pois os estudantes além de compreenderem a dinâmica das aulas práticas, entenderam a importância do estudo deste conteúdo para o seu cotidiano, promovendo nestes, uma aprendizagem consistente sobre o tema ou mesmo auxilia. As lacunas oriundas dos anos anteriores na aprendizagem e com este estudo possibilitou um domínio do conteúdo de polígonos para os referidos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. |
Abstract: | This dissertation, entitled "Study of polygons in the 6th grade of elementary school through playful activities", is a work linked to the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching of the University of Passo Fundo/RS (PPGCEM/UPF/RS) with the support of the Catholic Faculty of Rondônia (FCR), in the research line Educational practices in teaching Science and Mathematics, and it was developed with a class of 6th grade elementary school students at EEEFM. Dayse Mara de Oliveira Martins in the city of Jaru/RO. The aforementioned dissertation also generated an Educational Product (PE) entitled "Drawing and Learning Polygons in the 6th grade of elementary school." Both works will be available for free access on the PPGECM website: http:www.upf.br/ppgecm and on the EduCapes portal at the link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743401. The general objective of the work developed was to analyze the potential of a Didactic Sequence for the teaching and learning process, developed through playful activities on the content of Polygons in the 6th grade of Elementary School, which can help in the study of polygons in Mathematics content. The dissertation developed had theoretical support in ideas from Pontes, Crusius and Vygotsky when they were linked to the central activity of the work, which was the use of playful activities and pedagogical games. The application was through practical classes in the teaching of geometry with a focus on polygons within the content of Mathematics. The research developed was qualitative and had as data collection instruments the logbook, questionnaires and photographs. The results presented were satisfactory because the students, in addition to understanding the dynamics of the practical classes, understood the importance of studying this content for their daily lives, promoting in them a consistent learning on the subject or even assisting. The gaps arising from previous years in learning and this study made it possible for the aforementioned 6th grade elementary school students to master the content of polygons. |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino Ensino fundamental Geometria Polígonos Atividades criativas na sala de aula Prática de ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | SILVA, Simonia Pereira da. Sequência didática: estudo de polígonos no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de material lúdico. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2745 |
Issue Date: | 18-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023SimoniaPereiradaSilva.pdf | Dissertação Simonia Pereira da Silva | 6.67 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.