???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2741
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Potencializando o ensino de geometria com o uso do Origami modular e o software Poly Pro na construção dos sólidos de Platão |
???metadata.dc.creator???: | Flôres, Jozeane Candido Moreira |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Pereira, Luiz Henrique Ferraz |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa teve como objeto de estudo, a construção de ações com a intencionalidade de potencializar o aprendizado do conteúdo, em Geometria espacial, de poliedros de Platão. Para tal feito se apoiou no software matemático Poly Pro, em sua versão 1.12 juntamente com o uso o Origami modular. Tais ações foram desenvolvidas em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Rio Crespo/RO. Seu alicerce teórico está na teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky, principalmente em seus conceitos de mediação, zona de desenvolvimento proximal e construção de conceitos científicos. A pesquisa desenvolvida foi de natureza quantitativa e qualitativa e teve como pergunta norteadora: O uso do Origami modular e software Poly Pro, podem auxiliar o processo de ensino, e consequentemente, potencializar a aprendizagem da geometria espacial com relação aos sólidos de Platão? Tendo como objetivo oportunizar condições para o ensino dos sólidos de Platão, através da inserção e práticas do Origami, juntamente com o software Poly Pro, na intenção de potencializar o aprendizado do referido conteúdo. A metodologia aplicada se deu em três momentos: 1º Convencional; 2º Manipulativo com Origami e, 3º Uso do software Poly Pro. Como instrumentos de coleta de dados foram usados questionário aplicados aos alunos e registros das atividades desenvolvidas. Para auxiliar outros professores a executarem ações semelhantes foi elaborado o Produto Educacional ¿Polygami: Uma proposta para o ensino da Geometria dos poliedros de Platão com o uso do software Poly Pro e o Origami Modular¿, disponível na página do PPGECM https://www.upf.br/ppgecm/dissertacoes-e-teses e Educapes http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743171. Concluiu-se ao final desta pesquisa, que o Origami modular e o software Poly Pro associados ao tema da atividade já mencionada, são potencializadores para a aprendizagem dos conceitos geométricos envolvidos nos sólidos de Platão, bem como revelou o quanto o professor é agente ativo e transformador, responsável por potencializar a apropriação e o uso de ferramentas e signos pelos sujeitos pesquisados. |
Abstract: | This research had as its object of study the construction of actions with the intention of enhancing the learning of the content, in spatial geometry, of Plato's polyhedrons. For this purpose, it was supported by the mathematical software Poly Pro, in its version 1.12 together with the use of modular Origami. Such actions were developed in a class of 2nd year of high school of a school in the city of Rio Crespo/RO. Its theoretical foundation is in the socio-interactionist theory of Lev Vygotsky, mainly in his concepts of mediation, zone of proximal development and construction of scientific concepts. The research developed was of a quantitative and qualitative nature and had as its guiding question: Can the use of modular Origami and Poly Pro software assist the teaching process, and consequently, enhance the learning of spatial geometry in relation to Plato's solids? With the objective of providing conditions for the teaching of Plato's solids, through the insertion and practices of Origami, together with the Poly Pro software, with the intention of enhancing the learning of said content. The methodology was applied in three moments: 1st Conventional; 2nd Manipulative with Origami and, 3rd Use of Poly Pro software. As data collection instruments, questionnaires applied to students and records of the activities developed were used. To help other teachers carry out similar actions, the Educational Product "Polygami: A proposal for teaching the Geometry of Plato's polyhedrons using Poly Pro software and Modular Origami" was developed, available on the PPGECM page https://www.upf.br/ppgecm/dissertacoes-e-teses and Educapes http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743171. It was concluded at the end of this research that modular Origami and the Poly Pro software associated with the theme of the activity already mentioned, are enhancers for learning the geometric concepts involved in Plato's solids, as well as revealing how much the teacher is an active and transformative agent, responsible for enhancing the appropriation and use of tools and signs by the subjects researched. |
Keywords: | Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino Geometria espacial Poliedros Tecnologia educacional Origami |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | FLÔRES, Jozeane Candido Moreira. Potencializando o ensino de geometria com o uso do Origami modular e o software Poly Pro na construção dos sólidos de Platão. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2741 |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023JozeaneCandidoMoreiraFlores.pdf | Dissertação Jozeane Candido Moreira Flôres | 9.93 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.